Você sabe quais são os benefícios de utilizar o código de barras no varejo? A gestão de um ponto comercial requer um esforço constante na modernização dos processos e, para isso, é fundamental conhecer os principais recursos tecnológicos que otimizam questões como o atendimento e o gerenciamento financeiro e de estoque.

Mesmo em negócios menores e mais simples, é possível perceber as vantagens de contar com a tecnologia na realização de parte das tarefas. Existe uma redução de tempo e custos, melhorias na experiência do cliente e até mesmo mais chances de destaque frente aos concorrentes.

Se você quer saber quais são as vantagens de usar o código de barras em seu estabelecimento, confira este artigo! Vamos explicar cada uma delas e mostrar como seu negócio pode crescer e se tornar uma referência no mercado.

1. Reduz as filas nos caixas

A principal motivação para o surgimento do código de barras no comércio foi a necessidade de proporcionar mais agilidade na contabilização dos produtos em épocas de balanço. Contudo, sua aplicação se expandiu e, atualmente, ele gera economia de tempo em diversos pontos do processo de vendas, principalmente nos caixas.

A leitura rápida e precisa dos códigos registrados nos produtos permite que a venda dos itens seja registrada de forma mais ágil e segura. Consequentemente, cada cliente é atendido prontamente, sem delongas, fazendo com que não sejam necessárias filas enormes nos caixas.

2. Proporciona melhor experiência ao cliente

O diferencial mais importante que um ponto de venda pode oferecer nos dias atuais é a experiência do consumidor. Um atendimento de excelência é o mínimo esperado, logo é preciso entregar algo a mais. Utilizando diferentes tipos de códigos de barras, é possível oferecer inovação e modernidade.

Se você é dono de um supermercado, o simples fato de ter alguns terminais de consulta espalhados pelos corredores já muda a percepção dos clientes. Para lojas menores, como as boutiques de roupas e calçados, o QR Code pode ser colocado nas vitrines para oferecer informações mais detalhadas sobre os produtos e até mesmo redirecionar para sites e materiais mais interativos.

3. Evita erros de digitação de produtos ou preços

A gestão de um estabelecimento depende da precisão das informações que são registradas nos sistemas de controle, principalmente as relacionadas às vendas e ao estoque. Um erro de digitação em um preço cobrado do cliente ou na quantidade de itens vendidos pode gerar muitos problemas internos ao setor financeiro.

Se o erro ocorre no caixa, diante do consumidor, os impactos são ainda maiores. Além de gerar um grande transtorno e insatisfação, a situação transmite uma impressão totalmente negativa a respeito da seriedade do negócio. Consequentemente, a imagem da marca é afetada, causando queda no volume de vendas e na fidelização de clientes.

4. Melhora o gerenciamento do estoque

Como dito anteriormente, o código de barras surgiu da necessidade de agilizar o processo de contagem das mercadorias armazenadas para o fechamento do balanço anual das lojas. Sendo assim, ele nasceu com o propósito de aprimorar a gestão de estoque e garantir mais precisão na apuração dos itens e redução no tempo gasto nesse processo.

Hoje em dia, são poucos os lugares que ainda utilizam o controle manual, principalmente porque ele é inviável em negócios maiores. Por meio do uso do código de barras, todos os produtos são catalogados no sistema de gestão logo que adquiridos. A cada movimentação, um registro de atividade é feito e os administradores têm o histórico de tudo o que houve com cada um deles, desde a compra até a venda aos clientes.

Logo, para os empresários que almejam o crescimento da empresa, o gerenciamento do estoque deve ser feito via sistema automatizado o quanto antes para que todos os processos sejam construídos de forma otimizada. Só assim o controle será feito de forma mais efetiva e barata.

5. Reduz custos

A eficiência operacional promovida pelo uso do código de barras no varejo gera reduções consideráveis nos custos da empresa. A começar pela redução na quantidade de caixas, visto que o código de barras os tornam mais ágeis e precisos. Como resultado, serão menos operadores de caixa.

Outra redução relacionada à quantidade de profissionais na equipe de atendimento é proporcionada pelos serviços de autoatendimento. Sejam os terminais de consulta de preço, pontos de informações detalhadas via QR Code ou serviços mais avançados de checkout. Cada um deles possibilita mais autonomia aos consumidores, que têm liberdade para realizarem suas compras e demandas reduzidas de auxílio.

6. Viabiliza o destaque da empresa no mercado

Por fim, o código de barras é o ponto de partida para que a empresa consiga se destacar frente aos concorrentes do mesmo segmento de mercado. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica e conectada, a automação é primordial para viabilizar a modernização dos processos e a entrega de produtos e serviços inovadores.

Conciliado a isso, as vendas on-line por meio de e-commerces e aplicativos são uma realidade que, aos poucos, tem se transformado em algo quase que obrigatório para alguns setores. Se a sua loja não apresenta um canal de comunicação ou de vendas que seja conectado à internet, suas chances de sucesso são muito menores.

A exploração das aplicações do QR Code também proporciona diferenciais relevantes ao negócio. A melhoria na experiência do consumidor e o uso de estratégias mais interativas contribuem para destacar a empresa entre seus concorrentes e a oferecer um valor diferenciado aos consumidores.

Enfim, os benefícios do código de barras no varejo são variados e muito importantes. Cada tipo de estabelecimento pode utilizá-lo de forma diferente e combinar mais de um tipo de código para atender demandas específicas. O ponto principal é que, sem ele, o crescimento do negócio se torna inviável, e as chances de insucesso são muito maiores.

Então, se você ainda não usa nenhum tipo de código de barras em sua loja, é chegado o momento de mudar essa realidade. Evite a estagnação do seu negócio e aumente as suas chances de sucesso e crescimento: entre em contato conosco agora mesmo!

Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert