Representando uma poderosa estratégia na gestão e automação de processos na cadeia de suprimentos, o código de barras passou a ser adotado por uma vasta gama de empresas no país. Mas será que vale mesmo a pena?

Essa é a pergunta que muitos empreendedores fazem quando estão de frente para a necessidade de ampliar o empreendimento. É muito comum que novos empresários tenham que fazer a adequação de seus processos para atender o varejo. E num universo de mudanças, nem sempre é fácil saber qual decisão tomar.

Quem quer abraçar grandes oportunidades de mercado precisa vencer as barreiras contra a profissionalização do negócio. Por sua vez, a implementação de um sistema prático de códigos de barras é uma medida simples e capaz de fazer grande diferença.

Por isso, separamos no post de hoje 6 motivos para que você implemente essa prática na sua cadeia de suprimentos. Vamos lá?

1. Ajuda na identificação dos produtos

Um dos pontos principais da utilização de um código é a chance de se trabalhar com uma linguagem comum em que cada item tem seu código único, facilitando a identificação.

A codificação traz uma série de melhorias à empresa por conta da identificação eficiente, tornando os processos logísticos mais fáceis tanto para fabricantes quanto para distribuidores e varejistas.

Se hoje o reconhecimento da mercadoria e captura de dados a respeito de um produto é um projeto ágil, é graças ao código de barras — e você precisa saber como adquiri-lo.

Por mais simples que possa parecer, essa pequena representação em cada item permite uma aceleração incrível no procedimento de identificação, seja nas informações que logo aparecem na tela de um caixa ou na consulta de um produto em estoque.

2. Facilita as transações

Você sabia que o código de barras com a padronização da GS1 é conferido mais de 6 bilhões de vezes por dia no mundo inteiro? Pois é. A abrangência desse sistema, que já ocupa mais de 20 segmentos do mercado, tem a unicidade de informações como o seu maior chamariz, otimizando as transações.

Todas as atividades importantes na cadeia de suprimentos sofrem o reflexo dessa prática. O recebimento, conferência, expedição e transporte de produtos são apenas alguns exemplos de áreas afetadas.

Com a certeza dos dados e padronização dos processos, a produtividade das demais transações no ciclo logístico tende a aumentar, oferecendo ganhos até mesmo para as lojas virtuais.

Isso porque a ideia é que o separador sempre saiba onde cada produto é localizado no estoque, abrindo caminho para atualizações automáticas e periódicas.

3. Aumenta a confiança do consumidor

Há de se concordar que, quando um produto tem uma aparência mais profissional, o consumidor tende a se sentir mais seguro e realizado com a compra, não é mesmo?

Adicionar código de barras na embalagem é sinônimo de segurança, modernidade e confiança para o cliente. Afinal de contas, ele expressa o cuidado da empresa com relação à produção, passando uma imagem de reconhecimento e qualidade.

Outro ponto importante dentro desse mesmo motivo é a certeza de haver uma garantia ao consumidor quanto à cobrança conforme aquilo que foi visualizado na prateleira. Se os itens forem cobrados de forma amadora, como pelo uso de uma calculadora, essa garantia pode acabar se perdendo.

4. Potencializa o atendimento a clientes e fornecedores

O bom atendimento é uma das práticas mais observadas na atualidade pelo possível cliente. O mercado é cada vez mais veloz, exigindo automação e perfeição dos processos. Quem não pode entregar isso, fica de fora.

Por isso, personalização e agilidade contam muito para a marca de quem quer ganhar destaque. Basta olhar para a facilidade com que um sistema de troca e devolução opera. Quando há um código de barras, o trabalho anda mais rápido e o cliente se sente mais satisfeito.

Digitar número por número já virou um método ultrapassado, pois faz com que as operações sejam mais lentas e incompletas. A facilidade para acessar as informações das mercadorias dá agilidade às relações comerciais.

Com a globalização cada vez mais intensa das relações profissionais, se você deseja estar pronto para produzir e ganhar mais, precisa refletir bastante a respeito do atendimento.

5. Melhora o controle de estoque

Já falamos sobre a rapidez dos procedimentos, fator que facilita as transações e o atendimento ao cliente — mas as vantagens não acabam por aí. Que tal pensar nos benefícios da utilização de um sistema integrado?

Lembre-se de que um bom controle de estoque e uma boa distribuição já representam grandes passos para a chegada de contratos maiores.

Como empreendedor, conhecer todas as movimentações na cadeia de suprimentos é também responsabilidade sua. Essa iniciativa te ajudará a tomar decisões baseadas em fatos reais, não em achismos.

Por exemplo, por que continuar produzindo um produto que não está sendo comprado? Não seria melhor dar um foco mais intenso para os produtos que mais vendem, ao contrário daquilo que nem se movimenta no estoque?

A princípio, pode até parecer uma tarefa boba, mas no meio do fluxo intenso de trabalho, quando não se pode contar com ferramentas automatizadas, é muito fácil se perder.

6. Reduz custos

Por fim e não menos importante, a redução dos custos é uma ótima vantagem dessa implementação. Aliás, esse ganho é uma consequência dos benefícios mencionados até agora.

Quando os processos na empresa se tornam mais produtivos, não há dúvidas de que os custos serão diminuídos. Afinal, produtividade é sinônimo de produzir mais em menos tempo.

Nesse caso, a qualidade vem em primeiro lugar, minimizando os erros na identificação e reduzindo a necessidade de retrabalho manual.

O número de empresas que investe na utilização de código de barras no Brasil é sempre crescente. As empresas brasileiras atribuem 81% do seu faturamento à inserção dessa prática. Mais de 90% das organizações afirmam que o sistema automatizado possui alta relevância em vendas diretas.

Se você precisa de ajuda para profissionalizar o seu negócio, a GS1 oferece o padrão que ajuda a alcançar o varejo. Ao comprar o código de barras diretamente da GS1, você ficará livre das agências despachantes e passará a desfrutar de todas as vantagens de um associado. Entre em contato conosco e melhore as condições de sua cadeia de suprimentos!

 

Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert