Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

No mercado competitivo, é constante a busca por maior fatia de mercado, mais clientes, boa imagem corporativa e, é claro, maior volume de vendas. E para que tudo isso seja possível, é necessário investir em melhorias no serviço prestado ao cliente. O atendimento é um ponto fundamental que deve ser trabalhado com o objetivo de alcançar a excelência.

Um bom atendimento conquista novos consumidores e fideliza os antigos, estabelecendo uma relação de confiança e satisfação entre empresa e cliente, principalmente nos dias atuais, em que se valoriza a questão da experiência do consumidor com a marca, e não apenas a aquisição de um produto ou serviço.

O treinamento de atendimento é o meio pelo qual os colaboradores desenvolverão seu poder de influência e persuasão, oferecendo a solução para os desejos e necessidades dos compradores. Ele pode se tornar um grande diferencial para as vendas de sua empresa.

Deseja aprender a utilizar o treinamento de atendimento da forma correta para se destacar no mercado e impulsionar suas vendas? Confira as 8 dicas no post que preparamos para você!

1. Seja cortês

Um dos principais mandamentos de um bom vendedor é ser cortês e gentil com os clientes. Para isso, é importante se livrar de preconceitos e de qualquer tipo de impressão antecipada sobre os clientes. Atenda todos que se dirigirem ao seu estabelecimento da mesma forma: educadamente, pacientemente e com proatividade.

Apenas essas atitudes já fazem o comprador se sentir mais confortável e mais acolhido naquele local, aumentando suas chances de fazer compras, visitar novamente e até mesmo indicar o comércio aos seus amigos e familiares.

2. Preze pelo processo de atendimento por completo

Nos tempos atuais, principalmente devido às vendas pela internet, uma atitude muito importante por parte das empresas e que é cada vez mais valorizada pelos clientes é a realização de um atendimento. Isso quer dizer que a organização deve prezar não somente pela etapa de venda, mas também pelo pré venda e pós-venda. A experiência do cliente com a marca passa por todos esses processos.

Sendo assim, no treinamento de atendimento é necessário demonstrar preocupação com o consumidor, desde quando ele é somente um comprador em potencial até o momento em que ele já é um usuário de seu produto ou serviço.

3. Atenda de imediato

Ninguém gosta de esperar. Muito menos os clientes. Ao sair de casa, com dinheiro e dispostos a gastá-lo, tudo o que o consumidor espera é que esses esforços possam valer a pena. Portanto, a partir do momento em que ele entrar em sua loja, preste ao menos um atendimento inicial.

Dessa forma, o comprador não se sentirá rejeitado e aguardará com mais calma ao saber que já foi notado. Porém, o ideal é não fazê-lo esperar nem um pouco, atendendo-o de imediato.

4. Evite termos técnicos

Mesmo que as mercadorias com as quais você trabalha contem com uma vasta terminologia técnica, não é preciso utilizá-la ao falar com clientes. É muito provável que isso cause incompreensão e problemas na comunicação, parecendo até mesmo que você deseja confundi-los.

Para evitar mal entendidos e falhas de comunicação, o ideal para o treinamento de atendimento é partir do pensamento de que o cliente é leigo sobre o assunto. Assim, devem ser usadas expressões simples e explicações claras. Além disso, é preciso manter a paciência e repetir as informações sempre que solicitado pelo cliente.

5. Tenha boa vontade

O cliente precisa se sentir bem-vindo. Por isso, o treinamento de atendimento deve priorizar o bem-estar dos consumidores, ao tratá-los como alguém importante para a empresa. É preciso ter e demonstrar boa vontade, cumprimentando e sendo gentil com todos os compradores, mesmo que fora de seu setor.

Contudo, é preciso saber dosar essas atitudes. Saiba dar espaço e tempo para que o consumidor possa se expressar também, além de não parecer algo forçado. A gentileza e a cortesia devem ser naturais para que o cliente se sinta, de fato, confortável em sua loja.

6. Não invente mentiras

Passar informações falsas ao cliente é uma das piores atitudes no momento do atendimento. Fazer com que ele sinta que você está escondendo ou até mesmo inventando informações acaba com a imagem de uma marca. É preferível assumir uma falha e tentar atenuar o problema exaltando os outros atributos das mercadorias.

Por melhores que sejam as intenções, não adianta prometer coisas extraordinárias e não poder cumpri-las. Para melhorar a relação entre empresa e clientes, o importante é corresponder e, se possível, ultrapassar as expectativas dos clientes.

7. Garanta um bom ambiente

Um ambiente agradável gera bem-estar, não só nos clientes mas também nos funcionários. Invista em um local de trabalho com climatização confortável, decoração leve e iluminação adequada. Além disso, cuide da manutenção de limpeza, dos móveis e organize os objetos de trabalho para que estejam à mão sempre que necessário.

Assim, os vendedores conseguirão desempenhar melhor suas funções e estarão mais dispostos a seguir todas as orientações passadas no treinamento de atendimento. Já os clientes vão gostar mais do ambiente, passando até mesmo mais tempo no comércio.

8. Saiba se despedir dos clientes

O momento de despedida é muito importante e de grande influência para a fidelização de clientes. Para transformar aquele “tchau” em um “até logo”, é recomendado acompanhar o cliente até a saída e agradecer sua visita de forma cordial. Isso deve ser feito independentemente do volume e/ou valor da compra efetuada pelo cliente.

Entretanto, tome cuidado com exageros. Não faça parecer que está forçando algum tipo de intimidade. Portanto, cumprimente-o, no máximo, com um aperto de mãos.

O treinamento de atendimento pode se mostrar um grande diferencial para as vendas de uma empresa. Ao passo em que melhora a experiência do cliente com a marca, consegue fidelizá-lo e aumentar o boca a boca positivo, conquistando assim novos clientes. No momento de compra, um bom atendimento se mostra decisivo para o consumidor, aumentando a efetividade das vendas e melhorando a relação entre a empresa e sua clientela. Resumindo, é preciso atender bem para atender sempre.

Gostou do nosso post? Não deixe de conferir também como aumentar as vendas e vencer a crise!

 
Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert