As mudanças no comportamento dos consumidores proporcionaram uma série de novas oportunidades de negócios. Entre eles, as soluções compartilhadas vêm ganhando cada vez mais destaque. O uso do código de barras para lojas colaborativas soma ainda mais qualidade e profissionalismo aos comerciantes, que conseguem melhorar sua gestão e, até mesmo, aumentar sua receita.

Quer saber como se dá essa relação? Então, confira este artigo até o final, pois falaremos sobre essa nova tendência e em como o código de barras tem um papel fundamental para garantir um controle mais eficiente para esses empresários.

O que caracteriza uma loja colaborativa?

Antes de falar sobre os motivos que justificam a importância do código de barras para lojas colaborativas, vamos entender melhor como funciona esse tipo de negócio. Veja a seguir quais são suas principais características.

Compartilhamento do ponto comercial

O ponto fundamental de uma loja colaborativa é o compartilhamento do ponto comercial. Algo semelhante ao víamos tempos atrás apenas em feiras e shoppings populares. Hoje em dia, vários tipos de negócio se beneficiam desse modelo, que gera economia para os lojistas e praticidade para os consumidores.

Esse tipo de estabelecimento, ao contrário das feiras, não precisa de muito espaço. A intenção é que empresários de pequenos negócios tenham a oportunidade de expor seus produtos e arcar com os custos de uma loja física.

Diversidade de produtos e serviços

Outro ponto muito importante é que essas lojas oferecem uma boa variedade de produtos e serviços. Em vez de ter uma grande loja de roupas, o espaço pode ser ocupado por diferentes empresas com produtos distintos, tais como roupas, calçados, acessórios e decoração. Ou seja, várias marcas no mesmo lugar.

O grande diferencial é que os empreendedores não competem entre si. Eles compartilham um endereço físico, mas o mesmo cliente pode ser atendido por todos que ali estão. Não se tratam de várias lojas de roupas juntas ou várias lojas de sapatos. São várias lojas diferentes que atendem a demandas específicas de um mesmo cliente.

Possibilidade de atendimento a nichos

Apesar de não ser este o foco da loja colaborativa, muitos empresários enxergaram uma ótima oportunidade de atuar em um determinado nicho. Quando pensamos nisso, a tendência é imaginar que os lojistas se tornariam concorrentes, mas não é assim que funciona na prática.

Se pegarmos como um exemplo o setor de artesanato, os lojistas podem ser cada um direcionado para um tipo de arte. Pode ser uma pessoa focada em quadros, outra em peças de decoração, outras em itens em tricô e crochê, brinquedos e assim por diante. Note que são produtos que podem ser complementados em uma única busca do cliente.

Qual a importância do código de barras para lojas colaborativas?

O código de barras é um detalhe que faz uma grande diferença. Em um mundo cada vez mais conectado e ágil, ele funciona como um elemento facilitador da automação da gestão dos produtos. Mesmo em negócios menores, é de extrema importância contar com um sistema de gestão das mercadorias.

A entrada das informações via código de barras é mais segura e confiável. Além disso, ele proporciona a identificação única dos produtos, que pode ser utilizada até mesmo depois da venda já realizada pelos clientes, em uma ação de engajamento do público.

Quais são as vantagens do uso de código de barras nesse tipo de negócio?

Para entender melhor o potencial oferecido pelo código de barras em lojas colaborativas, listamos os principais benefícios obtidos pelos lojistas que já adotaram a solução.

Agilidade no atendimento

O tempo é a moeda mais valiosa da atualidade. Todo minuto economizado gera uma diferença muito grande na percepção e experiência do cliente no momento da compra. Imagine ter que registrar as informações de cada venda manualmente. Além dos preciosos minutos desperdiçados, o consumidor pode se dispersar e até desistir da transação.

Com o código de barras você pode utilizar um leitor para inserir as informações no seu sistema de gestão, mesmo que ele seja bem simples. Isso evita que o consumidor fique esperando muito tempo e que você esqueça de atualizar os controles de estoque e financeiros da empresa.

Melhor gestão de estoque

Por falar em controle de estoque, o código de barras foi criado para melhorar justamente esse quesito. A contagem dos itens vendidos e disponíveis pode ser feita em poucos minutos quando utilizamos a tecnologia a nosso favor. Imagine ter que contar todas as peças do estoque ao final de cada expediente?

Mesmo em negócios menores isso é impraticável, pois tem uma grande chance de acontecerem erros de contagem e a exaustividade da tarefa gera cansaço e desmotivação em funcionários e empreendedores. Muito melhor utilizar o leitor e apenas conferir os saldos no sistema. O inventário pode ser feito em intervalos maiores sem problema algum.

Profissionalismo

Por fim, é importante ressaltar que um pequeno negócio gera muita desconfiança por parte dos consumidores. Até que eles conheçam a marca e se habituem com ela, eles analisarão cada detalhe em busca de pontos que contem a favor e contra sua percepção.

Por isso, os empresários que estão começando agora ou que optaram por formatos menores de empresa precisam garantir que todos os detalhes apontem para o seu profissionalismo e gerem confiança nos clientes. Produtos com código de barras são mais bem-vistos, pois denotam que houve um cuidado com a formalização do negócio.

Como implementar um bom sistema de código de barras?

Os lojistas que pretendem implementar um sistema de código de barras em seus produtos devem definir qual será o tipo mais adequado para a finalidade desejada e escolher um bom fornecedor que o auxilie e dê todo o suporte necessário. Afinal, existem diversos tipos de códigos de barras e uma ajuda nesse momento é mais que bem-vinda.

Enfim, as mudanças nos hábitos de consumo determinam qual o caminho as empresas precisam seguir para obterem bons resultados e se destacarem no mercado. O uso da tecnologia a favor do negócio é a melhor forma de impulsionar as vendas e gerar mais qualidade e melhoria de gestão. Por isso, o código de barras para lojas colaborativas é tão importante. Tenha-o como aliado e veja a diferença!

O que achou deste texto? Novidades interessantes, não é mesmo? Aproveite o momento para tirar suas dúvidas sobre o código de barras EAN!

Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert