Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Você conhece a importância do código de barras na logística? Estamos falando de uma espécie de número de identificação do produto. O código de barras é uma sequência numérica única que contém a origem, as características e a localidade do produto. Uma vez gerado, ele passa a fazer parte de um cadastro que permite a leitura em qualquer estabelecimento que conte com um equipamento específico para isso, o leitor óptico.

Percebe como a identificação do produto se torna muito mais fácil quando se conta com uma numeração que pode ser rapidamente detectada por uma máquina? Por essa razão, ele é considerado um grande avanço proporcionado por uma era mais informatizada, capaz de otimizar até os processos mais complexos dos ciclos seguidos por um produto, desde a fabricação até chegar ao consumidor.

Se você deseja entender melhor as vantagens que o código de barras pode trazer ao seu produto, continue lendo abaixo. Preparamos um post especial sobre o assunto.

Vantagens do código de barras

Aumento da produtividade

Fazer o registro manual de produtos leva tempo. Imagine anotar manualmente cada produto que entra e sai do seu estoque — seria necessário contar com colaboradores especificamente para fazer isso.

Quando você substitui esses processos manuais por outros automatizados, as pessoas envolvidas ficam mais livres para se dedicar a outras atividades. Dessa forma, há um aumento na produtividade em termos gerais.

Redução de erros

O registro e controle manual de produtos também é passível de falhas humanas. Não estamos dizendo que sistemas informatizados estão isentos de erros e bugs, mas quando tudo depende da ação das pessoas as falhas costumam ser mais frequentes.

Tais ocorrências geram retrabalhos, transtornos e até mesmo prejuízos. O código de barras permite o controle do fluxo do produto a partir de uma simples leitura óptica, o que permite maior precisão e confiabilidade.

Redução de custos

Os erros humanos, associados ao tempo dispendido em processos manuais, representa um aumento de custos para a empresa. Além de manter uma equipe maior, ainda é necessário contornar e corrigir erros. Quer um exemplo? Uma falha no registro pode fazer com que um dos produtos mais vendidos fique em falta, o que implicaria em perdas consideráveis de vendas.

Aliás, o controle de estoque é uma etapa na qual o código de barras pode ser considerado essencial. Conhecer exatamente cada entrada e saída permite manter o funcionamento do fluxo de mercadorias e torna possível elaborar relatórios de vendas em poucos cliques.

Dessa forma, fica mais fácil planejar as compras, de modo que as mercadorias não faltem e não fiquem paradas no estoque por muito tempo.

Aumento da rastreabilidade

Com o código de barras, fica muito mais fácil rastrear o produto em todas as etapas que envolvem a logística. Além do controle de estoque que já citamos acima, a conferência de mercadorias, o planejamento e acompanhamento durante trânsito e o balanço de vendas se torna muito mais fácil e preciso.

Sendo assim, implantá-lo é a melhor maneira de rastrear o produto em todas as fases do processo de logística.

Destaque em meio à concorrência

Implantar o código de barras é uma forma de estar à frente da concorrência. Trata-se de uma formalidade que permite à empresa ganhar uma posição de destaque no mercado, devido à seriedade e confiabilidade que transmite.

Ainda que você produza doces caseiros, o código de barras confere uma imagem de uma empresa organizada e comprometida em manter a qualidade.

Dicas para aplicar o código de barras

Uma vez conhecidas as vantagens do código de barras, resta saber como aplicá-lo corretamente aos seus produtos. Para ajudá-lo, listamos algumas dicas de itens importantes na hora de colocar em prática essa questão.

Escolha o o melhor código de barras para a sua aplicação

Para cada tipo de processo, existe um modelo de código de barras específico. Se a ideia é colocar o produto em pontos de vendas, existe o EAN-13, por exemplo, que é o mais indicado para essa situação.

Existem outras aplicações específicas de códigos de barras, que facilitam a rastreabilidade em qualquer lugar do mundo. Entender quais são os seus objetivos com o produto e levar isso em conta na hora de aplicar o código de barras é uma forma de acertar na escolha.

O tamanho do código também é importante. Existe uma proporção que precisa ser mantida entre a altura das barras e a distância entre elas. Sendo assim, você deve levar isso em conta na hora de aplicá-lo às suas embalagens. Tenha em mente que não é possível simplesmente achatar ou esticar o código.

Opte por um processo de impressão

A impressão do código de barras é importantíssima, já que ele precisa ser legível para ser detectada pelos leitores.

Como opções, podemos citar a impressão digital, flexografia, impressão offset etc. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens e cabe a você escolher a que melhor se aplica à sua necessidade. A quantidade necessária e os custos também são determinantes nessa escolha.

Inclua o código de barras em um local estratégico da embalagem

Outra dúvida muito comum é qual o melhor local da embalagem para se incluir o código de barras. O ideal é que ele não fique muito próximo a quinas, dobras e emendas, já que isso poderia dificultar a leitura. Em produtos agrupados, o ideal é posicionar o código de modo que a embalagem maior não precise ser aberta para a leitura.

Do ponto de vista estético, você deve balancear a praticidade na leitura com a aparência da embalagem. Ao mesmo tempo em que a leitura é fácil, o código também é parte da embalagem e deve estar em harmonia com ela. Cabe a você encontrar o equilíbrio entre essas duas vertentes e criar uma embalagem funcional e atraente.

Poderíamos ficar aqui por horas falando sobre a importância do uso do código de barras na logística. Codificar produtos é uma forma de identificá-los e torná-los únicos em um mercado amplo e variado. Já que vivemos em uma época na qual tudo pode ser automatizado, permitir a identificação de itens com um simples clique é uma ótima maneira de otimizar todo o processo, desde a fabricação até a venda.

E você? Quer entender melhor a questão do código de barras? Então, não deixe de baixar nosso e-book e descobrir tudo sobre o assunto!

Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert