A embalagem de produto muito além da função de transporte

Diante de um público cada vez mais exigente e ativo no processo de compras e da alta competitividade em praticamente todos os segmentos do mercado, as empresas precisam investir na busca constante por diferenciais que elevem a percepção de valor das suas mercadorias. E, dentro desse contexto, é fundamental entender a embalagem de produto muito além da função de transporte.

Logicamente, a sua importância na logística é inegável, mas o fato é que para uma organização inteligente e criativa, uma boa embalagem também possui uma série de outras funções extremamente cruciais. Quer conhecer quais são elas e aprender um pouco mais sobre esse tema?

Então confira o conteúdo que preparamos a seguir e descubra como uma boa embalagem pode ajudar no seu marketing e ampliar as suas vendas!

A importância da embalagem

A primeira coisa que pensamos quando nos lembramos da importância da embalagem de produto é que ela serve principalmente para proteger o seu conteúdo, mantendo-o longe das adversidades do meio externo. Obviamente, é fundamental que ela traga segurança e proteção para as mercadorias, mas o fato é que ela também pode — e deve — possuir alguns outros atributos.

A embalagem perfeita contribui com a praticidade, a conveniência, a facilidade de uso e muito mais. Ela agrega valor e guarda forte relação com a marca, podendo até adicionar um fator emocional em relação ao artigo e à sua identidade.

As embalagens, além de serem bonitas e ter relação adequada com a marca, também devem possuir atributos que sejam perceptíveis com a praticidade, a conveniência, a facilidade de uso. É necessário também que o produto traga segurança e conforto para o consumidor, além de demonstrar a proteção do produto. Uma embalagem bem-feita pode até contribuir para a fidelização do consumidor.

A embalagem de produto e o marketing

Uma empresa com uma gestão estratégica vai utilizar a embalagem do produto como uma verdadeira ferramenta de marketing. É preciso ter em mente que o cliente visualiza inicialmente o invólucro e é por meio dele que haverá a famosa e importante primeira impressão. Se a função primordial da embalagem do ponto de vista logístico é a de proteção, sob esse novo prisma ela é um veículo de comunicação da mais elevada importância.

No varejo, esse item tem a obrigação também de atrair e seduzir, podendo ser, muitas vezes, determinante para que um consumidor escolha e efetivamente compra um determinado produto. Quando utilizada em estratégias de merchandising sazonais, elas podem alavancar o desempenho e atrair novo público. Quem nunca se encantou com uma caixinha com um tema de Natal, por exemplo?

Em dias tão competitivos como os de hoje, as embalagens são muito mais do que um mero embrulho: elas podem ser um diferencial competitivo. Campanhas promocionais bem articuladas podem utilizá-las como forma de abordagem, ajustando os objetos com os seus rótulos e criando mensagens com ligação direta com o que está sendo divulgado.

Principais funções da embalagem de produto

Como vimos, a embalagem de produto tem uma relação muito íntima com o marketing. No entanto, ela também tem outras funções primordiais:

Função de comunicação

Essa função pode estar intimamente ligada com o marketing, mas vai muito além disso. A embalagem precisa levar informações para o público que devem ir muito além do merchandising. Por meio de símbolos, impressões e cores, o fabricante relevará dados importantes da marca e da mercadoria para os clientes ou até mesmo para o meio interno da empresa.

Nos recipientes industriais, mais relacionados com a logística, o código de barras é indispensável para dar mais dinâmica e precisão à atuação dos funcionários, minimizando as chances de erros, reduzindo o retrabalho e aumentando a velocidade desses processos como um todo.

Função de proteção

A embalagem de produto, logicamente, também tem uma poderosa função de proteção, tanto no que diz respeito à integridade dos artigos quanto à salubridade de quem os manuseia, sejam eles funcionários ou clientes.

Os artigos ficam, portanto, retidos nos seus invólucros, que devem ser escolhidos e preparados de acordo com a necessidade de contenção e abrigo de cada item.

Função de sustentabilidade

Poucas pessoas param para pensar nesse aspecto, mas o fato é que uma embalagem informativa e eficiente também tem a função de evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Em dias onde as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o seu impacto pessoal no meio ambiente e tendem a valorizar as empresas que são mais amigas da natureza, isso pode ser outro tremendo diferencial.

Quando os produtos estão bem embalados e com as informações adequadas expostas, eles ficam com a ocupação de espaço otimizada, demandando menos espaço e manuseio no estoque.

Isso facilita as etapas de transporte e distribuição, o que não apenas traz ganhos em economia para a própria organização, como também permite a distribuição mais eficaz de mercadorias, minimizando a quantidade de combustível utilizado e de gás carbônico liberado na atmosfera.

Como produzir uma boa embalagem de produto

Depois de conhecer todas essas funções e benefícios, você deve estar se perguntando qual é a forma ideal de produzir uma boa embalagem de produto. O fato é que a resposta para essa pergunta vai variar bastante não apenas com o segmento no qual a sua organização atua, mas também com outros detalhes como o tipo de mercadoria, as estratégias de marketing, o público-alvo e até mesmo a sazonalidade.

Dentro desse contexto, contar com ajuda de uma empresa especializada na produção de embalagens pode ser de grande valia. Elas têm uma equipe de criação voltada para isso, com total conhecimento dos conceitos de cores, formatos, materiais e até mesmo da legislação.

Dessa maneira, você consegue deixar suas mercadorias mais seguras e atraentes, aumentando a percepção de valor da sua marca e podendo dar um salto de desempenho, atingindo o sucesso que você sempre sonhou!

E agora, viu como a embalagem de produto vai muito além da função de transporte? Gostou desse conteúdo? Então confira também o nosso artigo que fala sobre a relação da embalagem com a identidade visual de uma marca!

 

 

Postagens relacionadas
Saiba como funciona o registro do código de barras
Saiba como funciona o registro do código de barras
Como o design de embalagens pode melhorar a experiência do cliente?
Como a embalagem pode definir o sucesso da empresa?
Entenda como usar o código de barras para aumentar a produtividade
A importância do código de barras no combate aos produtos falsificados

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web