A inovação se tornou uma parte integrante das empresas. Hoje, percebemos o impacto das novidades não só no campo tecnológico, que normalmente é o mais evidente, mas também nas técnicas, processos, serviços e produtos oferecidos pelas organizações. Tais mudanças são tão rápidas que, muitas vezes, torna-se difícil acompanhar tudo.

Certamente, as inovações acontecem em muitas áreas, mas um dos setores mais beneficiados e dinâmicos que existem é o comercial. Afinal, marketing e vendas sofrem influência não só da tecnologia, como também de uma série de técnicas e processos novos no mercado.

O fato é que existem muitas novidades que podem ajudar esse time a fidelizar os clientes e, consequentemente, aumentar as vendas. É preciso acompanhar esses pontos para que a sua empresa se mantenha em pé de igualdade com a concorrência, e possa, de fato, disputar a preferência do consumidor.

No post de hoje, resolvemos explorar um pouco mais o assunto e mostrar como a inovação tecnológica pode ajudá-lo a fidelizar e aumentar as vendas. Confira logo a seguir!

Qual a importância da inovação para o setor comercial?

Muitos ainda veem a figura do vendedor como aquele que convence os clientes pela retórica, de forma tradicional. Por outro lado, ainda existe muita nebulosidade para o empreendedor compreender, de fato, qual é o papel do marketing. O fato é que ambos mudaram muito e, certamente, o motivo é a inovação.

Em primeiro lugar, temos a questão da tecnologia. Os sistemas atuais permitem que a equipe comercial, isto é, marketing e vendas, consigam os dados necessários para desenvolver planos de ação precisos, direcionados para a clientela. O marketing elabora estratégias mais efetivas, e a equipe de vendas foca em um atendimento personalizado.

Por outro lado, é preciso lembrarmos também das novas técnicas de vendas, ações de marketing — principalmente quando levamos em conta o marketing digital —, e todos os processos novos que existem para o setor. O fato é que a inovação é o que move o resultado da equipe comercial.

Quais os recursos inovadores que auxiliam a fidelização?

Como dissemos, são muitas as inovações que podem ajudar o gestor a desenvolver seus planos de fidelização e, consequentemente, melhorar as vendas. Vamos conferir cada um deles?

Automação dos pontos de venda

Ponto de venda automatizado é sinônimo de resultado e fidelização. Afinal, com a ajuda dos softwares disponíveis no mercado, é possível não só registrar processos internos, como o rastreamento e registro de código de barras, como também conseguir informações relevantes a respeito do perfil de consumo do seu cliente, o que é fundamental para desenvolver ações mais precisas.

Growth Hacking

O termo growth hacking vem sendo muito utilizado na área de vendas e de marketing das empresas. Basicamente, estamos falando de técnicas que procuram o desenvolvimento constante dos profissionais e das estratégias. Um bom exemplo são os testes A/B, que ajudam a monitorar o resultado do site do negócio, além dos feedbacks com vendedores.

Venda da experiência

Com os produtos e serviços se tornando cada vez mais similares, e a concorrência aumentando, é preciso ir além. Devemos vender mais que um produto, mas uma experiência. Esse conceito envolve uma série de técnicas e estratégias de vendas, como a gamificação do consumo (como nos programas de fidelidade), a personalização do atendimento, entre outros.

Comunicação e marketing digital

Para fechar, não podemos deixar de lado a questão da comunicação e do marketing digital. Smartphones, mídias sociais, e-mails, enfim, todas as novidades tecnológicas são uma oportunidade não só para desenvolver ações de marketing mais efetivas, como também para melhorar o atendimento e melhorar a qualidade do relacionamento com o seu cliente.

Encontrabilidade

Por falar em tecnologia e comunicação, existe um outro ponto que é uma tendência muito grande na questão do aumento de vendas: a encontrabilidade. Com os novos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, além das mídias sociais, é preciso que a sua empresa garanta uma presença digital para ser facilmente encontrada pelo cliente em potencial.

Como criar a cultura da inovação?

Pode ter certeza de que inovação não é apenas escolher sistemas, técnicas e processos. Na verdade, estamos falando de toda uma cultura que precisa ser implementada em uma empresa — e isso também é válido para a equipe comercial. Afinal, são os colaboradores que vão desempenhar as tarefas, as técnicas e farão uso dos softwares.

Como fazer isso? A resposta está na capacitação, mais precisamente nos treinamentos técnicos e comportamentais. A ideia é oferecer treinamento a respeito das novas técnicas e sistemas existentes, além daqueles que são usados na empresa, é claro. Outro ponto que merece destaque está relacionado ao comportamento: é preciso que a equipe entenda por que a inovação é tão importante.

De uma forma ou de outra, quando falamos em inovação, não pense em algo frio e distante. Na verdade, esse é um processo muito humano, que envolve esforços de todo o time para a garantia de melhores resultados.

Isso é mesmo necessário para a minha empresa?

Para fechar, é preciso abandonar uma ideia já ultrapassada: muitos acreditam que a inovação é um luxo para as grandes empresas, mas isso não é mais verdade. O fato é que, tanto do ponto de vista tecnológico quanto de processos, muitas das novidades são acessíveis e podem caber no orçamento até mesmo das pequenas empresas.

Prova disso é que os investimentos em tecnologia, por exemplo, se mantiveram estáveis mesmo na crise, além do fato de que muitos pequenos negócios já contam com sistemas de automação ou investem no marketing digital. Em outras palavras, acompanhar as novidades não é mais um diferencial, mas uma obrigação para o gestor.

É só com a inovação que você disputa a sua fatia do mercado de igual para igual com as outras empresas. Pode ter certeza de que elas estão se empenhando para trazer o que há de melhor em termos de serviços, produtos e atendimento para o cliente.

Gostou do nosso post de hoje? Então que tal conferir o nosso e-book especial mostrando como potencializar a operação do seu negócio com o uso da tecnologia? Acesse agora mesmo e fique por dentro de tudo o que precisa saber!