Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

O ramo de moda é um dos setores mais importantes do Brasil. Por ser sensível à economia, ele é influenciado diretamente pelas oscilações de comportamento de consumo da população, bem como das mudanças sociais referentes ao mundo da moda. Devido à grande diversidade de nichos e segmentos, é necessário que os profissionais saibam unir as habilidades criativas às estratégias de gestão, com a finalidade de criar planos e ações que promovam o crescimento do negócio.

A esse respeito, é necessário salientar que as empresas que não dispõem de uma boa gestão podem estar fadadas ao fracasso, pois o tempo de vida de um empreendimento é diretamente influenciado pela postura administrativa dos líderes. Dessa forma, sem planejamento para traçar planos de ação, ausência de investimentos no setor administrativo da empresa e falta de melhores tecnologias, a gestão no setor de modas pode ser profundamente comprometida e perder espaço no mercado de serviços.

Por isso, é fundamental estudar projetos e ações que contribuam para estabelecer no seu negócio um gerenciamento empresarial de sucesso. Para que você possa entender melhor sobre esse assunto, preparamos este artigo com 6 dicas sobre o tema. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

1. Invista em novas tecnologias

A princípio, é importante ressaltar que a modernização do seu negócio é algo que deve sempre fazer parte do seu horizonte. Isso porque os empreendimentos que procuram a todo momento aperfeiçoar os seus serviços com as ferramentas disponíveis no mercado conseguem sair na frente quando o assunto é competitividade. A esse respeito, há vários softwares de gestão e checklist que contribuem na otimização dos processos e organização da loja.

Com esse tipo de sistema, é possível monitorar de forma remota o estoque da empresa, registrar e atualizar informações sobre cada venda e possibilitar que todos os colaboradores tenham acesso aos dados quanto à disponibilidade de um determinado produto em tempo real. Caso você tenha apenas uma loja, a plataforma permite o gerenciamento mais rápido e apurado das mercadorias que estão à venda na sua empresa.

Além do mais, consegue-se outros benefícios, como organizar a distribuição de funcionários de acordo com cada demanda, acompanhar as metas e projetos de cada mês, dispor de métricas e indicadores para traçar objetivos futuros e possíveis correções nas estratégias atuais e ainda otimiza o seu controle financeiro por meio de sistemas online para gerenciamento.

2. Use código de barras

Outra dica válida para obter uma gestão eficiente de produtos é por meio da utilização de código de barras, pois com essa ferramenta é possível ter um controle mais efetivo do fluxo de produtos. A codificação da mercadoria garante vários benefícios à empresa e, por isso, é uma tecnologia fundamental para qualquer tipo de empreendimento de moda. Com o seu uso, os colaboradores conseguem gerenciar melhor o setor de estoque e podem operar suas atividades de venda com maior praticidade e segurança.

3. Mantenha a sua empresa financeiramente saudável

É muito comum os gestores procurarem investir em novos projetos e gastar com o desenvolvimento e fabricação de novos produtos. O problema é quando essas ações são executadas sem que haja um planejamento financeiro, pois podem gerar resultados negativos quanto ao crescimento da empresa e desestabilizar a gestão financeira do negócio. Por conta disso, é essencial compreender a fundo aspectos como fluxo de caixa, custos de produção e processos de financiamento.

É necessário que você saiba exatamente quanto terá de despesas no mês e quais serão as projeções de faturamento. Projetos como lançar uma nova coleção ou até mesmo realizar um investimento para modernizar a loja devem ser feitos depois de um estudo completo sobre os possíveis gastos e resultados gerados pela atividade. É válido também realizar um planejamento financeiro a curto, médio e longo prazo, além de rever constantemente esse estudo visando eliminar possíveis impasses.

4. Invista em comunicação e logística

Dentro da rotina de moda há constantes tarefas e processos que demandam uma boa comunicação, seja por meio escrito, verbal, visual ou sensorial. Dessa forma, para que os procedimentos se tornem cada vez mais acertados, é necessário identificar e resolver os desafios e barreiras que comprometem a comunicação organizacional.

Seguindo essa ideia, alinhar a comunicação de todos os setores e departamentos do negócio é essencial, pois permite integrar de forma eficiente as equipes e, com isso, obter melhores resultados quanto aos processos produtivos. Vale destacar também a importância da logística para o andamento das atividades internas. É preciso que a loja tenha meios eficientes para realizar todas as tarefas relativas ao fluxo de produtos, como gestão de estoque, controle de frete e gerenciamento de mercadorias na loja.

5. Treine o seu pessoal

Sua equipe de vendedores estão na empresa representando a sua marca. Por isso, ter profissionais com pouca qualificação na área de serviços e de atendimento ao cliente pode acarretar grandes prejuízos ao crescimento do negócio. Além do mais, funcionários que estão pouco familiarizados com os produtos e serviços trabalhados na loja ou que não têm treinamento adequado para lidar as atividades desenvolvidas pela sua marca podem fazer com que os clientes não se sintam confortáveis em comprar na sua loja.

Devido a isso, é de grande necessidade capacitar bem a sua equipe de vendedores para alcançar o sucesso esperado. Há várias ações que você precisa utilizar dentro da empresa para manter a produtividade interna positiva, como garantir treinamentos antes dos lançamentos de novas coleções, criar metas de vendas reais e alcançáveis, investir em estratégias de motivação e engajamento dos colaboradores, dentre outras práticas relevantes.

Tudo isso será válido para deixar o ambiente mais produtivo e ainda melhorar a interação coletiva da equipe, o que é fator significativo para impulsionar as vendas. Invista em seu pessoal tanto quanto investe na sua mercadoria. Assim, será possível manter todo time engajado e evitar desmotivação e improdutividade.

Portanto, essas foram as principais dicas de gestão no setor de modas que você pode aplicar para conseguir obter bons resultados e alcançar sucesso no mercado. Percebe-se que ao seguir algumas ações estratégicas de negócio é possível garantir inúmeros benefícios para a empresa.

Gostou do artigo? Então confira também nosso post sobre como o código de barras impacta no setor de indústria têxtil e tecnologia e fique por dentro de mais temas relevantes do mundo dos negócios!

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert