Atualizado em 20 de setembro de 2019

Você já ouviu falar nas vantagens de usar o código QR (ou QR Code) nas embalagens dos produtos? Essa tecnologia se popularizou em diversos setores do varejo, da armazenagem, da logística e, atualmente, dos aplicativos para celular.

O QR Code é uma tecnologia que apresenta muitas funções, oferecendo informações extras sobre produtos e acesso a conteúdos exclusivos, ou seja, é uma ferramenta muito mais avançada se comparada com o tradicional código de barras. No post de hoje, você saberá o que é QR Code, por que e como usar esse código nas embalagens, e os benefícios dessa ferramenta dinâmica. Preparado? Então, vamos lá!

O que é QR Code?

É um tipo de código de barras bidimensional capaz de interagir com o usuário, pois pode ser escaneado com a câmera do celular ou tablet, dando acesso a uma série de informações, como textos, vídeos, opções para download, brindes ou o que a empresa desejar oferecer ao seu público.

O código QR (ou QR Code) é um sistema padrão Quick Response (do inglês “resposta rápida”). Foi desenvolvido em 1994, e o seu objetivo inicial era catalogar as peças dos automóveis na linha de produção.

Em 2003, essa linguagem passou a ser usada em smartphones, uma vez que as câmeras são muito eficientes na leitura e interpretação dos códigos. Assim, tornou-se personalizável pelo empreendedor, que pôde oferecer ao usuário uma plataforma de informações mais completa e estratégica.

Como surgiu esse código?

Desenvolvidos para auxiliarem e aumentarem a agilidade do comércio, os códigos de barras são encontrados na grande maioria dos estabelecimentos. Cada produto tem seu código, e isso facilita o controle no comércio varejista. Eles têm efeito simples e direto, otimizando o tempo no processo de compra e venda.

Existente no Brasil desde 1983, o uso do código de barras oferece uma série de benefícios, como o controle de estoque e até a identificação de quais são os produtos mais vendidos, portanto, o código de barras também tem função estratégica.

Com o avanço da tecnologia, novas ferramentas surgiram oferecendo mais possibilidades e facilidades. O QR Code é uma tecnologia mais prática que o código de barras — com mais funções e maior capacidade de armazenar informações, para atender melhor a momentos distintos de comercialização dos produtos.

Várias são as vantagens de utilizar um sistema de codificação, como o QR Code. 

O QR Code tem aplicabilidade diferenciada com maior acesso a informações, sendo muito útil desde as estratégias de marketing até a organização de grandes eventos, fornecendo maior amparo ao consumidor.

Como funciona o QR Code?

Com um sistema bidimensional, quando convertido, permite a inserção de um endereço na web oferecendo informações adicionais sobre o produto (por exemplo). A leitura é possível em qualquer dispositivo móvel com câmera que esteja conectado à internet.

Para ter acesso ao conteúdo de um QR Code, é muito simples: o usuário aciona a câmera do celular e aponta o aparelho para o código. Com ajuda de um aplicativo apropriado para a leitura de códigos, a imagem automaticamente se converte em informação.

O QR Code pode ser utilizado em situações de grandes proporções, como eventos. O uso facilita o acesso do usuário com informações adicionais que esclarecem as possíveis dúvidas.

Quais as diferenças do QR Code para o código de barras tradicional?

A diferença mais visível é a aparência. O código de barras tradicional é composto por uma série de listras verticais escuras e claras. Essas barras são acompanhadas de números. 

Já o QR Code é uma imagem com pequenos desenhos geométricos e pontilhados disposta em um quadrado com fundo branco. Apresenta uma alta capacidade de armazenar dados e, por esse motivo, é um grande aliado para melhorar o relacionamento com o público e aumentar o engajamento com a marca.

Uma diferença muito relevante é a acessibilidade. Com o QR Code, o usuário tem acesso a uma série de informações adicionais que podem ser acessadas pelo smartphone. 

Um fato interessante é que, mesmo se a imagem do QR Code estiver rasgada ou parcialmente danificada, isso não prejudica a interpretação das informações. Isso acontece por conta do sistema de correção de erro.

São quatro níveis de correção: baixo (7%), médio (15%), de qualidade (25%) e alto (30%). Quando o nível é mais alto, a tecnologia permite a criação de códigos artísticos, como um logotipo, um desenho ou qualquer outro tipo de imagem.

Como o QR Code pode ser utilizado como estratégia de marketing?

Recentemente, a Nestlé anunciou que pretende usar rótulos com QR Code em todo o seu portfólio de produtos para ajudar o consumidor a saber mais sobre o que comprará.

O primeiro a ganhar o novo código foi o famoso chocolate Kit Kat. Quando o usuário faz a leitura da imagem, que vem estampada na embalagem, é direcionado a uma página na internet. Lá, ele encontra informações sobre as características do alimento, os valores nutricionais e o histórico da fabricação.

Percebeu como essa tecnologia é capaz de proporcionar uma experiência diferente para o consumidor? Imagine que, com tantos produtos similares, dentro de um mercado saturado de concorrentes, o cliente deseja ter mais segurança na hora de comprar.

Nesse sentido, o código na embalagem ajuda a saciar a sede de informação do usuário com uma eficiência muito maior do que muitos vendedores, que nem sempre estão disponíveis ou sabem responder a todas as dúvidas do consumidor.

Além de oferecer informações relevantes sobre o produto, é possível desenvolver campanhas de marketing criativas, fazer promoções, oferecer jogos interativos ou outro tipo de entretenimento.

O QR Code ajuda, ainda, na execução do inventário da empresa e na gestão do controle de estoque, assim como o código de barras, porém, com mais precisão, pois possibilita o acesso de mais informações que são valiosas para o controle interno e a organização.

Como usar QR Code de forma estratégica?

O QR Code é uma ferramenta de estratégia muito eficiente e pode auxiliar o empreendedor em diversos fatores, basta definir a meta e usar as informações para se aproximar do consumidor. Confira algumas dicas essenciais para usar o QR Code de maneira estratégica abaixo!

Defina os objetivos da ação

Você já conhece as vantagens de usar QR Code na embalagem dos produtos, mas não é por isso que investirá sem, antes, fazer um planejamento e listar os objetivos da sua estratégia de marketing, não é mesmo?

Reúna a sua equipe e pense de que maneira a sua empresa pretende interagir com o consumidor. O código apontará para uma página no site? Que tipo de conteúdo você pretende oferecer? Em formato de texto ou de vídeo? Com descontos exclusivos ou algum tipo de premiação ou bônus? Definir os objetivos é o primeiro passo para o sucesso.

Estimule o seu público a interagir

É importante estimular o consumidor a interagir com o código. Você pode imprimir uma frase de ação junto à imagem, de acordo com o que foi definido como objetivo. Por exemplo: “Escaneie este código para mais informações” ou “Escaneie este código para ganhar um desconto exclusivo”.

Assim, a finalidade do código permanecerá visível, e o usuário será incentivado a concluir a ação. Lembre-se, no entanto, de que é fundamental mostrar exatamente o que foi prometido. Caso contrário, o cliente se sentirá frustrado.

Chamar a atenção do consumidor para um produto é fundamental para que ele desperte interesse por outro item da marca. Se a experiência for bem-sucedida, é grande a possibilidade de fidelizar o consumidor.

Use a criatividade e seja objetivo

Sempre que for possível, adicione cores ou novos formatos para os seus códigos, para que eles se aproximem da identidade da marca. Faça com que a página de acesso após o escaneamento seja agradável, bonita e fácil de navegar. Evite publicar informações desnecessárias: seja objetivo.

Agindo assim, o seu público gostará da novidade e sempre que o seu produto estiver acompanhado de um QR Code, ele será tentado a escaneá-lo para conferir o que a sua empresa criou para surpreendê-lo. Além disso, adicionar informações extras e curiosidades sobre o produto é um diferencial.

Acompanhe os resultados da sua estratégia

Para saber se a sua estratégia está dando certo, o ideal é acompanhar o número de escaneamentos realizados por meio do QR Code impresso na embalagem. Caso esse número seja baixo, é interessante avaliar o motivo. Pode ser que o conteúdo não seja atrativo, ou, então, que a publicidade tenha sido insuficiente.

Independentemente da razão, o importante é ficar atento a essas respostas e trabalhar para aperfeiçoar as ações sempre que for necessário e em tempo hábil de reverter o cenário. O sucesso é algo que precisa ser conquistado, por isso, as mudanças são parte desse processo.

É importantíssimo contar com o apoio de uma empresa para a implementação de um sistema de padronização na sua organização. Além da segurança, você terá todo o suporte profissional em soluções tecnológicas.

Com mais de 30 anos no mercado, a GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação implementa padrões de identificação de produtos com excelência, contribuindo para o processo de automação e satisfação do cliente.

O uso do código QR (ou QR Code) aproximará a sua empresa do público-alvo, aumentará o engajamento com a marca e, consequentemente, as vendas. Quer saber mais e receber informações importantes sobre o assunto? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

 

 

Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert