código de barras

Como o código de barras pode ser uma vantagem competitiva?

O código de barras é um dos sistemas mais utilizados no mundo para a captura automática de dados. Por isso, empresas que não trabalham com essa ferramenta ficam à margem e podem perder negócios e, consequentemente, diminuir suas possibilidades de lucro.

Também chamado popularmente de código EAN, o código de barras é lido por um dispositivo óptico, e a informação captada é enviada para um computador, que possui um software específico para essa leitura. Assim, os dados armazenados pelos códigos podem ser facilmente acessados e reunidos.

Atualmente, a maioria dos produtos disponíveis no mercado já possui código de barras. No entanto, muitos empreendedores nem sempre dão a importância necessária para esse recurso.

Além de facilitar o fluxo de produtos físicos e de informações, o código de barras permite reduzir os custos operacionais e aumentar a eficiência do negócio, tornando-se uma vantagem competitiva.

Neste artigo, vamos explicar para você o que é um código de barras e como ele pode auxiliar na gestão logística de uma empresa. Além disso, falaremos a respeito dos principais tipos e vantagens da utilização dessa ferramenta nas empresas. Confira!

O que é um código de barras?

Um código de barras é uma representação gráfica usada para substituir uma sequência numérica, muito adotada em processos de identificação de produtos. Ambos os formatos são válidos, tanto o gráfico quanto o numérico.

A agilidade e melhoria dos processos logísticos está entre seus principais atributos. No entanto, para que uma empresa tenha ganhos com sua utilização, é necessário que esse código seja traduzido de maneira acessível, fazendo com que as informações contidas nele auxiliem na gestão das empresas.

Entre as ferramentas básicas para a implantação dessa ferramenta, a máquina de etiquetas é o instrumento capaz de gerar e imprimir códigos. As leitoras óticas também são essenciais nesse processo, pois é graças a elas que podemos fazer a leitura, ou seja, a decodificação desses códigos, para que eles sejam analisados por um software.

Atualmente, grande parte dos negócios já utiliza o código de barras como um aliado na gestão das operações. Com ele, podemos facilitar a organização de produtos e processos, controlar com mais rapidez os estoques e até implantar melhoras na organização das lojas.

Essas facilidades fazem do código de barras um mecanismo indispensável para grandes empresas e centro comerciais. Contudo, a ferramenta também tornou-se um grande aliado das pequenas e microempresas, facilitando processos administrativos.

Como o código impacta a logística das empresas?

Não basta ter o melhor preço do mercado para que uma empresa possa se tornar competitiva: aproveitar o tempo de modo eficiente é um elemento fundamental nesse processo.

Com custos baixos de implantação e uso amplamente difundido no mercado, o código de barras se tornou a ferramenta ideal para trazer consistência e precisão ao dia a dia das empresas.

Gerenciamento de estoque, melhorias no abastecimento, gestão da produção, precisão na leitura, uso simplificado. Essas são algumas das vantagens logísticas que o código de barras proporciona ao cotidiano de um negócio.

Que melhorias ele leva às pequenas empresas?

No caso das pequenas empresas e até dos microempreendedores, a adoção do código de barras pode ser determinante para seu crescimento e consolidação. Isso ocorre porque ele permite gerenciar o estoque com mais eficiência, além de facilitar a implantação de inovações no cotidiano das empresas.

Mesmo para as empresas de pequeno porte, adequar-se à introdução do código de barras será fundamental para sua sobrevivência no mercado, pois essa já é uma ferramenta amplamente usada em todo mundo.

Se você atua com itens perecíveis, por exemplo, com a utilização desse tipo de ferramenta é possível reduzir perdas de produtos, pois o sistema alerta sobre os prazos de validade do seu estoque.

Quais as vantagens do uso de código de barras?

O código de barras pode ser usado para trazer melhorias significativas a diversos departamentos das empresas, como estoque, produção e comercial. Seus benefícios são capazes de impactar positivamente o cotidiano de negócios de diferentes portes e setores.

Entre as principais atividades que podem contar com as vantagens do uso do código de barras, estão a emissão de notas fiscais, a transferência de produtos, as movimentações no estoque, os apontamentos do setor de produção e a liberação de pedidos.

Em virtude disso, o código de barras pode se transformar em uma enorme vantagem competitiva. Isso é possível não apenas pelo fato de que ele possibilita que a empresa tenha mais clientes, mas também por auxiliar na organização das informações dos produtos e do próprio estoque.

Mas ainda existem outras vantagens do código de barras que podem ser citadas. Conheça algumas das principais:

Agilidade

O código de barras possibilita ao comerciante atender o cliente mais rapidamente e, ao mesmo tempo, controlar o estoque e registrar produtos com mais agilidade. Esse sistema pode ser rapidamente lido por uma leitora ótica e, logo, o processo como um todo acaba sendo facilitado.

Exatidão

Cada código de barras funciona como se fosse uma impressão digital. Ele possui uma sequência específica, capaz de identificar com precisão um produto. Por isso, não existem dois códigos de barras iguais, o que aumenta a exatidão e a segurança dos processos logísticos.

Facilidade

Não são necessários treinamentos ou capacitações para a implantação do código de barras em uma empresa. Basta adquirir o código e o leitor. O uso é bastante simples.

Além disso, outra questão relacionada à facilidade é o fato de que a atualização das informações pode ocorrer em tempo real, já que é necessário somente alterar o cadastro dos produtos.

Segurança

Uma das falhas mais comuns no dia a dia das empresas que ainda utilizam processos manuais consiste na digitação errada por parte dos operadores. Como se trata de um processo informatizado, o código de barras diminui a ocorrência desse tipo de erros. Com o leitor específico, temos a garantia de que o número informado estará correto.

Padronização

Todo produto deve ser padronizado, mas nem sempre essa é a realidade das empresas. Contudo, a implantação do código de barras permite melhorar esse fator, pois ele é um elemento sempre igual. Assim, o produto fica com um layout fixo e que obedece a um modelo pré-formatado.

Eficiência

A eficiência dos processos é uma das vantagens mais importantes que o código de barras pode proporcionar para uma empresa. A implantação da ferramenta é capaz de auxiliar diferentes departamentos, especialmente o estoque.

Com a utilização desse recurso, é possível saber exatamente quantos produtos estão em estoque e verificar quantos já foram vendidos, por exemplo.

Menos custos

Você sabia que a empresa pode economizar ao usar o código de barras? Isso ocorre porque há menos retrabalho, considerando que os dados são atualizados automaticamente e sem a necessidade de intervenção manual.

Satisfação de clientes e fornecedores

Até as relações entre as empresas e seus clientes e fornecedores podem ser melhoradas com a implantação do código de barras.

Para os fornecedores, é um bom negócio trabalhar com empresas que utilizam código de barras, uma vez que a negociação pode ser facilitada e há mais precisão nos pedidos realizados. Além disso, é possível estabelecer uma linguagem comum com os fornecedores, aumentando a produtividade. Já para os clientes, a principal vantagem está na agilidade da compra.

Espaço nas prateleiras

Nem todos os estabelecimentos aceitam vender produtos sem código de barras. E mesmo naqueles que aceitam, as mercadorias que têm esse recurso podem ser dispostas de maneira mais apropriada. Isso acontece em função de uma série de fatores, como a padronização do produto, a informatização dos dados, a agilidade e a segurança.

Assim, podemos notar que os códigos de barras ajudam muito a empresa a se destacar em sua fatia de mercado. No caso de pequenos negócios, que ainda estão em início de trabalho, o objetivo do uso desse recurso é ampliar os clientes e fornecedores em potencial, conquistando mais espaço nos estabelecimentos comerciais e oferecendo mais segurança e agilidade ao consumidor.

Quais são os tipos de leitores que existem?

Hoje, o mercado dispõe de diferentes tipos de códigos de barras. Existem três leitores que podem ser usados, e a sua implantação deve acontecer conforme o tipo da operação e as necessidades da empresa.

Para o empreendedor, é importante conhecer as funcionalidades desses modelos de leitores, porque, dependendo do seu negócio, eles podem ser mais ou menos adequados.

Leitor manual CCD

É o leitor mais simples, que consegue ler códigos grandes e com boa definição. São recomendados para empresas como papelarias e bancas de jornais. Esse tipo de leitor, porém, não é adequado para supermercados ou estabelecimentos similares, uma vez que embalagens cilíndricas e molhadas não são lidas por esse aparelho.

Leitor manual laser

É um aparelho mais robusto e direcionado especialmente para estabelecimentos com grande fluxo de pessoas e poucos caixas, como farmácias e lojas de roupas. Depósitos que recebem grande volume de mercadorias também podem usar leitores manuais laser para fazer o registro de entrada dos produtos encaixotados.

Leitor fixo laser

Esse aparelho é o tipo mais indicado para estabelecimentos com grande fluxo de pessoas e com um volume alto de produtos adquiridos. O principal exemplo de estabelecimento que pode se beneficiar com o uso do leitor fixo laser são os supermercados.

Encontre o leitor mais adequado para seu negócio no G-trade!

Para empresas que já existem há bastante tempo, o código de barras ajuda a fortalecer o negócio e a conquistar mais espaço no mercado, adequando e padronizando seus processos.

Como se trata de um modelo de identificação internacional, o código de barras também pode facilitar, inclusive, o processo de exportação de mercadorias, permitindo a internacionalização das empresas.

Tanto para o pequeno negócio quanto para empresas de grande porte e até mesmo indústrias, o código de barras é uma ferramenta indispensável quando pensamos em crescimento, lucratividade, precisão e melhoria na gestão.

E então, gostou do artigo? Comente em nosso post e conte para a gente o que você achou das nossas dicas sobre o código de barras e importância desse recurso para o crescimento de um negócio!

Ebook código de barras

Postagens relacionadas
Como o planejamento logístico impacta no sucesso da empresa?
pirataria
5 riscos que a pirataria representa para os empreendedores
Como realizar um controle de estoque realmente eficiente?
5 métodos de rastreabilidade que podem ajudar sua empresa!
consumidor
Entenda as mudanças no comportamento do consumidor com a evolução tecnológica

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web