automacao-do-rastreamento-no-e-commerce

Qual a importância da automação do rastreamento no e-commerce?

Possibilitar que os consumidores adquiram produtos da sua empresa pela internet é uma maneira inteligente de expandir as vendas. Por outro lado, essa medida pode atrapalhar o seu negócio, caso as entregas não sejam feitas devidamente. Por isso, muitas companhias investem na automação do rastreamento no e-commerce.

A iniciativa é fundamental para prestar um melhor atendimento aos consumidores. Com um serviço de entregas de alta qualidade, as chances de fidelização aumentam bastante. Se essa atividade não for executada corretamente, a companhia terá a imagem prejudicada e perderá espaço para os concorrentes.

Neste post, vamos destacar fatores que mostram como automatizar o rastreamento das mercadorias apresenta bons resultados para os empresários que apostam no comércio eletrônico. Confira!

Pense na integração com as transportadoras

Para evitar o atraso nas entregas e a reclamação do público-alvo, muitas organizações trabalham com mais de uma transportadora. Essa iniciativa tem como objetivo atender clientes de várias regiões.

Mas é importante avaliar que cada transportadora tem um sistema próprio de gestão interna. Uma forma de proporcionar mais controle às entregas é por meio de sistemas que rastreiem, ao mesmo tempo, todas as empresas contratadas, para deixar as mercadorias adquiridas pelos clientes no local indicado.

À medida que uma companhia usa o avanço tecnológico de maneira adequada, aumentam suas chances de prestar um atendimento de alto nível e de se manter competitiva.

Use a automação do rastreamento no e-commerce para o pós-venda

A melhoria contínua é um fator cada vez mais relevante para as corporações. Esse aspecto faz com que a aquisição de uma ferramenta de rastreamento seja essencial para verificar problemas e colaborar na formulação de atividades direcionadas ao aperfeiçoamento dos serviços.

Com as informações sobre as entregas em tempo real, um empreendedor pode avaliar as iniciativas necessárias para minimizar as possibilidades de atraso. Além disso, é possível identificar os locais em que o índice de atraso é maior e verificar o tempo médio de chegada dos produtos.

Um sistema de rastreamento, ainda, permite calcular o acordo de nível de serviço (Service Level Agreement, ou SLA), usado como indicador para analisar o trabalho executado pelas empresas responsáveis pelas entregas. Esse parâmetro considera a pontualidade e os atrasos com base nos prazos determinados anteriormente.

Saiba administrar a ansiedade do cliente

Se você deseja ter uma comunicação excelente com os consumidores, pense, com bastante carinho, em investir na automação do rastreamento no e-commerce. Um dos motivos é possibilitar que os clientes sejam informados corretamente sobre o transporte dos produtos em tempo real.

Dessa forma, o empresário minimiza as possibilidades de que sejam feitas ligações para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), com a intenção de obter dados sobre como está o andamento de uma entrega, por exemplo.

Caso seja possível, entre em contato com público-alvo por e-mail ou SMS para informar como está o encaminhamento do produto. Uma boa comunicação contribui para uma empresa elevar as vendas e estar mais próxima dos consumidores.

Contar com uma boa imagem é um fator muito importante para consolidar uma posição de prestígio no mercado.

Tenha foco na organização de pedidos

É inadmissível que uma empresa faça o controle dos pedidos encaminhados a uma transportadora manualmente. Isso porque a chance de haver erros e de ter problemas com os serviços de entrega será muito grande.

Com a automação no rastreamento do e-commerce, a companhia tem o controle exato dos pedidos em andamento e dos que já foram entregues. Além disso, aumenta e eficiência no gerenciamento dos trabalhos das transportadoras, o que é imprescindível para ter uma logística inteligente.

Dependendo da ferramenta utilizada, o gestor das entregas ou o motorista podem encaminhar para o consumidor o arquivo XML da nota fiscal eletrônica, confirmando que o serviço foi executado devidamente.

Priorize a qualidade dos serviços

Mesmo com muito planejamento e organização, uma empresa pode enfrentar problemas com as entregas. Por exemplo, uma mercadoria pode chegar danificada devido a buracos em uma rodovia. Isso exige que a companhia esteja preparada para enfrentar eventuais imprevistos.

Uma alternativa interessante para manter um bom atendimento ao público-alvo é apostar no aperfeiçoamento da logística. Com a posse das informações das demandas de cada consumidor, a empresa terá mais condições de tomar medidas rápidas para contornar os problemas.

Imagine a insatisfação de um cliente ao perceber que um produto está com defeito. Nesse caso, é preciso agilidade para encaminhar outra mercadoria em um bom estado de conservação e que possa satisfazer o consumidor.

Quanto mais rápido uma corporação agir para resolver essa situação, menor será o risco de ter um prejuízo de imagem.

Ao ter um controle dos prazos de entrega em cada localidade, uma empresa pode identificar as regiões em que há um maior número de atrasos. Assim, poderá tomar as medidas necessárias para melhorar a prestação dos serviços de entrega em curto prazo.

Veja como agilizar as entregas

Pense que foi estipulado que uma mercadoria estivesse na casa do consumidor em 14 dias. Felizmente, foi possível deixá-la no endereço indicado em uma semana, ou seja, na metade do tempo. Com certeza, essa agilidade será um fator positivo para o cliente avaliar a sua empresa.

Por outro lado, é muito ruim se a companhia não finalizar o pedido no prazo previsto. Será ainda pior caso encaminhe informações equivocadas ao consumidor sobre a chegada do produto.

Esse cenário mostra que o gestor de e-commerce deve adotar indicadores de tempo para verificar os trabalhos das transportadoras. A medida pode levar em consideração alguns itens, como:

  • on time in full (número de pedidos entregues corretamente);

  • on time delivery (quantidade de pedidos entregues no dia agendado);

  • on time processing (tempo em que o pedido foi processado).

Com essas informações disponíveis, é viável pensar em ações que possam contribuir para agilizar as entregas, como mudanças nas regiões em que uma determinada transportadora vai prestar os serviços.

Não tem como negar que o setor de logística tem um papel muito relevante para uma marca atingir uma posição de sucesso. No comércio eletrônico, é fundamental ter uma boa comunicação com o público-alvo, além de bom senso e inteligência para montar um sistema eficiente de entregas.

Caso a sua empresa esteja interessada em investir na automação do rastreamento no e-commerce, uma boa dica é entrar em contato com a equipe da GS1 Brasil. Estamos à disposição para tirar dúvidas sobre os benefícios dessa prática e mostrar o melhor caminho para implementá-la. Será um grande prazer atendê-lo!

 

Postagens relacionadas
Conheça o poder da embalagem de produtos para exportação
pirataria
5 riscos que a pirataria representa para os empreendedores
Logística de alimentos: 4 dicas para otimizar os seus processos
Leitor de código de barras
Leitor de código de barras: entenda como funciona
8 melhores práticas de logística para pequenas e médias empresas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web