Conheça o poder da embalagem de produtos para exportação
A embalagem de um produto funciona como se fosse o seu cartão de visitas. Além de permitir o transporte, muitas vezes, ela também afeta o poder de compra do consumidor. Assim, se um produto bem apresentado já é importante no mercado interno, quando se fala em embalagem para exportação, os cuidados ao elaborá-la tornam-se ainda mais indispensáveis.
É pela embalagem que o consumidor tem seu primeiro contato com o produto na prateleira. É ela que deve chamar a atenção, atrair o olhar e despertar o interesse de quem passa por perto. Mas não é só isso! O material empregado na construção da embalagem também precisa ser estratégico, de modo a preservar as propriedades do produto.
Você conhece o poder desse elemento logístico? Sabe como fazer uma embalagem adequada? Para garantir o uso das melhores técnicas, confira o artigo a seguir com o que você precisa saber de mais importante sobre a embalagem de produtos para exportação.
Qual a importância da embalagem do produto para exportação?
Em um transporte mais longo, como é o caso da exportação, a embalagem tem a importante função de proteger e conservar o produto para que ele chegue ao seu local de destino de maneira íntegra. Sem a embalagem adequada, o item pode ter problemas para ser entregue dentro das especificações. De nada adianta uma embalagem bonita se o produto fica exposto a fatores externos que podem interferir em sua qualidade.
Por falar em especificações, alguns países têm determinações específicas para garantir a segurança do seu processo de importação e, para isso, as embalagens devem estar adequadamente definidas. Não menos importante, a embalagem é necessária para um processo logístico de sucesso.
É graças à embalagem que o produto pode ser transportado corretamente, bem como entrar e sair de diferentes cadeias logísticas. A saída da cadeia da empresa e a entrada na empresa de transporte, por exemplo, são fatores altamente influenciados pela embalagem, que precisa ser planejada corretamente para entrar sem falhas nessas cadeias logísticas.
Por fim, quando chega ao consumidor em outro país, a embalagem também pode ter efeitos em relação ao apelo de compra. Quanto mais adequada a embalagem for à cultura e ao mercado locais, maiores são as chances de que o produto chame a atenção e seja vendido, caso seja aplicável.
Quais os tipos de embalagem estão disponíveis?
Como cada produto tem uma necessidade diferente, estão disponíveis variados tipos de embalagem. Um produto também pode assumir diferentes embalagens ao longo de todo o processo de exportação. Entre os principais tipos, estão os seguintes.
Embalagem de prateleira
Como o próprio nome indica, a embalagem de prateleira é uma espécie de embalagem final, porque é a que será apresentada para os clientes. Em geral, é a embalagem que fica em exposição, normalmente, no ponto de venda, e que precisa ser atrativa o bastante para chamar a atenção de consumidores possivelmente interessados no produto oferecido. É uma embalagem que oferece proteção simples e tem mais apelo estético do que logístico em si.
Unitização
A unitização é um tipo de embalagem que consiste em agrupar um conjunto de mercadorias em uma única embalagem de dimensões padronizadas. Isso facilita o transporte e ajuda no armazenamento adequado, nas etapas logísticas intermediárias, até que o produto chegue ao cliente.
Paletização
A paletização consiste em dispor os produtos em embalagens secundárias ou terciárias, acima de um estrado de madeira conhecido como palete. O produto é preso com a ajuda de cintas e todo o conjunto de embalagem pode ser transportado de maneira automática com a ajuda de empilhadeiras.
É um tipo de embalagem importante para facilitar o processo logístico, garantindo boa movimentação dentro do próprio armazenamento antes de sair para o próximo transporte. Trata-se de uma forma de unitização da embalagem.
Conteinerização
Outra forma de unitização consiste na conteinerização. Nesse caso, as embalagens são agrupadas em um contêiner, que tem dimensões maiores e maior resistência para o transporte. É uma opção muito utilizada, principalmente, quando é feito o transporte marítimo entre portos, mas também pode ser usado no transporte aéreo com sucesso.
Pré-lingagem
A pré-lingagem, por sua vez, é uma forma mais simples de unitização e que consiste em envolver a embalagem por redes especiais. Com isso, o transporte em altura é favorecido graças ao içamento, permitindo que cargas mais pesadas sejam transportadas com menos dificuldade.
Embalagem de transporte
A embalagem de transporte é aquela desenhada para atender às especificações do transporte. Normalmente, é uma embalagem mais resistente, contando com alguns elementos, como códigos de barras de identificação para que o item tenha visibilidade na cadeia de suprimentos, por exemplo.
Qual a importância do código de barras na embalagem para a exportação?
Por falar em código de barras, ele consiste em uma sequência numérica que busca identificar o produto. Um mesmo produto tem sempre o mesmo código, independentemente de o ponto de venda ser diferente. É importante lembrar que essa numeração pode ser específica em caso de importação ou exportação.
Quando falamos em exportação, esse elemento se torna ainda mais relevante. Se você quer entender a sua importância nesse processo, acompanhe os motivos que listamos abaixo.
Garantia de segurança do produto no processo logístico
O uso do código de barras na embalagem diminui a incidência de falhas humanas nas diversas etapas nas quais o produto precisa ser registrado durante os trâmites de exportação. Quando a leitura é feita por um dispositivo óptico, essa segurança se torna ainda mais evidente. Rastreamentos ou mesmo pequenas correções de rota podem ser feitas mais facilmente a partir dessa poderosa ferramenta.
Eficiência no controle
Por tratar-se de um processo que pode levar longos períodos até ser concluído, é necessário manter um controle rígido sobre as exportações. Tanto quem envia quanto quem recebe o produto precisa saber exatamente quais os itens disponíveis e suas respectivas quantidades. Manter um registro em sistema por código de barras permite esse controle de maneira rápida e eficiente.
Redução de custos
A incidência de falhas no processo logístico pode levar a retrabalhos ou até mesmo prejuízos, afinal, nem tudo é reversível. Essas ocorrências podem ser evitadas a partir do registro automático do código de barras. Além disso, a atualização de dados pode ser feita de maneira automática, diminuindo os procedimentos manuais. Tudo isso resulta em uma redução de custos para a empresa.
Aumento na produtividade
Se o uso do código de barras para exportação impacta diretamente os custos, podemos dizer que o mesmo acontece em relação à produtividade. Funcionários que não precisam se preocupar em fazer e conferir o registro manual de mercadorias ficam mais livres para desempenhar outras atividades e, consequentemente, se tornam mais produtivos.
É importante lembrar que, ao adquirir os códigos de barras, você deve informar que se trata de material para exportação e em que mercado ele será recebido.
Como fazer uma boa embalagem de produto?
Conhecendo os tipos de embalagem disponíveis e a importância dela para a exportação, é preciso pensar em como fazer uma que seja adequada. Para ajudá-lo nessa tarefa, as dicas incluem os seguintes passos.
Considere todas as etapas logísticas
Antes de definir a embalagem ideal para a exportação, faça uma análise completa de todas as etapas logísticas, desde a saída do produto do seu negócio até a chegada no cliente. Pense em que tipo de transporte será necessário e em quanta movimentação a embalagem vai sofrer. Assim, você será capaz de criar uma embalagem resistente e adaptável o bastante para todas essas etapas.
Conheça as exigências do importador
Você também deve atender claramente às exigências do importador quanto à embalagem, seja ela de transporte, seja de prateleira. Se estabelecidas em contrato, siga as demandas específicas. Caso nada seja estabelecido, procure conhecer os padrões internacionais e do país de origem para planejar a embalagem.
Otimize o espaço sem perder em segurança
Uma boa embalagem de produtos para exportação é uma embalagem que otimiza o espaço disponível. Isso significa que você deve pensar em uma embalagem que tenha a menor quantidade possível de desperdício de espaço e vazios. Isso não significa, entretanto, pecar na segurança. Assim, a embalagem precisa ser tão compacta quanto possível sem que isso afete a estabilidade ou a integridade do produto.
Escolha o material correto
Você também deve escolher o material adequado para cada tipo de embalagem. Em alguns casos, o alumínio é mais indicado, enquanto, em outros, o plástico é mais indicado. Tudo vai depender do seu produto e de suas características, e é importante se manter atento a isso para evitar que ocorram imprevistos, tanto quanto à conservação do produto quanto em relação à sua aparência.
Opte pela versatilidade
Na hora de fazer uma embalagem, você deve optar pela versatilidade. Isso significa que a prioridade deve ser facilitar a unitização dos itens, por exemplo, de modo que o seu uso depois dessa etapa continue sendo válido. Planejar uma embalagem que se adapte a diferentes etapas logísticas não é fácil, mas é a melhor abordagem para garantir o máximo de eficiência no processo de exportação.
A embalagem de produtos tem um poder muito importante na recepção dos itens, já que ela não apenas facilita e otimiza as etapas logísticas como também serve para atender a demandas e especificações do cliente.
Conhecendo os tipos de embalagem, você deve não apenas escolher o tipo certo, mas também garantir o planejamento adequado de uma embalagem para exportação altamente eficiente para os seus produtos. O código de barras faz parte do planejamento da embalagem.
Entendeu a importância de uma embalagem bem planejada no processo de exportação? Um dos primeiros passos deve ser adquirir o código de barras correto que deverá constar nela. Para começar a entender, baixe agora mesmo o nosso e-book com tudo o que você precisa saber sobre o código de barras!
Quais são suas maiores dúvidas sobre a embalagem para esse tipo de transação comercial? Comente e participe.