O mercado varejista, em geral, vive de tendências e de como elas figuram no mundo pelos olhos dos consumidores acostumados ao garimpo de produtos que unam qualidade e preço.

Esse comportamento é válido para pessoas físicas e jurídicas em busca de boas oportunidades de compras.

Com isso, os empreendedores se apropriaram do avanço tecnológico para ampliar as modalidades de vendas, abrindo espaço para estratégias interessantes além das lojas físicas.

Para não perder vendas, as lojas físicas adequaram-se e evoluíram para uma estratégia de conversação virtual — o omnichannel —, garantindo preços sedutores e disponibilidade para retirada nas lojas.

Neste post, vamos falar da evolução dessa modalidade até chegar ao cenário atual de estratégias variadas que se unem para atender a qualquer demanda com agilidade de processo, logística e entrega. 

Continue a leitura e saiba como acontece a experiência de compras omnichannel e os meios de utilizar esse recurso em favor da sua empresa!

Como funciona o sistema de compras omnichannel?

Durante muito tempo, houve uma competição entre os lojistas de portas abertas e um comércio virtual ainda tímido pela resistência do consumidor em adquirir produtos à distância.

No entanto, não demorou para que as compras pela internet virassem uma febre e impulsionassem o e-commerce, fazendo com que as lojas físicas aderissem a uma interação entre o virtual e o físico, oferecendo os mesmos produtos em diferentes canais.

A empresa que adere à estratégia omnichannel permite ao consumidor uma liberdade maior de compra, focando na satisfação total do cliente e dando suporte às suas pesquisas e aquisições de forma integrada. 

Muitos consumidores ainda desconhecem a eficiência de um serviço como esse e ignoram o quanto ele pode ser benéfico e econômico.

É possível realizar a compra pela internet e retirar o produto em qualquer estabelecimento credenciado, por exemplo, ou ir à loja física conhecer um produto de perto para atestar se é mesmo o que procura e finalizar o pedido por meio do aplicativo da marca ou na página virtual.

Como são as novas experiências de compras omnichannel?

Durante a compra de um produto, o consumidor já tem conhecimento prévio de suas características e, com isso, inicia suas buscas impulsionado pelos mais variados meios, como indicações, redes sociais, propaganda em mídias, liderança de mercado etc.

Como o omnichannel oferece uma integração ampla com todo e qualquer tipo de canal da marca, a tendência é que haja uma fidelização com a modalidade, pois os recursos são satisfatórios e o atendimento é abrangente.

A marca deve ter como objetivo conectar a excelência do produto à vivência de compra do consumidor, com atendimento equivalente em todos os canais à disposição para que este sinta a mesma receptividade, independentemente do ambiente escolhido.

Quais são os seus benefícios?

O omnichannel dá ao comprador infinitas possibilidades de escolha sobre o modo como deseja adquirir seus produtos e enriquece a experiência de compra, ainda que envolva um custo financeiro.

É fundamental que o consumidor enxergue o custo-benefício da transação com a experiência de compras omnichannel.

Muitos consumidores têm fobia de lugares fechados, cheios de gente e de burocracias.

Poder desejar o produto de uma marca específica sem precisar sair de casa ou do trabalho para adquiri-lo é um benefício que o formato omnichannel proporciona aos clientes fiéis.

Qual é a relação entre o omnichannel e a experiência do consumidor?

É fato que os consumidores já não conseguem mais perceber a diferença entre a loja física e a virtual, a não ser que tenham problemas em uma delas e deixem de ser clientes para encontrar um novo fornecedor.

A tendência é que uma marca multicanal esteja aberta a qualquer investida de um cliente, conforme seu desejo e urgência de compra, adquirindo o seu produto quando e como quiser.

Com o omnichannel o cliente poderá, por exemplo, iniciar sua compra no aplicativo da loja em dado momento e finalizá-la mais tarde, sem perder o histórico de suas buscas e escolhas.

A criação do perfil permite a personalização da compra e a garantia de entrega no endereço fornecido durante o cadastramento.

Como implementar essa estratégia de forma eficiente?

Se você é um varejista e pretende fazer do omnichannel um aliado, precisa atentar para algumas variáveis importantes, pois não é algo fácil de implementar.

Se uma loja física opta por integrar uma plataforma virtual, é preciso oferecer um ambiente ágil e seguro.

Tenha um conhecimento profundo de seu negócio e dos seus limites de alcance, para que a satisfação do cliente esteja sempre em primeiro lugar.

O comportamento reservado e desconfiado de muitos consumidores vai ao encontro da certeza necessária para efetivar a aquisição.

Você precisará de uma boa tecnologia para suportar uma movimentação diária — e muitas vezes simultânea — sem que ocorram erros de escolhas por numeração, quantidade, cor e forma de pagamento, por exemplo.

Trabalhe com parceiros experientes no mercado para estruturar sua base virtual e dar sustentação ao seu movimento de vendas.

A maioria dos empreendedores sonha em ver seu negócio prosperar e ser conhecido no mundo inteiro.

Então, seja o primeiro a prospectar a necessidade de profissionalização do ambiente virtual para fazer jus ao que o cliente já conhece no campo visual oferecido pela loja física.

Nos canais virtuais, se possível, utilize os mesmos conceitos de cores e decoração dos estabelecimentos físicos.

Por que é necessário ter essa visão no mercado atual?

Se pensarmos que a consolidação do e-commerce oscilou e foi se solidificando ao longo dos últimos trinta anos com a implementação de tantas estratégias para burlar a competitividade e as crises econômicas, é fundamental acompanhar de perto as variações do mercado.

É uma visão importante para seu negócio inovar e navegar nos mesmos mares de sucesso que a concorrência, adequar-se às tendências para alavancagem das vendas e capitalizar.

Se na avaliação do seu negócio e planejamento de vendas houver lugar para a experiência de compras omnichannel, não hesite em apostar nessa nova estratégia que proporciona conforto e facilidades aos seus clientes.

Canalize todos os seus recursos para o cliente e torne-o centro de atenção.

Imagine, por exemplo, que se seu cliente estiver fora do país e desejar adquirir um produto que esteja disponível quando retornar, sua empresa será a primeira referência de compra.

Lançando mão de uma estratégia integrada, será possível que mesmo a quilômetros de distância, por meio de um aplicativo interativo e ágil, ele faça a compra, escolhendo recebê-la no endereço cadastrado ou retirá-la na loja física em período preestabelecido.

Não é possível imaginar melhor personalização de atendimento e satisfação do cliente do que uma integração omnichannel.

Se você gostou deste post sobre a experiência de compras omnichannel, vai querer conhecer um pouco mais sobre as tendências e como implementá-las em seu negócio.

Então, siga-nos nas redes sociais para acompanhar nossas atualizações: estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Google+!