Banner para o guia Inovação, o futuro dos negócios. Guia Missão Técnica GS1 Brasil — AlemanhaPowered by Rock Convert

Manter um negócio competitivo no mercado atual é um desafio e tanto para empresários de todos os setores da economia. Contudo, contar com os gestores certos pode fazer toda a diferença na inspiração e motivação dos funcionários. Nesse sentido, é importante saber identificar um líder inovador e compreender o que é necessário para ter um profissional desse tipo na sua empresa.

Por isso, vamos mostrar neste texto quais são as características que esse tipo de profissional apresenta e alguns exemplos de líderes que se destacaram nos últimos anos nas empresas onde atuam. Boa leitura!

Principais características de um líder inovador

Cada especialista tem habilidades únicas e especiais que os tornam profissionais diferenciados. Contudo, algumas características são comuns a todos aqueles que se destacam como líderes inovadores. A seguir, você vai descobrir quais são elas. Será que você se identifica com alguma que foi descrita?

Tem atenção ao capital humano

Um bom gestor sabe a importância do capital humano que gerencia. Ele percebe as qualidades de cada pessoa da sua equipe e sabe como explorá-las da melhor forma possível. Além disso, ele também conhece as limitações específicas de cada membro e consegue fazer com que a integração do time seja mais produtiva do que a simples soma das aptidões individuais.

Sabe ouvir

Um dos problemas mais graves da atualidade está na dificuldade das pessoas em ouvir as outras de forma efetiva. Os prejulgamentos e o egocentrismo acabam causando falhas na comunicação — o que, por sua vez, provoca diversas consequências.

Um líder inovador entende a importância de saber ouvir e usa isso para fomentar a proposição de novas ideias entre seus liderados. Dessa forma ele proporciona um movimento de inovação constante e perene não apenas em sua equipe, como na organização como um todo.

Tem uma visão diferenciada

Um líder inovador consegue pensar “fora da caixa”. Com isso, ele enxerga além do óbvio e está sempre aberto a possibilidades diferentes do que se encontra no senso comum. Essa característica permite que ele seja mais ousado e disposto à experimentação pois ele percebe a viabilidade de uma solução de forma mais positiva. Essa característica lhe permite agir de maneira ativa e incisiva sobre as questões mais complicadas do cotidiano da empresa.

Sabe aprender com os erros

Um gestor inovador não tem medo de arriscar pois sabe que isso faz parte do processo de aprendizagem. Em geral, seguem a máxima “erra rápido, aprende rápido”. Dessa forma, ele consegue imprimir mais dinamismo à empresa e promove a evolução dos produtos e serviços oferecidos em um espaço mais curto de tempo.

Gosta de desafios

Líderes inovadores são movidos a desafios. Uma empresa que não oferece obstáculos não consegue mantê-los entusiasmados por muito tempo. Isso ocorre porque eles estão em constante busca pela evolução e a imposição de regras e limitações por parte de superiores pode deixá-los rapidamente frustrados.

Logo, a organização precisa estar disposta a conceder total autonomia para que eles permaneçam motivados e engajados. Assim conseguirão entregar os resultados esperados ajudando no crescimento do negócio.

Exemplos de líderes inovadores da atualidade

Para ajudar a entender melhor o perfil de um líder inovador, vamos conhecer alguns exemplos inspiradores de pessoas que se destacaram nas empresas que atuam. Entre as principais características destes personagens, estão uma visão estratégica do negócio e uma versatilidade em líder com o público, sejam eles os consumidores ou os colaboradores da empresa.

Howard Schultz

Howard Schultz foi a grande mente brilhante por trás do sucesso do Starbucks. Ele teve uma infância muito pobre e cheia de dificuldades, e atribui a isso a construção dos seus valores e da forma como enxerga o mundo.

Sua carreira na empresa começou como funcionário. Depois de uma viagem à Itália, ele ficou encantado com os cafés de lá e tentou trazer o mesmo tipo de experiência para os EUA. Os donos da loja, na época, rejeitaram a proposta de Schultz, que acabou sendo demitido.

Diante disso, ele montou seu próprio café e depois de 2 anos de muita batalha e negativas, conseguiu capital suficiente para comprar o Starbucks e transformá-lo em uma das marcas mais valiosas do mundo.

Abílio Diniz

Abílio Diniz é um dos empresários brasileiros mais bem-sucedidos da história. Juntamente com o pai e os irmãos, a família Diniz abriu em 1959 o primeiro supermercado Pão de Açúcar. Em pouco tempo o negócio cresceu e se destacou, adquirindo outras redes concorrentes e se tornando uma das maiores do país.

Na década de 1980, Abílio dividia sua atenção entre os negócios, o esporte e as atribuições como membro do Conselho Monetário Nacional. Depois de sofrer um sequestro em 1989, o empresário viu o grupo da família chegar à beira da falência e decidiu tomar as rédeas da situação.

Foi então que conseguiu uma sociedade com o grupo francês Casino, que recuperou a empresa e deu início ao período de expansão da marca. Atualmente, fazem parte do Grupo Pão de Açúcar marcas como Extra, Casas Bahia e Ponto Frio.

Silvio Santos

O famoso criador do SBT, segunda maior emissora de televisão do Brasil, é um empreendedor visionário desde o início de sua carreira. Começou como camelô e logo suas habilidades comunicativas o levaram para o rádio. Seu primeiro grande sucesso no mundo dos negócios foi o Baú da Felicidade, uma forma diferenciada de vender produtos com pagamento antecipado de um carnê.

No entretenimento, fundou sua própria emissora e inovou nos programas de auditório. Ele ofereceu mais interação com a plateia realizando brincadeiras e distribuindo prêmios. Com isso, conquistou uma legião de fãs e se tornou uma personalidade respeitada em todo o país.

Como vimos, um líder inovador não precisa ser uma pessoa que nasceu cheia de oportunidades na vida. O verdadeiro líder é aquele que enxerga as oportunidades e sabe como aproveitá-los. Ele cria suas próprias chances e acredita nelas. Além de serem pessoas que proporcionam o sucesso de suas empresas, eles inspiram os outros funcionários a buscarem sempre o melhor de si. Se você está em busca de evolução e crescimento para o seu negócio, esse tipo de profissional é a sua melhor opção.

E você, tem características inovadoras em seu perfil? Conhece exemplos inspiradores diferentes dos que listamos aqui? Então, deixe seu comentário com a sua contribuição e aproveite para nos contar o que achou deste artigo.

[E-book] Profissionalização de empresas: o guia prático para se tornar competitivoPowered by Rock Convert
Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert