Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Para entender por que o inbound marketing representa uma ótima estratégia para aumentar as vendas, basta observar a revolução que a internet causou na vida de todos nós.

Hoje, sempre que temos uma dúvida a respeito de como fazer algo ou queremos saber mais sobre um produto que desejamos ter, buscamos informações no Google antes mesmo de perguntar a um especialista no assunto ou vendedor.

Então, imagine que bilhões de pessoas estão conectadas e sedentas por informação. Percebeu que o fato de uma empresa não ter um site na internet e desprezar a importância de investir em marketing é o mesmo que não existir?

Pensando nisso, nós selecionamos 5 maneiras para você aumentar as suas vendas com inbound marketing. Acompanhe:

1. Produza conteúdo relevante para o seu público

Além do site da empresa com apresentação de portfólio, ofertas e informações de contato, é fundamental manter um blog com artigos de interesse do seu público. Esses textos são os principais responsáveis por fazer com que a sua empresa seja localizada nos buscadores.

Isso acontece porque são aplicadas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que é uma forma de conseguir um bom posicionamento no Google por meio do uso de palavras-chave. É preciso levar em consideração que, para conseguir atrair clientes com o inbound marketing, é necessário produzir conteúdo útil e manter as publicações frequentes.

Para ter certeza de que um conteúdo é útil, é necessário antes pesquisar o que exatamente o seu público está procurando, saber quais são as suas dores, problemas e expectativas em relação aos produtos que você oferece.

Também é ideal diversificar o material publicado. Você pode analisar de que forma o seu potencial cliente mais gosta de consumir conteúdo: artigo, vídeo, webinar, e-book, newsletter, entre outros. Assim, em pouco tempo você vai conseguir aumentar o engajamento com a sua marca.

2. Integre o setor de marketing com a equipe de vendas

Uma das principais vantagens do inbound marketing é a capacidade de integrar as estratégias de marketing com o serviço de vendas. Isso ocorre porque a lead ou potencial cliente passa por quatro estágios: atração, conversão, venda e recomendação.

No estágio de atração, como o próprio nome diz, o usuário é atraído pelo conteúdo que a sua empresa produz. Na maioria dos casos, ele ainda não está decidido a comprar, pois está apenas pesquisando.

Na fase de conversão, ele deixa de ser apenas um visitante e passa a ser uma lead: isso significa que ele baixou um e-book que você disponibilizou ou assinou a sua newsletter, por exemplo. Ao fazer isso, ele deu permissão para receber outros materiais da sua empresa.

Então, quando a lead passa por todos esses estágios é porque está bem informada sobre as possíveis soluções para as suas necessidades, ou seja, está pronta para comprar. É aí que o time de vendas entra em ação.

3. Identifique o público-alvo por meio do inbound marketing

O segredo de uma boa estratégia de inbound marketing é conhecer bem o público-alvo. Não apenas as informações básicas de contato, faixa etária ou localização, mas dados específicos como preferências, estilo de vida, histórico de compra, entre outros.

A prática do inbound permite uma visão mais abrangente do cliente, uma vez que ele próprio fornece diversas informações sobre sua rotina diária. Isso faz com que você possa criar campanhas personalizadas para um público específico, ou seja, é possível oferecer o conteúdo certo para o público certo.

Dessa forma, você consegue fidelizar clientes, conquistar novos compradores, potencializar o resultado das vendas e aumentar o engajamento com a sua marca, principalmente se a sua empresa fabrica o próprio produto.

4. Invista em tecnologia para otimizar os resultados

Hoje, a tecnologia oferece recursos de fácil operação para gerenciar cadastro de clientes e e-mails — um deles é o sistema CRM (Customer Relationship Management), um aplicativo que auxilia na gestão de relacionamento com o cliente.

A plataforma permite criar campanhas personalizadas de e-mail marketing ou newsletter, enviar o material para um público específico e monitorar os resultados, ou seja, é possível saber quem abriu o e-mail ou não, que estratégia deu certo e o que precisa ser melhorado.

Além do e-mail marketing, o sistema CRM ajuda a acompanhar o status do cliente nos quatro estágios da compra citados aqui. Isso facilita muito as atividades das equipes de marketing e vendas e agiliza o fechamento de negócios por meio da própria plataforma.

5. Marque presença nas redes sociais

Produzir conteúdo relevante nas redes sociais é uma necessidade de qualquer empresa que deseja aumentar o engajamento com o público, conquistar mais leads e vender mais.

Essas mídias também fazem parte de uma estratégia inbound focada em resultados, principalmente porque, além das publicações orgânicas (gratuitas), é possível investir em anúncios pagos e alcançar um público muito maior.

Você pode, inclusive, publicar anúncios ou conteúdos exclusivos para um público segmentado. Por exemplo, se a sua empresa é B2B pode anunciar diretamente para comerciantes que oferecem um produto do seu nicho. Enfim, são muitas as possibilidades de segmentar.

É importante lembrar que grande parte dos usuários de redes sociais estão buscando informação e entretenimento. Por isso, evite a publicidade explícita. Compartilhe os artigos que foram redigidos para o blog, vídeos, posts reflexivos e divertidos. Capriche na qualidade da imagem e incentive o seu público a interagir.

Como você viu, essa estratégia de marketing é muito diferente do marketing tradicional. Ela não utiliza nenhum tipo de publicidade invasiva, pelo contrário, é uma abordagem que trabalha incansavelmente para conquistar clientes. Parte dessa conquista é oferecer o que eles desejam: informação, conteúdo e entretenimento.

E então, deu para perceber que o inbound marketing é uma ótima maneira de conquistar o seu espaço, dominar o mercado, vender muito mais e expandir os negócios? Assim, quando você quiser dar passos mais largos e começar a exportar produtos, a sua empresa já estará no caminho certo rumo ao sucesso!

Gostou do artigo? Temos muito mais! Aproveite e leia também: Outbound ou inbound marketing? Qual o ideal para uma PME?

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert