Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Você sabe quais são as principais tendências para e-commerce em 2019? Podemos dizer que após as festividades de Carnaval o ano começa de verdade e que é preciso atentar a todas as novidades para não perder as oportunidades.

A preferência do consumidor por efetuar suas compras via internet está cada vez mais crescente. São diversos os motivos que determinam esse comportamento — comodidade, segurança, preço, variedade, entre outros — e sua empresa deve criar um diferencial competitivo para se manter ativa no mercado.

Conheça neste post as 5 principais tendências para e-commerce nesse ano que começa com uma economia ainda discreta, mas com indícios de que pode melhorar exponencialmente e aprenda como se preparar para uma mudança repentina do cenário.

Por que estar atento às novidades é tão importante?

Embora a inovação tecnológica seja responsável pela modernização de novos conceitos comerciais precisamos dar ênfase à alteração no comportamento de compras do consumidor e a necessidade de adequação para favorecer suas buscas.

O foco central do negócio passou a ser também seus passos dentro da web para identificar as preferências como um meio de ofertar estrategicamente o que ele precisa, no tempo adequado, visando o encantamento e a fidelização.

A concorrência aumentou e ter um produto de qualidade já não é mais sinônimo de boas vendas e alta no faturamento. É fundamental investir em alternativas que cerquem o consumidor de facilidades e atenção para cada vez mais ele se sentir confortável em realizar as compras no ambiente da sua loja.

Quais são as principais tendências para e-commerce?

A otimização dos recursos tecnológicos aliados à experiência de compras do cliente pode determinar as ações de engajamento e vendas da sua loja, pois, são elementos-chave que pesam na decisão na hora de escolher onde comprar os produtos.

Identificar e conhecer a fundo o público-alvo auxilia na criação de mecanismos que colaborem para manter a conexão entre o desejo e a oferta. O consumidor 4.0, de personalidade exigente e volátil, tende a efetuar as compras em um ambiente personalizado e que compreenda a sua dor.

Acompanhe de perto as 5 principais tendências para e-commerce nesse ano e trace um planejamento de vendas baseado nas impressões colhidas em cada uma delas!

1. Maior foco do marketing no consumidor

As ações de marketing são sempre instigantes e convidam o consumidor a um experimento da marca para ratificar as propostas da campanha. Mesmo que o produto esteja no centro de referência da divulgação, é fundamental voltar os olhos para o interesse do consumidor e como ele reage ao que sua empresa está ofertando.

As chamadas carecem de uma abordagem intuitiva interagindo com a necessidade de compra do consumidor, previamente identificada pelas pesquisas de mercado e rastros das percepções deixadas nas redes sociais.

2. Uso do código de barras para entregar produtos com segurança

Já percebeu que o código de barras tem sido cada vez mais utilizado para auxiliar nas vendas dos produtos e-commerce? As informações contidas em cada código dão conta da origem do produto — procedência, composição, validade, entre outros.

Ao concluir uma compra, o consumidor está ciente do prazo de entrega e concorda com ele, logo, tenha o cuidado de não desconstruir a imagem de organização e comprometimento que a data estabelece.

Codificar os produtos permite a rastreabilidade para agilizar e garantir a entrega segura. Recorrer ao código de barras para localizar objetos permite intervenções corretivas caso ocorram extravio ou roubo de cargas e, assim, assegurar que o cliente não seja afetado.

3. Automatização do atendimento

Quanto mais ágil o atendimento, maiores as chances do consumidor se tornar um cliente ativo, pois, se junto com bons produtos forem disponibilizadas facilidades automatizadas para proceder com as compras em segurança e baixa demanda de tempo é fato que há possibilidades concretas de fidelização.

A interação entre o homem e a máquina a cada dia se torna mais abrangente, mas, ainda assim é possível estabelecer uma comunicação humanizada dentro da automatização de processos.

Parametrize a plataforma para sugerir ofertas, oferecer um checkout transparente e ágil, permitir o acompanhamento da entrega. Mantenha o consumidor atualizado sobre as promoções de produtos divulgados no site.

4. M-commerce

As funcionalidades dos smartphones há tempos ultrapassaram apenas a comunicação de voz e dados. Os aparelhos estão cada vez mais evoluídos, intuitivos e preparados para receber soluções em forma de aplicativos que facilitem o dia a dia de consumidores em movimentação constante.

Com uma solução mobile commerce não será mais necessário esperar chegar a um espaço que disponha de computador e internet para efetuar as compras e você ganhará vantagem competitiva ao criar mecanismos facilitadores para seu público-alvo.

Muitos lojistas já apostam nessa inovação para o futuro e estão colhendo frutos pela ação ousada de implementação em um tempo em que ainda era visto com dúvidas pela maioria. O mercado expandiu e prevê possibilidades ainda mais robustas nesse ano.

5. Realidade aumentada

Os simuladores de ambiente e espaço chegaram para dar ao consumidor um vislumbre de adequação do produto à sua vida e casa. Com a tecnologia já é possível montar um cenário virtual por meio de um smartphone que possibilite a personalização e experimento antes de concretizar a compra.

Alguns lojistas apostam na solução para que o consumidor efetue compras adequadas sem a surpresa de receber e descobrir que não cabe no ambiente ou nas perspectivas formuladas.

São diversos segmentos investindo forte na estratégia — vestuário, turismo, mobiliário, casa e jardim — tudo para oferecer uma experiência diferenciada e conquistar de vez o cliente.

A transformação digital chegou para ficar e fomentar o mercado nacional e internacional com soluções integradas e globais permitindo que o consumidor seja beneficiado em qualquer parte do mundo pela inovação facilitada.

A empresa que enxerga o potencial em cada uma dessas tendências e se prepara para implementar no momento oportuno só tem a ganhar por sair à frente da concorrência.

Você percebeu que mesmo em um ambiente virtual é possível criar uma intimidade com o consumidor e potencializar as vendas e a fidelização por meio de estratégias de encantamento? Muitas são as tendências para os próximos anos, então, comece já a preparar o seu negócio para ocupar um espaço de autoridade e referência.

Se você gostou deste texto sobre as 5 tendências para e-commerce em 2019, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e assim garantir que nossas atualizações sejam recebidas na sua caixa de entrada!

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert