Plataforma de negócios GS1Powered by Rock Convert
Banner para o guia Inovação, o futuro dos negócios. Guia Missão Técnica GS1 Brasil — AlemanhaPowered by Rock Convert

Já dizia um velho ditado: “a propaganda é a alma do negócio”. É inegável a importância da divulgação da sua empresa, mas ela não deve ser considerada o único foco no qual devemos nos concentrar. Você já parou para pensar no impacto que a embalagem tem na escolha do cliente? É por essa razão que muitas empresas já vêm usando o Design Thinking no desenvolvimento de embalagens.

Se as embalagens são tão importantes na imagem da sua empresa e na atração do cliente, por que não buscar meios de inovar em sua criação? É claro que a fidelização do cliente acontece a partir da qualidade e da disponibilidade do seu produto, mas considere que será ela — a embalagem — a primeira a conversar com seu cliente e convencê-lo a fazer a primeira compra.

Se você deseja entender melhor de que forma o Design Thinking pode ajudar a sua empresa a fazer sucesso com as embalagens, continue lendo. Preparamos, abaixo, um artigo especial sobre o assunto.

Afinal, o que é Design Thinking?

Podemos dizer que Design Thinking é um novo conceito de conduta nas empresas. A expressão inglesa pode ser traduzida literalmente como “pensamento do design”. Na prática, tal questão vai além da identidade visual ou do design de produtos. O Design Thinking visa a promover o bem-estar para as pessoas.

Outra característica importante desse pensamento é a observação do ambiente ao redor. Do ponto de vista do Design Thinking, é preciso entender o contexto em que as ações se aplicam, para inovar e adaptar procedimentos. Não é preciso ser da área de design para aplicar suas premissas, basta olhar o mercado (e o mundo) sob um ponto de vista mais emocional, estético e cognitivo.

Como o Design Thinking se aplica à criação de embalagens?

Na hora de aplicar o conceito à criação de embalagens, é necessário, antes de mais nada, conhecer o seu público-alvo. O que essas pessoas esperam da sua empresa? Quais são as suas visões e os seus valores? Estariam dispostas a pagar mais por um produto com embalagem diferenciada ou essa não é uma prioridade?

E isso não é tudo — é preciso acompanhar também as tendências da sociedade em termos gerais e cumprir o dever social de todos. Pensar em sustentabilidade e consciência ambiental também conta pontos e pode se tornar um diferencial para a sua empresa.

Quais são as etapas do Design Thinking para o desenvolvimento de embalagens?

Na hora de desenvolver embalagens segundo o conceito de Design Thinking, há algumas etapas que precisam ser levadas em conta. Veja a seguir!

Imersão

Estamos falando de uma fase de conhecimento. Como dissemos acima, é importante conhecer o perfil do público e dos pontos de venda onde será oferecido o produto. Nessa etapa, valem a observação, as pesquisas, os experimentos etc. Tudo para levar você a tomar os rumos certos para, mais que satisfazer as expectativas do seu público, surpreendê-lo no sentido mais amplo da palavra.

Análise e síntese

Uma vez coletadas as informações na fase de conhecimento, é hora de analisá-las de um ponto de vista mais lógico. Entender qual a razão por trás de determinados hábitos de consumo do seu público é uma forma de manter-se próximo a ele e de trabalhar, de fato, para proporcionar prazer desde a compra do produto até o seu consumo.

Ideação

Essa é a fase do brainstorming; é a hora de ter ideias que coloquem em prática o que foi analisado nas etapas anteriores. É preciso ter sensibilidade para estabelecer uma relação entre as vontades e as necessidades do seu público. Também nesse momento, é preciso ter coragem para ousar. É a hora da tentativa e do erro. Pressupor que algo não vai funcionar sem ao menos tentar pode impedir você de implementar grandes ideias.

Prototipação

Uma vez estabelecido o design da embalagem, com base na coleta de dados das etapas anteriores, é hora de colocá-lo em prática. Distribuir uma amostragem em determinados pontos de venda é uma forma de observar como a sua solução se comporta na prática. Há, até mesmo, a possibilidade do lançamento de duas versões experimentais, antes de determinar, de fato, qual será a definitiva.

Teste

Sabe aquelas amostras distribuídas na fase anterior? Você precisa identificar, com precisão, qual foi a resposta do público a elas, em termos de consumo.

Pode ser que alguma modificação se faça necessária e é importante que ela seja implementada antes que o produto esteja já lançado, nas prateleiras de todos os pontos de venda. Investir em algo que não vai funcionar na prática só trará prejuízos e ainda abalará a imagem da sua empresa. É por isso que é preciso avaliar, a partir de certas métricas, quais os resultados dessa fase de teste.

Qual o papel da estética nas embalagens?

A princípio, a função da embalagem é manter o produto protegido das condições ambientais e preservar suas propriedades até o momento do consumo. Por essa razão, o material e o tamanho precisam ser escolhidos de acordo com o item a ser envasado.

Ademais, a embalagem traz informações importantes quanto à composição do item, as instruções de consumo, os prazos de validade, o código de barras e outras questões essenciais para estabelecer uma relação de confiança e responsabilidade entre fabricante, ponto de venda e consumidor final.

Entretanto, atualmente, a estética também tem papel fundamental nos resultados do produto. Pensar no material, nas cores e nos itens que constarão na embalagem também é uma forma de conectar-se emocionalmente com o público. Mesclar modernidade a itens que remetem a certas memórias afetivas, por exemplo, é uma forma efetiva de atração.

Como se pode ver, o Design Thinking no desenvolvimento de embalagens tem tudo para ser revolucionário para a sua empresa. O consumidor de hoje deseja mais que um produto protegido de agentes externos — em meio à correria do dia a dia, encontrar uma maneira de atingi-lo de forma mais profunda traz um alento e cria laços, fatores determinantes na hora de destacar-se em meio à concorrência.

Este artigo foi útil para você? Já está pensando em implementar o Design Thinking no desenvolvimento das suas próximas embalagens? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert