Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

A tecnologia se expande a cada dia e as empresas que se adaptam a esse novo modelo tendem a crescer rapidamente e a ampliar a sua rentabilidade, principalmente quando se trata das pequenas e médias empresas. A transformação digital já é uma realidade e a sua adoção engloba diversas áreas dos negócios.

Os mecanismos tecnológicos desempenham um papel fundamental nessas empresas, auxiliando-as a superar barreiras tradicionais. Além disso, a competitividade aumenta a cada dia e incorporar essas mudanças nos negócios vai permitir que seu empreendimento se destaque no mercado.

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça 7 benefícios que essa transformação proporciona para o seu negócio. Confira agora!

1. Melhoria da comunicação com os clientes e fortalecimento da sua presença digital

A comunicação com quem consome seus produtos não precisa ser algo entediante. É possível, nos dias de hoje, dialogar com qualquer pessoa por diversos meios e reduzir custos com telefonia. Ferramentas como o Skype proporcionam a realização de videoconferências em escala global.

Ter uma boa comunicação com seus clientes é essencial, visto que eles precisam ter acesso simplificado aos produtos oferecidos pela sua empresa, além de saber com quem devem entrar em contato quando necessitarem de auxílio.

Por conta disso, você precisa construir um website para seu negócio e abastecê-lo com conteúdo atualizado. Ele deve fornecer soluções de problemas e permitir o fácil encaminhamento do cliente até a estrutura que realiza o apoio — quando for necessário.

Além do mais, nessa conjuntura de alta integração entre tecnologia e PME, a presença de sua empresa online permite a geração de uma imagem mais profissional do seu negócio.

2. Crescimento do negócio com soluções de ponta

Para fazer da transformação digital um diferencial competitivo para seu negócio, é necessário promover alguns investimentos. Sendo assim, faça com que o orçamento destinado a esse processo seja aproveitado da melhor maneira possível, optando por ferramentas ideais para a sua empresa, como aquelas com potencial para provocar retornos viáveis em curto ou médio prazo.

Contudo, antes de optar por qualquer solução, realize pesquisas de preços, tratamento pós-venda, entre outros. É fundamental contar com uma estrutura que seja baseada na nuvem, por exemplo.

Em meio às constantes inovações na área tecnológica, também é necessário contar com ferramentas que não se tornem ultrapassadas em pouco tempo. Exatamente por isso é bastante aconselhável substituir a compra de licenças de alguns programas pela contratação de novos. Nesse contexto, a própria empresa fornecedora fica responsável pela atualização e pela manutenção do software. Além disso, os valores dessas soluções costumam ser bem acessíveis.

3. Controles mais eficientes

É muito importante que sua empresa tenha um excelente domínio de toda a situação relacionada à gestão do negócio.

Quando se tem um bom controle, é possível organizar as diversas operações que acontecem ao mesmo tempo em que as atividades dos recursos internos e departamentos do empreendimento.

É bastante comum você encontrar fornecedores que disponibilizam mecanismos de gestão de negócios com relatórios em tempo real e que podem ser consultados de qualquer aparelho eletrônico disponível.

O interessante é que essas ferramentas possibilitam uma boa aplicabilidade, o que faz com que você se adapte de forma eficaz às regras da sua empresa. Elas podem ser moldadas da forma que for melhor para seu negócio de maneira rápida e intuitiva.

4. Eficiência com um sistema de código de barras

Muitas empresas que fazem a venda de produtos não têm o controle eficiente em relação à identificação de mercadorias. Aqui entra o papel de um sistema de código de barras que já é uma realidade em grandes empresas e vem ganhando espaço nas PMEs.

Dessa forma, o código de barras é uma tendência tecnológica real e obrigatória para os empreendimentos que visam à exportação de produtos, uma vez que precisam cumprir com os padrões exigidos pelos mercados. Dessa forma, sua função é a indicação correta da origem do item, que fica contida na numeração do código.

5. Fortalecimento do negócio com as redes sociais

Para que sua empresa seja beneficiada com a transformação digital, é imprescindível que ela faça o uso das redes sociais. Sabe-se que o brasileiro passa muito tempo utilizando essas mídias. Assim, o empreendedor que adotar essas plataformas pode atrair consumidores e expandir seus negócios.

Elas são ferramentas importantes para se criar um canal de comunicação e otimizar seu relacionamento com o cliente. Por meio delas, é possível divulgar sua marca e itens em escala global, uma vez que esse espaço é utilizado por internautas de todos os lugares.

6. Melhoria do índice de satisfação dos clientes

A transformação digital permite que os clientes se tornem mais próximos das marcas e que se constitua uma relação mais eficaz de lealdade. Como dito anteriormente, o uso das redes sociais possibilita à sua empresa marcar presença na vida cotidiana dos potenciais clientes por meio de ofertas especiais, por exemplo.

As empresas também precisam adotar métodos de envio de ofertas especiais por SMS e e-mail, o que faz o cliente sentir-se especial. Em contrapartida, o comércio eletrônico também promove a satisfação do cliente.

O e-commerce permite adquirir produtos com facilidade, uma vez que a opção por lojas online é uma estratégia fundamental para quem quer vencer no mundo competitivo e digital.

7. Ampliação da vantagem competitiva

Seguir as tendências tecnológicas é ter a possibilidade de implementar várias estratégias que permitem sua empresa se diferenciar da concorrência.

Assim sendo, ao dar início a uma transformação digital, seu negócio vai estar sempre em vantagem competitiva face à sua concorrência.

Pode-se utilizar, por exemplo, programas de fidelização (para premiar os melhores consumidores), criar ações de promoção (por meio de campanhas pagas), apostar em marketing de conteúdo (de forma a derrubar as barreiras de compra), entrar em contato com os consumidores diretamente, entre outros.

Enfim, há diversas estratégias e ações que você pode implementar na sua empresa para diferenciá-la das concorrentes, contribuindo, assim, para a satisfação do seu público.

E aí, gostou do nosso post sobre os 7 benefícios da transformação digital? Então faça o teste gratuito do nosso software e conheça suas vantagens!

 

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert