desafios da logística

Desafios da logística: quais os principais e como superá-los?

plataforma GS1Powered by Rock Convert

Os desafios da logística estão presentes em empresas de todos os segmentos, o tempo todo. Afinal, os processos da logística acompanham os produtos por toda a cadeia de suprimentos. Ela abrange desde o controle de estoque, até os fluxos de entrega a reposição de matéria-prima.

Com o início da pandemia, houveram grandes mudanças no mercado. A diminuição do fluxo de pessoas em lojas e o aumento das vendas online contribuiu para que os desafios nesse setor se tornassem ainda maiores. Como se não bastasse essa transformação nos hábitos de consumo, ainda é necessário pensar em organização e segurança.

Está com dúvidas sobre como lidar com essas novidades em sua empresa? Acompanhe este texto com os principais desafios da logística e algumas dicas de como superá-los. Acompanhe!

Organização de estoques

A organização de estoque, seja no sentido físico ou burocrático, é algo que demanda atenção. No geral, é preciso organizar-se para que o que foi produzido primeiro seja vendido primeiro, especialmente quando se trata de material perecível. Além disso, mercadorias misturadas só dificultam a separação para venda e atrapalham o inventário periódico de estoque.

Escolher um espaço estratégico e organizar produtos por categoria é uma forma inteligente de facilitar a logística. A gestão de estoque também faz toda a diferença.

Já imaginou a sua empresa trabalhando com um sistema de automação, que contabilize matérias-primas e mercadorias em estoque a partir da leitura do código de barras? São soluções como essa que otimizam seu tempo e permitem melhor planejamento.

Redução de custos

No início da pandemia, um drama tomou conta dos empresários de modo geral: em pleno primeiro trimestre do ano, todo o planejamento de compras e produção caiu por terra. De uma semana para outra, não se sabia mais como seria possível vender, que produtos teriam mais ou menos saída e quais seriam os procedimentos cabíveis para produção.

Entretanto, agora já temos experiência suficiente a respeito desse período para fazer um novo planejamento. Saber exatamente quais produtos têm maior saída permite comprar apenas o suficiente para garantir o fluxo da produção, sem que itens de pouca saída fiquem parados por muito tempo. Se houve uma redução na receita das empresas, também é necessário tomar medidas para reduzir os custos.

Eficiência operacional e mensuração

Muitos gestores não se sentem motivados a mensurar o desempenho de seus setores de logística simplesmente por que não sabem por quais meios fazê-lo. Se a produtividade de um setor de produção ou vendas pode ser facilmente reconhecida, como entender se a logística está realmente funcionando?

Se pensarmos a logística como algo que acompanha os produtos ao longo de diversas etapas da cadeia de suprimentos, a sua mensuração também não deve ser pensada de forma limitada. O monitoramento e controle deve ser constante na empresa.

A avaliação de desempenho da logística pode se basear em itens como prazos de entrega, custos e níveis de estoque. Os sistemas de automação, que integram dados de diversos setores, são ótimos para essa ação.

Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert

Segurança nas transportadoras

Engana-se quem pensa que os riscos de assaltos e acidentes nas estradas é menor durante a pandemia. Contar com medidas de segurança que visem prevenir tais ocorrências é uma forma inteligente de atenuar os riscos.

Se você utiliza veículos próprios para entrega, eles precisam de manutenção. Não se trata de custo, mas sim de investimento. Pense que um acidente pela falta dele pode trazer prejuízos ainda maiores.

Além disso, é importante oferecer treinamentos de operação e conscientização aos motoristas. Caso você utilize serviços terceirizados de transporte, o controle de carga é a melhor saída. Saber quais mercadorias, quantidades e lotes estão em cada entrega ajuda a acompanhar prazos e determinar a procedência caso algum evento adverso venha a ocorrer.

Preparação de pessoal

De nada adianta contar com sistemas altamente eficientes no controle de mercadorias se o seu pessoal não está preparado para utilizá-los. Sendo assim, não basta escolher as ferramentas certas, mas também é necessário oferecer treinamentos e palestras que conscientizem a todos sobre a importância da sua utilização sistemática.

Ainda que suas mercadorias sejam todas identificadas com códigos de barras e você conte com sistemas que permitam a sua leitura óptica e registro no sistema, os envolvidos no processo precisam utilizar essas ferramentas. Além disso, todos devem estar cientes de prazos e metas, para que trabalhem em conjunto.

Experiência do cliente

Com a pandemia, estamos todos mais ansiosos e inseguros. Isso também reflete em nossos hábitos de consumo. É como se os consumidores estivessem mais imediatistas e exigentes do que nunca. E você precisa estar à altura de tais demandas.

Assim, cumprir (ou até mesmo antecipar) prazos de entrega, oferecer diferenciais e trabalhar ações de pós-venda são formas eficazes de proporcionar experiências únicas, que provavelmente serão repetidas.

Quando você reconhece e classifica as mercadorias por lote, fica mais fácil recolher itens defeituosos e rastrear entregas. Sistemas que permitam a integração de dados também são agentes de grande importância, já que disponibilizam o histórico de compras e contatos de cada cliente.

É assim que você entende as necessidades do seu público e passa a trabalhar de modo a atendê-las. Lembre-se de que o aumento nas vendas online também significa que o seu cliente tem um leque muito maior de opções em sua tela — e você precisa atuar com excelência para vencer toda essa concorrência.

Os desafios da logística só aumentam nos últimos tempos. Contar com mão de obra qualificada, implantar o código de barras em seus produtos, zelar pela segurança de pessoas e mercadorias, contar com ferramentas tecnológicas e estar aberto às inovações são formas de garantir uma boa atuação desse setor da sua empresa. O sucesso com o público, especialmente em tempos de crise, pode ser a chave para o crescimento que você tanto almeja.

Se este post foi útil para você, que sempre busca os melhores meios de otimizar a logística da sua empresa, entre em contato conosco e conheça nossas soluções.

Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.