Banner para o guia Inovação, o futuro dos negócios. Guia Missão Técnica GS1 Brasil — AlemanhaPowered by Rock Convert
Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Para produzir e vender um bom produto é preciso pensar em todos os detalhes, desde a composição, os ingredientes ou componentes, funções, utilidades, até mesmo na embalagem na qual ele será comercializado. Quando tudo isso é pensado e planejado em conjunto, é bem mais fácil conseguir êxito no mercado.

\r\n

De fato, uma boa embalagem, desde o seu formato, cores e design, forma com a mercadoria um conjunto completo para agradar e conquistar seus consumidores.

\r\n

Quer saber como essa ferramenta pode se tornar o diferencial de uma empresa? Continue a ler o nosso post e descubra!

\r\n

Por que a embalagem é importante?

\r\n

Seja e-commerce ou loja física, todo produto precisa de uma embalagem, não apenas para seu consumidor levar o produto para casa, mas também a fim de identificar e protegê-lo. São muitos os tipos de recipientes que podem ser aproveitados para os mais variados produtos, de caixas a sacolas plásticas especiais.

\r\n

Além de proteger e facilitar o transporte dos produtos, a embalagem também poderá instigar as pessoas a comprar seus produtos, como também pode ajudar a divulgá-los. Ela também se torna extremamente importante quando falamos na concorrência. São muitos os produtos similares no mercado e, por esse motivo, é preciso encontrar diferenciais para aquilo que você coloca à venda.

\r\n

Uma embalagem bonita e funcional chama bem mais a atenção do que uma proteção simples e sem informações ou detalhamentos. E isso pode ser um grande atrativo para aumentar suas vendas. Veja mais motivos para investir em uma boa embalagem!

\r\n

Como ela pode se tornar um diferencial?

\r\n

Melhora a conservação dos produtos

\r\n

Antes de qualquer coisa, a embalagem pode ser utilizada para melhorar a conservação e armazenamento de seus produtos, evitando o contato com poeira e outros agentes externos.

\r\n

Existem dois tipos de embalagens: a individual, que normalmente encontramos no comércio, e o consumidor leva para casa; e o envoltório que sai das fábricas para o comércio, o qual normalmente envolve diversas embalagens individuais dentro de uma caixa.

\r\n

Seja qual for o tipo de embalagem, é necessário que ela seja planejada para proteger os itens que seguem para comercialização. Isso pode implicar em divisórias, suporte interno, sistemas de acolchoamento inflável, luvas ou qualquer outra coisa que possa resguardar os produtos no transporte a ser efetuado.

\r\n

Lembre-se também de que a embalagem facilitará o transporte até o cliente final. Por esse motivo, ela precisa ser do tamanho adequado e conter um formato que facilite o transporte de vários produtos, e sem danificá-los.

\r\n

Pode ser utilizada para estimular a venda

\r\n

Uma embalagem bonita, planejada e bem posicionada pode estimular a venda dos produtos em lojas físicas. O chamado merchandising no ponto de venda trabalha, principalmente, com a embalagem nas prateleiras a fim de chamar a atenção dos consumidores.

\r\n

Outro ponto importante que favorece as vendas é o uso pelo consumidor. As mais práticas, que viabilizam fácil armazenamento nos armários, biombos ou demais suportes (com abertura e fechamento prático, anatômica, refil, porções individuais ou pacote tamanho família, entre outras características), permitem melhor acesso e visibilidade.

\r\n

Os consumidores procuram mais do que um bom produto: buscam praticidade e economia. Mas, para acertar nessa questão, você deve conhecer muito bem seus clientes. Por exemplo, se o seu público-alvo reúne famílias, optar por embalagens econômicas e com maior quantidade de produtos é uma boa sacada. Se o seu público é composto por jovens ou estudantes, o ideal são embalagens com porções individuais.

\r\n

Diferencia (e destaca) seus produtos dos concorrentes

\r\n

Muitos produtos são similares no mercado, fazendo com que as empresas investiguem novas formas de comercializar os itens para diferenciá-los dos demais. E a embalagem pode ser o principal fator de diferenciação à primeira vista.

\r\n

É possível trabalhar desde os invólucros mais criativos até os mais práticos e dinâmicos. Muitos empreendedores desenvolvem um formato diferenciado para embalar seus produtos, como a edição de colecionador ou as edições limitadas, quando são produzidas diferentes embalagens para que os consumidores se sintam motivados a adquirir algo singular e exclusivo.

\r\n

Mas não é preciso mudar o material de sua embalagem para se destacar: é possível gerar um design arrojado e criativo para chamar a atenção de seu público-alvo, às vezes com o mesmo formato e matéria-prima. A dica para diferenciar seus produtos de seus concorrentes é fazer com que a sua embalagem seja única e reconhecida em qualquer lugar pelos consumidores.

\r\n

Facilita a inserção dos códigos de barra

\r\n

A embalagem também é grande responsável pelo controle de estoque, tanto na fábrica como também nos estabelecimentos comerciais em que seus produtos serão vendidos. Afinal, é na embalagem onde encontramos informações importantes, como ingredientes, validade, lotes e o altamente relevante código de barras.

\r\n

Ele pode ser lido e reconhecido pelo sistema de compra e venda dos lugares que aproveitam essa tecnologia. Com ele, é possível registrar todas as informações do produto no sistema interno de monitoramento e controlar o acervo.

\r\n

Assim, quando um produto seu for vendido, e o caixa utilizar um leitor de código de barras, automaticamente o sistema vai dar baixa no estoque, o que ajudará a manter o controle e a evitar que faltem mercadorias no seu depósito.

\r\n

Outra vantagem do código de barras é para as embalagens de transporte. Tanto os produtos encaminhados para os comércios como os produtos vendidos pela loja virtual carecem de ser rastreados enquanto não chegam ao seu destino. O código de barras nas caixas efetivamente auxilia a monitorar a carga, sendo um item de segurança para saber onde exatamente o seu produto se encontra e para o controle de quantidades.

\r\n

As embalagens são extremamente importantes para qualquer tipo de mercadoria colocada à venda no mercado, desde que sejam planejadas de acordo com a necessidade e o produto a ser embalado. Vale lembrar que é na embalagem que o consumidor tem amplas informações importantes, como a composição, como armazenar o item, como usá-lo, o código de barras e a validade dos produtos.

\r\n

Para muitas pessoas, o código de barras parece ser algo dispensável, mas acredite: ele poderá ser o diferencial de uma empresa. Se você duvida disso, clique aqui e entenda a importância do código de barras para o seu negócio!

\r\n

Guia de exportação PME

\r\n

 

\r\n

 

Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert
Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert