Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Usar o dia do consumidor como uma estratégia de negócios pode aumentar a visibilidade da sua empresa no mercado. Além disso, pode elevar o volume de vendas a um nível diferenciado com grandes expectativas de produção, distribuição e consumo.

No Brasil há uma cultura de que o ano começa de verdade depois do feriado de Carnaval — a maior festa popular do país com uma pausa contínua de quatro dias. E o dia do consumidor vem logo em seguida para impulsionar e incentivar a aquisição de produtos e serviços.

Neste post você vai saber o que é o dia do consumidor e quando ocorre. Além disso, também conhecerá algumas dicas preciosas de como aumentar as vendas nessa data em que o protagonista é o cliente. Boa leitura!

O que é o dia do consumidor e como surgiu a data?

O dia mundial do consumidor, fixado em 15 de março, foi criado em 1962 pelo então presidente americano John Kennedy. O objetivo da sua criação foi o de dedicar um dia especial e diferenciado aos clientes em um processo de engajamento e fidelização.

Todos os anos a data é lembrada e utilizada pelas empresas como um chamariz para as ofertas e promoções em destaque. Como o consumidor é responsável direto pelo bom faturamento e permanência de um negócio ativo, todas as honras são feitas para que haja interação e benefícios mútuos.

No Brasil, a data ainda é pouco valorizada, mas há um movimento crescente para transformar o comportamento do consumidor e sugerir boas compras com atendimento personalizado.

Quais são as dicas para aumentar as vendas do e-commerce?

Quem não gosta de ter uma data para chamar de sua? Assim como o dia das mães, dos pais, dos namorados, entre outras, o dia do consumidor também pode ser utilizado para aproximar ainda mais os compradores em potencial da sua marca.

Essa aproximação, quando bem planejada e estruturada, pode render bons frutos e o fortalecimento do negócio dentro do segmento. Dar total atenção às necessidades do consumidor e incentivar o consumo abre vantagem competitiva sobre a concorrência. Por isso, trabalhe para que o consumidor tenha uma experiência de compras agradável e traga na memória a sua marca sempre que precisar de um produto ou serviço que a sua empresa comercializa.

Tome nota do que a sua empresa pode fazer para atrair mais clientes nesse dia e validar o processo de vendas e-commerce com um padrão de excelência no atendimento!

Conheça e segmente o público-alvo

Melhor que realizar boas vendas é identificar o público e promover uma comercialização certeira. Faça uma pesquisa para conhecer o público da sua empresa e entender as suas buscas. Com a inovação tecnológica é comum na atualidade que o cliente em potencial deixe rastros de suas preferências.

O consumidor virtual é ativo nas redes sociais e costuma interagir mais facilmente com outros consumidores dos produtos que a sua empresa comercializa. Essa interação permite a troca de informações de conceitos e considerações sobre um determinado produto.

Nesse momento você vai entender e conhecer as expectativas dos potenciais clientes. Com isso, pode produzir uma campanha específica e preparar um mix de produtos baseados no seu desejo de compra.

Tenha o cuidado de estar à frente da concorrência e de despertar no consumidor a preferência por comprar na sua empresa e não no site concorrente. A forma de abordagem e o conteúdo das campanhas, aliados a um bom produto e um público-alvo correto são ingredientes para uma boa receita de sucesso nas vendas.

Crie campanhas de e-mail marketing específicas para a data

Para lembrar o consumidor de que existe uma data atribuída a ele, a abordagem por e-mail precisa salientar uma campanha direcionada para a comemoração. A cada e-mail marketing enviado é preciso divulgar as vantagens de comprar na sua empresa durante um determinado período.

Seja objetivo e, ao mesmo tempo, amável, para conquistar o consumidor pela forma humanizada de vender a imagem da sua empresa. Ao fazer essa abordagem, você pode despertar a curiosidade do consumidor de conhecer quem está por trás de uma mensagem virtualizada.

É fundamental que o consumidor seja convidado para as comemorações do seu dia. Ao entrar no ambiente da sua loja ele deve se sentir participante de uma grande festa e usufruir de tudo que foi preparado, exatamente como as campanhas de marketing divulgaram.

Use o código de barras para organizar grandes demandas

O código de barras promove a otimização dos processos e facilita as entregas para que os produtos cheguem até o consumidor de forma correta e no prazo determinado na compra. Entregar um produto em tempo hábil pode encantar o cliente e fidelizá-lo exatamente pela pontualidade.

Além do mais, o código de barras viabiliza o rastreamento em casos de extravios e permite a reposição e o atendimento ao cliente em tempo recorde. Com isso, se tem a criação de um senso de urgência para tratar com prioridade uma demanda, o que minimiza os efeitos da insatisfação momentânea.

Com a utilização do código de barras como uma ferramenta de suporte às vendas, as saídas e retiradas no departamento de estoque poderão ser acompanhadas de maneira mais adequada. Assim, o processo logístico pode ter ênfase na entrega eficiente.

Promova uma integração entre todos os departamentos — vendas, estoque, financeiro e logística — para que a comunicação flua sem ruídos e favoreça as vendas e as entregas. O beneficiado deve ser o consumidor, com reflexos positivos no faturamento da sua empresa.

Crie cupons e ofertas exclusivas para a data

Se o dia é do consumidor, todo o foco de atenção deve se voltar para ele. Uma boa estratégia é a criação de um pacote de ofertas exclusivas. Os cupons de descontos também são uma boa alternativa para dar ao cliente a liberdade de utilização em mais de um produto do seu interesse.

Com a infinidade de possibilidades ofertadas na internet, a sua empresa precisa se destacar diante da concorrência. Uma boa estratégia é influenciar o cliente em sua intenção de compras para decidir entrar no seu ambiente e buscar pelo que precisa. Por isso, os produtos anunciados como ofertas devem estar dispostos no site já no primeiro clique. Assim, o consumidor confirma o que foi proposto e sente que o dia é mesmo especial e direcionado a minimizar o impacto das compras no seu bolso.

Outra boa estratégia é oferecer e simular combos de acordo com as pesquisas do consumidor dentro do site. Parametrize o sistema para compreender a necessidade e o desejo de compra dos clientes. Assim, você pode ofertar produtos em vendas casadas e oferecer descontos específicos para que ele perceba a vantagem de compra em função dos valores cobrados no preço e no frete.

Facilite o pagamento

Muitos consumidores desejam adquirir um ou mais produtos em dias especiais de ofertas para aproveitar a oportunidade de comprar mais barato. No entanto, alguns se esbarram na limitação quanto à forma de pagamento.

Como nem todos dispõem de um cartão de crédito com limite suficiente para as compras, é importante facilitar o pagamento. Para isso, ofereça mais de uma opção, como boleto bancário ou transferência eletrônica.

E aí, gostou deste post sobre o dia do consumidor? Aprendeu a conectar a data às possibilidades de vendas e aumento do faturamento do seu negócio? Se você quer saber mais sobre o assunto, leia um conteúdo interessante sobre o código de barras para e-commerce e agilize ainda mais os seus processos!

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert