Plataforma de negócios GS1Powered by Rock Convert

É notável que, na atualidade, a evolução tecnológica e a transformação digital legitimaram o surgimento de novos hábitos de consumo, além de proporcionarem novos modelos de relacionamento entre marcas e usuários. Nessa perspectiva, o varejo omnichannel se mostra, no momento atual, não apenas como tendência, mas, sim, como realidade para a sobrevivência de todo o mercado de lojistas.

Percebe-se que o cliente da era digital é multicanal, pois pode consumir em vários canais, cruzando suas compras em meios digitais e físicos. Por isso, é possível concluir que a experiência alcançada pelos diversos ambientes de comunicação da empresa é essencial para melhorar o relacionamento com esse perfil de consumidor e para gerar sua fidelização.

Mesmo sendo um tema de grande importância, muitas pessoas não têm conhecimento sobre o assunto. Para auxiliá-lo, preparamos este post contendo as principais informações acerca do que é e de como aplicar o varejo omnichannel em seu negócio. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é varejo omnichannel?

A princípio, é válido pontuar que o termo omnichannel refere-se à expressão multicanal. Esse conceito designa a integração de todos os canais trabalhados por um empreendimento, tendo o objetivo de melhorar a experiência do público consumidor tanto no meio online quanto no meio offline de modo a unir estrategicamente os dois ambientes.

Dessa forma, o varejo omnichanel é capaz de realizar a integração de meios, como loja física, blog, sites de busca, e-commerce, redes sociais, e-mails etc.

Desse modo, há a possibilidade de utilizar as diversas oportunidades de interação com o público que surgem no mundo digital, tanto para a empresa quanto para o cliente. Nos dias atuais, para achar um produto específico, o cliente dispõe não apenas da loja física, como era antigamente, mas também de uma infinidade de opções à sua volta. Ele consegue encontrar seu produto no site da empresa, no aplicativo da marca, em publicações nas redes sociais etc.

Tudo sem precisar se deslocar e tendo maior rapidez na comunicação, garantindo mais segurança nas operações. E isso é real devido às estratégias do omnichannel, que permitem que a capacidade de compra seja expandida. Com isso, o cliente pode obter uma mercadoria utilizando seu computador, tablet ou smartphone, em qualquer momento do dia e em todo lugar com acesso à internet.

Outra possibilidade é o comprador adquirir o item pela loja online e retirar o seu produto na loja física ou identificar pessoalmente o produto e solicitar a compra pela internet. Percebe-se, portanto, que o ambiente físico e virtual não se separam, mas, sim, integram-se e complementam-se para garantir uma maior comodidade para o consumidor.

Quais os benefícios do varejo omnichannel?

O principal motivo para o varejo omnichannel estar em alta no mercado é a diversidade de benefícios alcançados com a sua implementação. Podemos citar, por exemplo, a redução de custos, pois essa estratégia o ajudará a eliminar gastos desnecessários com metas de vendas ou ações ineficientes de ampliação de vendas.

Além disso, o omnichannel contribui para melhorar a experiência de compra do cliente, pois aumenta a qualidade da interação entre eles, possibilitando maior satisfação. Ademais, essas vantagens contribuem para elevar os lucros da empresa. Isso porque, ao utilizar essa ferramenta, há um fortalecimento da marca, um estímulo maior ao consumo multicanal e uma maior fidelização do público-alvo.

Como aplicar o varejo omnichannel?

No varejo omnichannel, o cliente é colocado no centro das atenções. Além de marketing e vendas, deve se pensar em um relacionamento multicanal.

Por meio dessa estratégia, as organizações são capazes de conhecer o comportamento e as preferências do seu público e tratá-lo da mesma forma em todos os canais de comunicação. Por isso, é fundamental implantá-la em seu negócio.

Para que você entenda como aplicá-lo, preparamos algumas dicas. Confira!

Mude a cultura da empresa

A primeira ação que deve ser tomada para que seu negócio se alinhe à nova forma de mercado é a mudança da cultura organizacional da empresa. A esse respeito, uma nova postura de serviço precisa ser desenvolvida, de forma que toda a equipe deve trabalhar para que o cliente tenha uma experiência positiva de compra.

Além do mais, todos os setores da empresa precisam estar integrados para que todo o processo de venda seja realizado de modo ágil e eficiente — desde a promoção de marketing até a logística, todas as tarefas devem ser concluídas sem apresentar complicações para o cliente e para o negócio.

Invista no atendimento

A equipe de atendimento da empresa deve estar apta e preparada para a jornada de compra do público consumidor, ou seja, ela deve ser capaz de realizar tarefas, como tirar dúvidas sobre o produto, ouvir sugestões e feedbacks, solucionar reclamações etc. Isso será possível com o investimento na qualificação dos funcionários e em treinamentos pontuais sobre estratégias de relacionamento com o cliente.

Padronize o marketing em todos os canais

A promoção do marketing da empresa precisa se basear em uma estratégia de alinhamento de informações em todos os canais de comunicação utilizados pelo negócio. Com isso, é possível garantir a sinergia dos conteúdos publicados, como preços de produtos, promoções exclusivas, descontos em mercadorias etc.

Atente à gestão financeira

No modelo tradicional de gestão financeira, não é possível suportar as transações da demanda atual do mercado, que é cada vez mais digital e tecnológico. Ao se tratar das empresas de varejo, o volume de vendas é grande. Dessa forma, para que o serviço financeiro da corporação mantenha o controle, é essencial contar com uma plataforma de gerenciamento financeiro inteligente.

Além disso, a equipe de gestores deve utilizar os vários mecanismos e ferramentas de venda que facilitam a entrega do produto. Podemos citar, por exemplo, a utilização do código de barras, que ajuda a manter um controle mais efetivo do fluxo de mercadorias e da gestão de estoque.

Todas essas operações farão com que sua empresa consiga agir da melhor forma e estabelecer um planejamento para a demanda de serviços, aumentando a qualidade do atendimento e da satisfação do cliente.

Portanto, essas foram as principais informações sobre o varejo omnichannel. Percebe-se que, ao utilizar essa estratégia de negócio, é possível obter grandes vantagens competitivas devido à evolução da entrega dos serviços da empresa e da maior proximidade com o público consumidor.

Gostou do artigo? Então, confira também nosso post sobre como explorar a experiência de compras omnichannel e fique por dentro de mais informações relevantes sobre o mundo dos negócios!