Banner para o guia Inovação, o futuro dos negócios. Guia Missão Técnica GS1 Brasil — AlemanhaPowered by Rock Convert
Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Você conhece a fundo o perfil e os hábitos do seu público-alvo? Sabe como alcançá-lo e atender às suas expectativas para vencer a concorrência?

Essas são perguntas que precisam ser feitas diariamente para que o desenvolvimento de um negócio aconteça pautado em perspectivas concretas de vendas e excelência de atendimento ao consumidor.

Conhecer o consumidor e detectá-lo como potencial cliente é mais do que vender um produto de interesse no mercado. É fundamental afunilar esse entendimento e focar nos perfis específicos de consumidor para melhor atendê-los.

Neste post, vamos falar do consumidor 4.0 — moderno, digital e sofisticado — suas características, suas preferências e como você poderá se preparar para atender esse novo consumidor, conquistando a sua fidelidade.

O que é a indústria 4.0?

Antes de falarmos sobre o consumidor 4.0, precisamos entender o conceito industrial que deu origem a esse perfil cada vez mais comum no mercado e que determinou a necessidade de adequação das indústrias manufatureiras a esse novo mundo.

Essa é uma indústria formada por um conjunto de inovações tecnológicas de automação industrial, tecnologia da informação e controle, motivada pela transformação digital a produzir com eficiência, agilidade e prevenção de falhas.

Como se ampara na coleta e compilação de dados para tomada de decisão, consegue identificar o consumidor 4.0 com mais facilidade e direcionar suas campanhas de propaganda e marketing para chamar sua atenção e oferecer seus produtos de acordo com as predileções.

Qual é a importância de conhecer o perfil do consumidor?

Ao conhecer o perfil do consumidor, sua empresa terá mais chances de formar um nicho de mercado sustentado pelos conceitos amplamente difundidos por ele nas redes sociais.

Com a era tecnológica e utilização de uma ferramenta correta de coleta de dados, seu negócio estará sempre um passo à frente no mercado.

Com informações sobre as preferências, os hábitos, o volume de consumo e os anseios futuros do consumidor, você poderá traçar estratégias de produção e vendas com uma segurança maior, prevendo inclusive a necessidade de estoque.

Quem é o consumidor 4.0?

O domínio da tecnologia e dos diversos canais de comunicação pela internet determinaram o surgimento desse novo perfil de consumidor, que está sempre antenado e disposto a fazer buscas pelos variados sites de vendas disponíveis.

É um consumidor contumaz, motivado pelas propagandas, promoções e preços amplamente divulgados na internet, que passeia tranquilamente entre o virtual e o real a procura de produtos que satisfaçam seus desejos.

Faz uso das redes sociais — Facebook, Instagram, aplicativos de lojas — como ferramentas de busca e expressam claramente suas percepções, tanto positivas, quanto negativas. Esse é um material e tanto para suas análises e formação de estratégias.

Como se relacionar com o consumidor 4.0?

Conectividade — esse é o melhor caminho para alcançar um consumidor que se sente tão confortável em usar a internet como recurso diário para facilitar a sua vida, suas pesquisas e que interage de forma imediata e espontânea.

A praticidade é um comportamento forte do consumidor 4.0 e ele não aceita fácil qualquer argumentação para um erro. É um consumidor empoderado, com direito à palavra e que a utiliza de forma contundente em suas considerações virtuais.

Como esse consumidor é adepto à virtualidade como um meio de comunicação ativa, é normal que tenha um número de amigos e seguidores com as mesmas características e que interaja de qualquer lugar do mundo.

Dessa forma, é possível que ele influencie os demais com suas impressões, tornando-se naturalmente um advogado defensor ou um promotor julgador. O que vai determinar o lado de defesa do consumidor é o comportamento de atendimento da sua empresa.

Uma empresa, por melhor que seja, com produtos e preços acessíveis, não possui mais o controle absoluto do seu negócio. Logo, precisa, dentro desse cenário, ser um elo forte e facilitador entre o consumidor e o produto que ele almeja.

Crie um canal direto de comunicação com seu consumidor 4.0, use uma linguagem próxima dele e permita que ele interaja com sua empresa.

Ofereça soluções rápidas e eficientes para aquisição de produtos e disponibilize um catálogo de fácil acesso e visualização.

Você pode se valer de alguns recursos. Confira!

Entenda os princípios do consumidor

Para que você vença a concorrência, será preciso, além das preferências, identificar os valores desse consumidor. Há uma proposta nova de atrelar o comportamento à sustentabilidade e ao engajamento social.

O consumidor de hoje não compra apenas uma marca, mas um valor agregado que determina sua conduta na sociedade. Esses valores não nascem da noite para o dia e não são detectados em um primeiro momento.

É preciso construir um relacionamento alicerçado pela transparência e pelo desejo de firmar parceria duradoura e honesta. Quando sua empresa detectar esses valores e oferecer bons e variados produtos, dificilmente perderá esse cliente para outra marca.

Caminhe junto com seu cliente

Acompanhe seu cliente no dia a dia, seja parceiro e ofereça soluções caso perceba alguma dificuldade. Se antecipe aos acontecimentos, como, por exemplo, oferecer algum produto disponível em sua empresa para um evento ou data especial.

Surpreenda o consumidor 4.0

Não podemos deixar de citar Phillip Kotler — considerado o pai do marketing moderno — quando ele diz: “se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”.

Seja mais criativo do que espera o cliente, tão acostumando às promoções oferecidas na internet. Trate o consumidor 4.0 como único e especial e terá dele uma reciprocidade igualitária.

Essa é uma mudança mercadológica que veio para ficar e, diante desse cenário irreversível, as empresas que desejam permanecer no mercado com produtividade, alavancagem de vendas e, consequente, rentabilidade, precisam se preparar.

Invista em ferramentas de automação — tanto de coleta de dados como de suporte interativo — para sustentar suas decisões, com informações reais e instantâneas que preparem melhor seu negócio para um mercado volúvel e de tanta inovação.

O consumidor 4.0 não dedica tempo prolongado ao fornecedor e se distrai com muita facilidade diante de tantas possibilidades. Um minuto perdido, será um consumidor a menos se conectando com seu negócio e consequentemente uma venda perdida.

Seja a roda interativa do seu cliente e ofereça em cada giro, incansável e disponível, produtos e soluções de pronto atendimento. É o que ele busca e deseja com seu comportamento acelerado e proativo.

Você curtiu saber mais sobre o consumidor 4.0? Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “Entenda como trabalhar a inovação tecnológica em sua PME de varejo!” e se torne um especialista no assunto!

Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert
Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert