Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

O processo de pesquisa e desenvolvimento de produto (P&D) é uma importante ferramenta para as empresas que pretendem lançar um novo produto no mercado. Isso porque ele possibilita maior previsibilidade dos resultados, bem como da aceitação da ideia. Além disso, ele também ajuda a moldar o produto de acordo com as necessidades e preferências do público que visa atingir.

Sendo assim, é fundamental conhecer melhor o processo para executá-lo da forma mais eficiente possível. Por isso, neste post, vamos falar sobre o conceito de P&D e explicar como funcionam suas etapas. Por fim, vamos falar sobre como utilizar a tecnologia para potencializar essa estratégia. Então, acompanhe o artigo e boa leitura!

O que é a pesquisa e desenvolvimento de produto (P&D)?

O processo de pesquisa e desenvolvimento de um novo produto, ou apenas P&D, como é comumente chamado, é uma metodologia que visa minimizar os riscos de insucesso do lançamento de uma novidade no mercado por meio de planejamento e validações. Ou seja, ele aumenta as chances de que a ideia inicial dê certo e seja aceita pelos consumidores.

Para isso, existe uma série de etapas que devem ser seguidas de forma sequencial. Elas visam, de forma geral, validar os seguintes aspectos:

  • necessidade do mercado;

  • aderência da ideia proposta às necessidades identificadas;

  • visão do público a respeito do produto;

  • pontos de melhoria após o primeiro lançamento.

Quais são as etapas desse processo?

O processo de P&D precisa seguir algumas etapas predeterminadas para garantir máxima eficiência. Dito isso, vamos conhecer cada uma delas e entender como elas funcionam. Confira.

Criação do conceito do produto

Toda pesquisa e desenvolvimento de produto começa com a definição do conceito principal do produto. Nessa fase, é fundamental definir os pontos centrais da ideia de produto que se deseja ofertar ao mercado, tais como:

  • finalidade;

  • características físicas;

  • materiais que farão parte da sua composição;

  • benefícios proporcionados ao consumidor;

  • vantagens comerciais.

Diante dessas informações é possível começar a visualizar melhor do que se trata a solução, para então evoluir para a próxima etapa do processo.

Pesquisa de mercado

Depois de definida a ideia principal, é hora de olhar para fora da empresa. A pesquisa de mercado visa entender a relação entre o que está sendo proposto e o que o mercado já oferece ou tem de lacuna a ser preenchida. Os principais dados que precisam ser coletados nesse momento são:

  • o que já existe de semelhante no mercado;

  • quais são as deficiências que essas soluções têm que podem ser exploradas no desenvolvimento do seu produto;

  • o que o público pensa sobre sua proposta;

  • qual é a viabilidade de implementação.

Essa é a etapa onde devem ser investidos mais tempo e recursos. Afinal, ela que vai determinar se a sua ideia é realmente boa e quais serão os detalhes que proporcionarão o diferencial necessário para o sucesso do lançamento. Logo, diversas estratégias podem ser usadas para enriquecer o processo, como por exemplo:

  • análise da concorrência;

  • pesquisas junto aos clientes;

  • criação de MVP’s;

  • pesquisas de preços.

Desenvolvimento do produto

Ao chegar na fase do desenvolvimento do produto em si, mais da metade do caminho já foi percorrido, o que significa que todo o conceito já está pronto, bastando apenas colocá-lo em prática. É claro que na medida em que ele for sendo construído, ajustes precisarão ser feitos, seja por questões de inviabilidade técnica ou financeira.

Porém, todas as informações necessárias para realizar as adaptações já estarão disponíveis no material da pesquisa de mercado, agilizando a solução de problemas e garantindo o cumprimento dos requisitos básicos que identificam o produto como único e inovador.

Lançamento do produto no mercado

Ao fim das etapas produtivas, é chegada a hora de apresentar a novidade ao mercado. Para tal, novamente as informações levantadas na fase da pesquisa serão muito úteis. Elas contêm os dados sobre o perfil dos consumidores que deve ser aproveitado para a elaboração das campanhas de marketing no lançamento.

É essencial fazer um bom planejamento das ações para causar a impressão correta sobre seu produto e sua marca. Caso contrário, todo o trabalho realizado até esse ponto pode ser desperdiçado, frustrando as expectativas construídas.

Análise dos resultados e realização de ajustes

O trabalho de pesquisa e desenvolvimento de produto não termina com o seu lançamento. Dessa forma, a análise dos dados, tanto do lançamento quanto das vendas que se seguem, é um fator crucial para sua manutenção no mercado, uma vez que muitos detalhes podem ser ajustados para aumentar a satisfação dos clientes.

Nessa etapa, atitude de maior valor a ser tomada é ouvir tudo o que os consumidores têm a dizer sobre o seu novo produto. Os elogios são usados para aprimorar as campanhas de divulgação e as críticas para lapidar o produto em si.

Como utilizar novas tecnologias para inovar em P&D?

Ao longo de todo o processo de P&D, muitas tecnologias podem ser incluídas para facilitar as atividades. Nesse sentido, a automação é uma das táticas mais relevantes, pois proporciona mais agilidade e segurança. Não podemos deixar de lembrar que o uso de códigos de barras nos produtos contribui com esses fatores, já que ele reduz as interferências manuais que causam divergências e refações.

A variedade de tipos e aplicações desse artifício traz versatilidade e modernidade ao projeto. Além disso, com a agilidade com que as coisas têm evoluído, quanto menor for o tempo gasto entre a concepção da ideia e a entrega do produto final ao mercado, mais competitiva será a sua empresa.

Como vimos, o uso da pesquisa e desenvolvimento de produto (P&D), quando feita de forma correta, garante diversos benefícios para sua empresa. Por meio dela, as chances de obter sucesso com a oferta de uma novidade ao público são bem maiores e o seu negócio pode crescer ainda mais e de forma sustentável. Então, não deixe de usar essas dicas em seu próximo lançamento!

Este artigo foi útil para você? Saiba que ele também pode ser bastante interessante para outras pessoas. Então, ajude seus amigos e familiares compartilhando este texto em suas redes sociais!

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert