Neste post você descobrirá o que é cadeia de suprimentos e entenderá porque ela pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de seu negócio.

O que é cadeia de suprimentos e por que ela é tão importante?

Você sabe o que é cadeia de suprimentos e qual a sua importância para o cotidiano corporativo? Em um mercado tão competitivo, a necessidade de conquistar a preferência do consumidor é cada vez maior e, por isso, estratégias como essa desempenham um importante papel.

No post de hoje você descobrirá o que é cadeia de suprimentos e entenderá porque ela pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de seu negócio. Quer aprender? Acompanhe!

O que é cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos, também conhecida como Supply Chain, já é um conceito bem difundido no universo empresarial. No entanto, é comum encontrarmos empreendedores que possuem dúvidas sobre o tema.

Em resumo, quando falamos em cadeia de suprimentos, estamos nos referindo a uma rede interligada de negócios que engloba toda a operação da empresa. Assim, ela configura-se desde o armazenamento da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final.

Desse modo, ela pode ser entendida como o conjunto de atividades que envolvem inúmeros processos, como compra de produtos e matéria-prima, armazenamento e estocagem, movimentação interna, desenvolvimento de embalagem, transporte e todo o suporte para que os processos empresariais funcionem de maneira adequada.

Nesse cenário, pode-se afirmar que a gestão da cadeia de suprimentos — Supply Chain Management — é uma das grandes responsabilidades de um empreendedor. Por meio dela é possível planejar de maneira estratégica todos os processos de uma empresa.

Qual a importância da Supply Chain?

Partindo da premissa de que o cliente é a razão de existir de uma empresa, podemos concluir que a cadeia de suprimentos, bem como sua correta gestão, é fundamental para o crescimento empresarial.

Nos últimos anos, é possível perceber uma mudança acentuada no perfil do consumidor contemporâneo. Se antes ele comprava tendo como base o preço do produto ou serviço, atualmente tem se tornado mais crítico e seletivo.

Isso faz com que as empresas necessitem investir bastante na qualidade do serviço prestado, o que demanda um funcionamento adequado de toda a cadeia de suprimentos.

Quanto mais a empresa evolui, aperfeiçoa seus métodos e trabalha em busca de processos mais eficientes e produtivos, mais aumenta seus resultados.

Podemos citar como exemplo, o uso de plataformas inteligentes pelas empresas, permitindo que o cliente acompanhe em tempo real o andamento de seu pedido até a efetiva entrega. Esse domínio total da cadeia de suprimentos aperfeiçoa o relacionamento entre comprador e vendedor, já que transmite confiança e credibilidade.

Ou seja, a cadeia de suprimentos é essencial para o desenvolvimento de uma empresa, já que negócios que possuem essa gestão diferenciada no tratamento de clientes conseguem alcançar índices maiores de faturamento.

Quais os benefícios de se ter uma cadeia de suprimentos bem organizada?

Conforme exposto, a gestão da cadeia de suprimentos é o procedimento que gerencia e organiza todos os processos e fluxos da empresa, como bens, serviços e finanças. Além disso, ela é responsável por intermediar a relação do empreendimento com seus parceiros, fornecedores e transportadora.

Mas, quais os benefícios isso pode trazer ao negócio? Confira!

Permite uma produção otimizada

Um dos benefícios de se manter a cadeia de suprimentos bem organizada é a otimização da linha de produção do negócio. Como o gestor tem controle e acesso a todas os processos internos e externos, consegue alcançar melhores resultados.

Assim, é possível ofertar uma melhor experiência ao cliente, com um produto e serviço de melhor qualidade e assegurar sua entrega no prazo acordado.

Auxilia na redução de custos operacionais

Reduzir custos é um dos grandes objetivos dos empreendedores. No entanto, esse é também um grande desafio, já que o corte de gastos não pode afetar a eficiência e produtividade da empresa.

É nesse aspecto que conhecer e dominar a cadeia de suprimentos ganha especial relevância. Afinal, quando se conhece todas as fases da produção é possível visualizar gargalos, falhas e desperdícios.

Com isso, todos saem beneficiados: a empresa que consegue trabalhar em alto nível sem desperdício de recursos e o cliente que recebe um preço competitivo e dentro de suas expectativas.

Reduz o tempo do processo

Atualmente, a empresa que não consegue efetuar uma entrega em tempo hábil acaba tendo sua reputação afetada. O consumidor contemporâneo valoriza a qualidade do serviço tanto quanto a rapidez com que todo o procedimento é executado. Por isso, deixar de acompanhar a cadeia de suprimentos pode trazer grandes prejuízos ao negócio.

De outro modo, resta claro que uma gestão eficiente dessa rede de procedimentos reduz o nível de complexidade e  aumenta a velocidade do processo.

Dessa maneira, o empreendimento consegue entregar ao cliente um produto e serviço dentro dos padrões de qualidade e em menos tempo.

Contribui para o aperfeiçoamento da logística do negócio

A cadeia de suprimentos está intimamente ligada à logística da empresa. Afinal, acompanha-se o processo desde o pedido do cliente até a entrega do produto ou serviço.

Portanto, uma das vantagens de se utilizar essa metodologia é a melhora significativa em toda a logística empresarial. Aliás, como empreendedor você sabe o quanto ter uma logística eficiente é importante para o funcionamento e crescimento do negócio.

Promove a inovação empresarial

Quando um gestor conhece bem sua cadeia de suprimentos ele consegue avaliar com atenção todas as fases da produção. Essa visão mais detalhada do negócio pode se transformar em uma grande ferramenta, já que favorece a inovação no ambiente empresarial.

Ao  acompanhar de perto o andamento dos processos, o gestor visualiza tudo o que pode ser aperfeiçoado e, portanto, pode passar por um processo de inovação.

Ressalta-se que em meio a tantos concorrentes, inovar pode ser o segredo para manter-se rentável e competitivo no mercado. Ou seja, a cadeia de suprimentos, mais uma vez, se mostra essencial para a sobrevivência da empresa.

Conforme visto ao longo desse conteúdo, a gestão adequada da cadeia de suprimentos é uma necessidade real dos empreendimentos modernos. Um empreendedor de sucesso precisa estar atento a isso e buscar conhecer e controlar melhor todas as fases e processos de sua produção. Portanto, aproveite todas as informações e dicas apresentadas no post de hoje e conquiste uma empresa rentável, competitiva e muito mais eficiente!

Ainda tem dúvidas sobre a cadeia de suprimentos ou quer saber como aprimorar os processos de sua empresa? Entre em contato com a nossa empresa! Teremos o prazer em ajudá-lo!

Postagens relacionadas
Saiba definir os canais de distribuição do seu produto
O uso do código de barras no combate a falsificação de produtos
gestão de estoque
Como fazer o controle de entradas e saídas na gestão de estoque?
Produção em massa: 6 dicas para manter o controle sobre processos
Recall de produtos: o código de barras para facilitar o processo

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web