Metodologia ágil: o que é, como funciona e qual sua importância?

plataforma GS1Powered by Rock Convert

Você já ouviu falar em metodologia ágil? Bastante conhecido no segmento de TI, esse método surgiu com o objetivo de ajudar os desenvolvedores de sistemas e softwares a criarem seus projetos com mais qualidade e economia, sem precisar gastar muito tempo no programa. 

Sendo assim, os métodos ágeis nada mais são do que um conjunto de práticas e ferramentas utilizadas para garantir que o projeto será desenvolvido com qualidade, de modo que o resultado final esteja de acordo com a proposta inicial.

Para isso, é necessário que a equipe esteja bem alinhada, que o compartilhamento de dados seja feito de forma clara e que o objetivo do projeto seja mantido como foco principal durante todo o planejamento.

Ao implementar os princípios da metodologia ágil, os resultados são vistos em questão de tempo. Por esse motivo, empresas de outros segmentos também começaram a fazer uso desse método, com o intuito de garantir melhor rendimento.

Afinal de contas, sabemos que manter a equipe alinhada e, consequentemente, garantir bons resultados é um desafio para qualquer empresa. Daí a importância de implementar, na sua gestão, os princípios da metodologia ágil. Se você quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler este artigo! 

Como a metodologia ágil funciona?

A metodologia ágil surgiu com o objetivo de proporcionar mais agilidade e melhorar a comunicação interna e externa e a capacidade que a empresa tem de inovar em curto prazo. Por esse motivo, sua estrutura consiste em organizar o desenvolvimento do projeto em ciclos rápidos e entregas incrementais.

Essa característica permite que a equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto tenha acesso aos feedbacks dos clientes conforme as etapas vão sendo concluídas. A vantagem disso é que as mudanças solicitadas podem ser feitas em curto prazo, sem agregar um alto valor para o consumidor.

Além de estreitar o relacionamento entre o cliente e a empresa, a utilização da metodologia ágil contribui para o desenvolvimento de soluções que sejam dinâmicas e colaborativas. Sendo assim, para que você garanta uma maior eficiência das suas ações, é essencial conhecer os métodos ágeis mais utilizados pelas empresas, que são:

  • Scrum: tem como finalidade principal dividir o projeto em ciclos chamados de Sprints, nos quais reúne todas as etapas de um ciclo básico do desenvolvimento;
  • Kanban: é um sistema que utiliza cartões e outros elementos visuais com o objetivo de indicar, para a equipe, o fluxo de trabalho;
  • Lean: é um método que visa a “enxugar” os processos da empresa com o intuito de simplificar o modelo de negócio ao mesmo tempo em que elimina os desperdícios;
  • Smart: é a junção de 5 princípios (Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-related) que visam a ajudar você a definir objetivos e metas que estejam de acordo com a sua realidade.

O que é o Manifesto Ágil?

O Manifesto Ágil é um documento que foi criado em 2001 por profissionais do segmento de TI, que, apesar de pertencerem a áreas distintas, perceberam que havia opiniões sobre o desenvolvimento de software em comum entre eles.

A partir desse momento, esses profissionais se reuniram para elaborar um registro, chamado de Manifesto Agile, com os principais valores que consideravam importantes para o desenvolvimento de sistemas de forma ágil e eficiente. 

Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert

Logo, esse documento se tornou um guia para orientar equipes de diversos segmentos sobre qual ação tomar e sobre quais são as melhores ferramentas que contribuem para o desenvolvimento ágil de seus projetos. 

Sendo assim, o Manifesto Ágil é composto por 12 princípios:

  1. priorizar a satisfação do cliente, por meio da entrega adiantada de um software que proporciona ótimos resultados;
  2. aceitar as solicitações de ajustes, independentemente da etapa em que o projeto está, uma vez que a proposta da metodologia ágil é incentivar que a equipe se adapte às mudanças;
  3. após a conclusão das etapas do projeto, apresentá-lo para o cliente, a fim de obter a sua aprovação e, assim, agregar mais valor ao projeto;
  4. todas as pessoas envolvidas no projeto, sejam elas clientes, sejam elas desenvolvedoras, devem trabalhar em conjunto;
  5. incentivar a motivação da equipe. Nesse caso, é recomendado que o gestor invista em um ambiente de trabalho adequado para a realização de suas tarefas;
  6. valorizar a comunicação “face a face”;
  7. procurar entregar, para o cliente, um software que seja funcional;
  8. adotar práticas sustentáveis;
  9. realizar revisões constantes, a fim de entregar, para o cliente, uma solução que esteja alinhada com os seus objetivos;
  10. valorizar o simples. Uma das principais ideias dos métodos ágeis é dispensar parte das atividades que demandam tempo e que não oferecem nenhum resultado para a empresa, a fim de tornar o processo de desenvolvimento simples e eficaz;
  11. orientar para que cada colaborador saiba se organizar de forma individual;
  12. após a conclusão de cada sprint, reunir a equipe para discutir o que pode ser feito para aperfeiçoar e agilizar o processo de desenvolvimento.

Quais são seus fundamentos-chave?

O Manifesto Ágil é um documento que estabelece 12 princípios, a fim de garantir que a empresa ofereça, para os clientes, soluções que, de fato, vão suprir suas necessidades e atender às suas expectativas.

A partir do momento em que ele é implementado na gestão corporativa, o cliente passa a ter maior participação durante o desenvolvimento do seu projeto.

Sendo assim, todos esses princípios giram em torno de 4 valores que a metodologia ágil defende. Confira cada um deles a seguir!

Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas

A principal ideia desse conceito é valorizar a mão de obra do profissional. Isso porque, mesmo que o seu software seja o mais avançado, ainda assim, está propício para a ocorrência de falhas no sistema. Por esse motivo, a presença do colaborador dessa área faz toda a diferença.

Software funcionando acima de documentação abrangente

Quando os clientes contratam um software, eles desejam ver resultados positivos e satisfatórios logo. Por isso, mais importante que a documentação é a garantia de que o seu sistema realmente funcionará. 

Colaboração com o cliente acima de negociação de contratos

Esse valor consiste em disseminar a ideia de que a empresa e o cliente podem atuar em conjunto. Nesse sentido, é estabelecido que a tomada de decisões deve ser feita em conjunto, permitindo, assim, a participação de ambos os lados, já que o objetivo é o mesmo para os dois.

Priorização das mudanças mais do que do plano estabelecido

Até aqui, você já deve ter percebido que o cliente passa a ter bastante autonomia quando se utiliza a metodologia ágil, não é mesmo? Sendo assim, um dos seus quatro valores determina que as mudanças solicitadas pelo cliente devem ser atendidas mesmo que a proposta fuja do plano estabelecido inicialmente.

Portanto, percebemos que a metodologia ágil tem muito que oferecer para as empresas que buscam meios de se desenvolver no mercado, estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente e garantir a eficiência dos seus serviços com o máximo de economia. Isso porque se trata de um conjunto de práticas e ferramentas que fazem toda a diferença quando implementadas de forma correta.

Gostou do artigo e quer saber mais? Então, confira 6 vantagens de implementar as novas tecnologias na sua empresa.

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.