Os métodos usados na exposição, venda e distribuição de produtos ao redor do mundo têm se diversificado bastante, permitindo que produtores de todos os lugares e diferentes portes de negócio possam negociar suas mercadorias em mais lugares. Uma das ferramentas que facilita esse processo e permite uma melhor gestão de informação é o cadastro nacional de produtos da Associação Brasileira de automação –  GS1 Brasil.

Se você é um microempreendedor e ainda atua no mercado informal, pode ser que não esteja familiarizado com a GS1 Brasil e com o cadastro nacional de produtos, também chamado de CNP. Porém, se você pretende expandir sua empresa e alcançar mais clientes, precisará cadastrar seus produtos nessa plataforma e manter os dados do seu produto sempre atualizado.

E para ajudar com isso, vamos explicar melhor o que é o Cadastro Nacional de Produtos, como ter acesso à ele e como a GS1 Brasil pode auxiliar. Acompanhe.

O que é o CNP – Cadastro Nacional de Produtos?

O CNP – Cadastro Nacional de Produtos é uma ferramenta online que facilita a gestão e o controle da numeração de produtos cadastrados nos padrões globais de códigos de barras, facilitando a gestão dos produtos. Em um único ambiente é possível cadastrar as informações técnicas dos produtos, como suas dimensões, peso, categoria, imagem, gerar os códigos de barras de cada um deles e até imprimir as etiquetas para colocar nas embalagens.

Por que é importante fazer esse cadastro?

O uso do código de barras (registro do código de barras) permite que o processamento de compras e o registro de estoque dos produtos sejam mais precisos e rápidos. Graças a essa tecnologia, outras ferramentas de gestão também podem fazer uso dessas informações com maior facilidade e eficiência.

O cadastramento e gestão dos produtos no CNP – cadastro nacional de produtos é uma parte fundamental da transformação digital das empresas. Segundo Claudilena Murro, Executiva de produtos na GS1, a tecnologia é cada vez mais importante para apoiar as empresas em seus processos, independentemente de sua área de atuação ou do seu porte.

O que é a GS1 Brasil?

A GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, é uma organização multissetorial, neutra, sem fins lucrativos, que  desenvolve e mantém os padrões globais mais utilizados para uma comunicação empresarial eficiente, colaborando para o processo de automação das cadeias de suprimentos, desde a matéria-prima até o consumidor final. O mais conhecido é o código de barras.

Mais de 1,5 milhão de empresas utilizam os padrões GS1 em mais de 150 países ao redor do mundo. Com nosso auxílio, você pode ampliar consideravelmente o desempenho do seu negócio.

Como fazer o cadastro de produtos online no CNP?

Uma vez associado, a empresa terá acesso ao CNP e poderá gerar um número de identificação do seu produto, esse número não somente será transformado no código de barras que permitirá leitura em um caixa no varejo físico como também é utilizado no varejo on line (e-commerce).

Veja alguns dos passos que você deve seguir para obter o código de barras do seu produto.

Cadastre-se na GS1 Brasil

O primeiro passo é associar sua empresa à GS1 Brasil, e tudo começa no site da GS1 Brasil com o preenchimento de um cadastro on line  página oficial da GS1 Brasil. Para fazer o cadastro você vai precisar fornecer alguns dados da sua empresa, os quais são solicitados nessa página

Faça o cadastro do produto individual

Assim que sua empresa estiver associada é possível começar a registrar seus produtos no CNP, que consiste em cadastrar informações relevantes, como, dimensões do produto, peso, marca,  segmento de venda, entre outros dados que serão necessários para a identificação da mercadoria por outras empresas.

Além dos campos obrigatórios de preenchimento, existem os não obrigatórios que, quando preenchidos, podem fornecer mais detalhes úteis sobre o produto e consequentemente  potencializar a comunicação e visibilidade do seu produto com seus parceiros comerciais.

Vale lembrar que, para produtos com variações de características é necessário realizar cadastros separados, pois cada variação do produto precisa ter um número de código de barras especifico. Ex: a camiseta branca P tem um código diferente da camiseta branca M e G

 

Atualize e gerencie produtos já cadastrados

Depois de concluir o registro dos produtos, pode ser necessário fazer alguma correção ou atualizar algum dado do produto, como por exemplo, incluir uma foto mais interessante.  

Sua empresa tem total autonomia para realizar ajustes diretamente no CNP, basta selecionar o produto em questão e atualizar os dados. Além da mudança ser realizada imediatamente, ela também fica registrada em um histórico que pode ser revisitado posteriormente.

Esse passo a passo simplificado o ajudará a começar, mas você também pode ver um guia um pouco mais detalhado no blog da GS1 para se informar melhor.

Quais as vantagens de se associar à GS1 Brasil?

Organização presente em mais de 150 países e responsável globalmente pela atribuição do código de barra dos produtos;

NETWORKING

  • Summits setoriais, Workshops e Marketplaces. Ações que incentivam a participação dos representantes de empresas de todos os segmentos e portes, com o objetivo de compartilhar ideias e boas práticas.
  • Grupos de Trabalho. Saúde, Micro e Pequenas Empresas, Alimentos e IOT. O objetivo dos grupos de trabalho é identificar as necessidades inerentes ao setor, oferecer sugestões e compartilhar boas práticas.
  • Participação em grupos de trabalho internacionais. Saber o que acontece no mercado nacional é fundamental. Estar alinhado com o que acontece globalmente é enriquecedor.

 

EXPERIÊNCIA

  • Centro de Inovação e Tecnologia. Espaço criado para proporcionar experiência e capacitação. Local propício para demonstrar os benefícios da tecnologia para clientes e colaboradores.
  • Missão Técnica. O programa tem o objetivo de discutir e pesquisar tendências, além de perceber no mercado nacional e internacional elementos que possibilitam o desenvolvimento e direcionamento dos negócios.
  • Assessoria Técnica setorial. Especialistas setoriais capacitados para apoiar as empresas no conhecimento e implementação de padrões globais que apoiam na rastreabilidade, controle, redução de custo, entre outros benefícios.

 

             CAPACITAÇÃO

  • Cursos on line e presenciais ligados a automação e logística. Quanto maior for o conhecimento sobre a conexão do sistema GS1 com as tecnologias existentes, mais fácil será compartilhar com o mercado a importância e benefícios do investimento em inovação.

 

            VISIBILIDADE E COMPARTILHAMENTO DE BOAS PRÁTICAS

  • Cases e melhores práticas. Ao pensar em implementar alguma inovação em seus processos, toda empresa busca referências para decidir se vale a pena o investimento. Quanto mais informação disponível sobre custos, dificuldades e benefícios alcançados, mais fácil será a tomada de decisão.

 

ACESSO À FERRAMENTAS DE DADOS DE PRODUTOS

  • CNP. Uma das grandes dificuldades para muitos produtores, especialmente em pequenos negócios, é ter um local de fácil acesso para gerenciar os dados de seus produtos. Com a utilização de um CNP, é possível contornar esse problema, pois todos os dados do produto são registrados em uma única ferramenta com acesso on line.
  • GEPIR. Ferramenta de Verificação Global de Autenticidade de Prefixos, que dá acesso a informações básicas de contato das empresas que são associadas à GS1, através da consulta dos códigos de barras (GTIN) de seus produtos
  • API. Uma ferramenta de interação e consulta que está disponível para empresas que buscam por informações confiáveis de produtos, atualizadas em real time pelo próprio dono do produto

Formalizar e ampliar sua capacidade de distribuição

Para quem produz mercadoria, conseguir um acordo com uma loja ou mercado é uma boa maneira de ampliar as vendas, mas é necessário facilitar o processo de venda em todos esses espaços. O registro de um código de barras é uma forma simples e eficaz de fazer isso, pois o mesmo número é utilizado em diversos varejos nacionais e internacionais.

Cadastro preciso de informações do produto

Ninguém melhor que o dono do produto para cadastrar e compartilhar informações sobre o mesmo, o que faltava era um lugar único para incluir informações importantes do produto. Com o CNP você tem acesso á todas as informações relevantes sobre o  produto e isso facilita as conversas com clientes e potenciais parceiros de mercado.

Com essas informações, já deve ficar claro como os padrões GS1 e o Cadastro Nacional de Produtos podem contribuir com seu negócio. Acompanhar o crescente papel da tecnologia nas empresas é fundamental para quem deseja estar à frente da concorrência.

Se quiser investir no cadastro nacional de produtos GS1 agora mesmo, entre em contato conosco e veja como podemos auxiliar..

Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert