O comportamento do consumidor passou por uma grande mudança desde a popularização da internet. Com isso, a forma como as empresas divulgam seus produtos e serviços precisou ser adaptada. Nesse cenário, a automação de marketing é uma excelente forma de potencializar as ações do setor e atrair ainda mais compradores.

Portanto, neste post vamos falar sobre o conceito, quais as vantagens de usar esse artifício e quais são as atividades do marketing que podem e devem ser automatizadas. Por fim, vamos explicar os impactos na estratégia e na relação da empresa com seus clientes. Confira.

O que é automação de marketing?

A automação de marketing foi a forma que o setor encontrou de utilizar a tecnologia para conquistar mais clientes. Ela envolve uma série de atividades que podem ser sintetizadas em três grupos distintos e interligados. Vamos explicar melhor sobre cada um deles, a seguir.

Planejamento

O primeiro grupo de atividades está relacionado ao levantamento e entendimento dos pontos de contato entre a sua empresa e seus possíveis clientes (leads). Esse ponto é crucial para a implantação de uma boa automação. Afinal, as pessoas avaliam uma empresa com base nas experiências que teve.

Portanto, a cada e-mail, interação na rede social ou ligação que a sua empresa faz — ou recebe — existe algo a ser avaliado. É importante analisar esses pontos de contato e buscar aprimorá-los ao máximo.

Execução

A parte mais prática da automação está nessa fase. Ela busca realizar de forma automática todas as tarefas manuais e repetitivas do marketing. Sendo assim, você aumenta a capacidade de atuação da sua equipe. Adicionalmente, o time de vendas também é beneficiado, pois recebe leads mais qualificados.

Análise e melhoria contínua

A geração de relatórios é uma das práticas essenciais de uma boa automação de marketing, mas não basta gerá-los. É preciso realizar análises multicanais, a fim de encontrar os pontos fortes e fracos da estratégia adotada. Assim, é possível tomar as devidas providências para melhorar os resultados continuamente.

Por que automatizar o marketing da sua empresa?

A automação do marketing promove uma série de benefícios. Dentre eles vamos listar alguns dos mais relevantes:

  • aumenta a capacidade de atuação do time de marketing;

  • diminui a necessidade de novas contratações no time de vendas;

  • aumenta a quantidade de leads;

  • aumenta o reconhecimento da marca do mercado;

  • diminui os custos de aquisição de clientes;

  • ajuda a conhecer melhor os clientes e desenvolver ações mais direcionadas;

  • aproxima o cliente da empresa;

  • ajuda a fidelizar os clientes.

O que pode ser automatizado no marketing?

Quase tudo no marketing pode ser automatizado, mas vamos tratar detalhadamente dos principais pontos de automação utilizados atualmente. Acompanhe.

Gestão de redes sociais

As redes sociais têm um papel muito importante na estratégia de marketing de qualquer tipo de empresa hoje em dia. Afinal, boa parte da população mundial está presente em pelo menos uma delas.

Por meio da automação nas redes sociais, é possível fazer um planejamento mais extenso de publicações. Isso ajuda a proporcionar mais flexibilidade para a equipe sem deixar de dar a devida atenção aos clientes. A automação pode envolver desde o agendamento de postagens até o uso de robôs que ajudam na interatividade.

E-mail marketing

A automação do envio de e-mails é outra arma poderosa no marketing digital. Com o uso das ferramentas certas, é possível determinar para quem e quando enviar cada mensagem. Você pode pontuar seus leads à medida que eles interagem com suas publicações no blog ou em suas páginas do site, por exemplo.

Com isso, você pode elaborar uma estratégia muito mais apurada de conteúdo e enviar sempre os conteúdos certos para cada pessoa.

Gerenciamento de leads

O gerenciamento de leads sem automação é uma tarefa muito mais difícil. Afinal, não é nada fácil fazer cruzamentos de dados manualmente. Por isso, as principais ferramentas de automação do mercado oferecem formas de identificar e pontuar os leads.

Dessa forma, é possível saber quais são aqueles que precisam receber mais informações antes de serem abordados pela equipe de vendedores e quais já estão prontos para comprar.

O que muda na estratégia do setor de marketing?

A automação das atividades do marketing faz toda a diferença na estratégia do setor para a captação de novos clientes. Em primeiro lugar porque ela abre um leque maior de opções e oportunidades. A quantidade de informações que ela gera, de forma simples e fácil, ajuda a criar planejamentos mais assertivos.

Além disso, existe uma mudança na forma de elaborar cada execução. Sendo assim, a possibilidade de realizar ações mais integradas entre os diversos canais ajuda a criar campanhas mais completas e abrangentes. Ao mesmo tempo, elas serão mais focadas no seu cliente ideal.

Por meio da automação, você pode publicar um artigo no blog e criar uma postagem nas redes sociais para fazer a divulgação e ainda enviar um e-mail para a sua lista de assinantes da newsletter. Tudo isso de forma centralizada e automática.

Qual é o impacto da automação de marketing na relação da empresa com seus clientes?

Um dos principais “efeitos colaterais” da automação de marketing está na mudança da relação da empresa com seus prospects e clientes. A diferença pode surgir já no primeiro contato.

Quando um visitante do site deixa o e-mail para receber a newsletter, você já pode enviar um e-mail de boas-vindas e começar a estabelecer um contato mais frequente.

Nas redes sociais, por exemplo, é muito mais fácil manter uma regularidade de postagens. Além disso, o uso de bots ajuda a tirar diversas dúvidas de forma automática, diminuindo a necessidade de um profissional dedicado a isso.

Enfim, a automação de marketing proporciona uma série de benefícios para a empresa como um todo. Quando trabalhado de forma planejada e estruturada, o crescimento do negócio se torna algo natural. Por isso, se você ainda não começou, não deixe para depois. Aproveite todas as vantagens e conquiste cada vez mais clientes.

Se você gostou deste post, compartilhe-o em suas redes sociais para que os seus amigos também possam aprender um pouco mais.