Banner para o guia Inovação, o futuro dos negócios. Guia Missão Técnica GS1 Brasil — AlemanhaPowered by Rock Convert

Considerar a gestão de inovação como prioridade para 2019 é uma estratégia inteligente de empresas que desejam ocupar um lugar de destaque no mercado. É preciso reinventar-se utilizando a criatividade e diversos mecanismos de adequação às novidades como parte dos desafios diários.

Além da tecnologia, a crise econômica dos últimos anos abriu possibilidade de criação de negócios próprios gerando oportunidades a empreendedores dispostos a apresentar produtos e serviços com formatos ainda não experimentados, em concorrência direta com o que já está na ativa.

Neste post, além de conhecer a gestão da inovação, você vai saber por que estabelecer como prioridade do ano pode trazer vantagens e como fazer sua aplicação na empresa, envolvendo a todos os profissionais e atividades executadas por eles!

O que é gestão de inovação?

A inovação em si não é uma novidade mas fazer a gestão do efeito que ela produz requer um olhar voltado para o negócio, levando em conta o que é produzido por empresas do mesmo segmento e onde é possível ampliar horizontes para melhorar o desempenho de vendas.

O cliente da atualidade é exigente e familiarizado com o que há de novo. A qualidade passou a ser item básico e não falta no cenário mercadológico, um perfil criativo, disposto a revolucionar um segmento com algo que ofereça capacidades diferenciadas.

A gestão de inovação nasceu pela necessidade de comandar um bom negócio em andamento sem, contudo, deixar de fazer um acompanhamento paralelo e próximo de toda a movimentação externa e o que for novidade, capaz de abalar a estrutura e ameaçar a hegemonia alcançada.

Quais sãos as vantagens de priorizar a gestão de inovação?

Um passo à frente — é assim que deve ser conceituada a gestão de inovação, pois, a antecipação faz com que medidas corretivas sejam tomadas antes de consequências graves como perda de mercado, relatos de insatisfação de clientes, oscilação econômica, lançamento de novidades similares.

Se sua empresa estiver preparada, criará mecanismos de defesa para atravessar um momento de crise e superar, com chances de reacender ainda mais fortalecida. É preciso partir em busca do novo para incorporar às atividades incentivando a participação de todos os colaboradores.

Como aplicar a gestão de inovação na empresa?

Antes de qualquer coisa é preciso ter a consciência de que o novo mundo é mutável e volúvel, assim como o consumidor 4.0 da atualidade. Ocupar um lugar de inquietude no mercado ajuda a movimentar a empresa em um ritmo acelerado e disposto a realizar manobras de mudanças.

Algumas alternativas podem ser adotadas como estratégias de adequação à inovação. Abrir mão de conceitos preestabelecidos é o primeiro passo para entender as alternâncias que permeiam o mundo dos negócios. Veja alguns procedimentos que você pode implantar na sua empresa!

Crie um programa de incentivo à inovação

Para ter sucesso não adianta que só você entenda a necessidade de mudança e adaptação. Todos os funcionários precisam compreender o forte impacto que a inovação tem sobre o negócio e diretamente sobre o trabalho e a empregabilidade de cada um.

Abra espaço para que todos participem e tragam ideias para dentro da empresa. Ouça a percepção de cada um e como se sentem em relação ao que é praticado pela concorrência. Adote uma política de incentivo e valorização para as melhores ideias implementadas.

Identifique as necessidades e oportunidades

Você sabe quais são as necessidades da sua empresa? Observou se elas vão de encontro às oportunidades? Essas são perguntas que você, como um líder inovador, deve fazer rotineiramente para evitar surpresas irremediáveis. A inovação acontece todos os dias e em todos os lugares.  

Mapeie tanto o ambiente interno, quanto o externo e identifique onde pode ser melhorado para facilitar a preparação para novas ideias. Seja criativo não apenas em relação ao produto que sua empresa comercializa, mas também ao potencial de desenvolvimento de algo novo, que seja de fácil incorporação.

Invista em tecnologia

Quando falamos de inovação, não há como desassociar a tecnologia e todas as novidades que ela produz. Sua empresa não vai sobreviver às investidas inovadoras sem o apoio substancial da tecnologia e das ferramentas construídas pra dar amparo à execução de atividades com maior agilidade e alta performance.

Proporcione um ambiente favorável

Se você está disposto a abrir espaço para a inovação e fazer uma boa gestão de tudo que o mercado produzir, precisa cultivar um ambiente propício e sem engessamentos. O pensamento criativo exige liberdade para expandir as ideias e florescer novos conceitos, dentro de uma nova cultura da inovação.

Estimule a participação dos profissionais que atuam diretamente nas áreas responsáveis. Implemente um canal de comunicação direto e sem interferências para não obstruir a apresentação de uma ideia inovadora tão logo ela se manifeste, e assim, conceber a chance de conhecer aquela que pode ser “A” ideia.

Capacite seus funcionários

Funcionários valorizados e capacitados tendem a desenvolver um sentimento natural de pertencimento e produzir com maior dedicação à empresa e ao negócio em si. Prepare os funcionários — ofereça cursos e participação em eventos de inovação — para que estejam aptos a receber o volume de informações necessário.

Quanto mais bem capacitados os profissionais da sua empresa estiverem, mais fácil será contar com uma mão de obra engajada. Além disso, normalmente, profissionais que sentem o retorno da empresa em relação às suas competências e habilidades têm um comportamento exemplar e participativo por excelência.

Ao final é muito importante que você faça uma gestão vigilante diante do presente, sem perder de vista as tendências do futuro e o que fazer, antecipadamente, para não ficar atrás da concorrência ou amargar perda de espaço por não ter adotado medidas preventivas.

Um dos maiores desafios é mudar uma forma de atuação adquirida durante todo o tempo de existência da empresa. É um exercício contínuo de análise sobre a missão, a visão e os valores que a empresa deseja desenvolver dentro do mercado.

Conte com parceiros, clientes e fornecedores que estejam caminhando na mesma direção e entre em sintonia com a filosofia de cada empresa para agregar soluções ao seu negócio ganhando força de atuação.

Essa é uma maneira inteligente de se preparar para quando as mudanças acontecerem e você precisar inovar. Se o ano de 2019 apresenta uma melhora ainda tímida em relação aos rumos da economia, esse é um excelente momento para você repaginar o negócio e vislumbrar novas oportunidades.

Você gostou deste post sobre a gestão de inovação? Entendeu por que ela deve ser incluída como uma das prioridades para 2019 na sua empresa? Para melhorar ainda mais o seu entendimento, leia agora mesmo mais um texto interessante sobre os desafios para realizar a gestão de inovação e domine de vez o assunto!

Powered by Rock Convert
Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert