Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Uma das características de um bom líder envolve a constante atualização e capacitação para se tornar um profissional melhor a cada dia. Muitos investem em cursos, workshops e livros, por exemplo, para ampliar os conhecimentos. Porém, e se isso puder ser feito de forma mais leve, aliada ao lazer?

Existem algumas séries sobre liderança que podem dar boas aulas, mesmo que não tratem do assunto de gestão, de forma específica. Neste artigo, vamos mostrar 7 delas e quais lições você pode aprender com os personagens. Confira!

1. How to Get Away with Murder

A série de suspense conta a história de uma professora e advogada especialista em Direito Criminal chamada Annelise Keating (Viola Davis).

Em princípio, sua grande capacidade de liderança está ligada ao poder de planejamento que ela tem diante de situações complicadas. Com estratégias bem traçadas e executadas, ela se torna bem-sucedida em diversas ocasiões.

Além do mais, Annelise adota uma postura firme e motivadora diante dos alunos — o que, em muitas situações, os mantêm engajados e explorando todo o potencial de suas capacidades.

Assim como na série, um líder precisa saber se planejar para distribuir as funções dos integrantes da equipe, de modo que cada um entenda com clareza o que precisa ser feito para as metas serem atingidas. 

2. Suits

Essa série tem um roteiro baseado na história de um jovem brilhante e com memória fotográfica chamado Mike Ross (Patrick J. Adams). Mesmo depois de abandonar a faculdade de Direito, ele consegue um emprego em um dos melhores escritórios de Manhattan.

Isso foi possível devido à sua capacidade de enxergar os problemas por outra perspectiva e encontrar soluções para eles. Do ponto de vista da liderança, o famoso “pensar fora da caixinha” e olhar as situações com outro ponto de vista podem ser as atitudes que faltam para adotar ações inovadoras.

3. Vikings

A série é baseada na cultura da sociedade nórdica entre os séculos VIII e IX D.C e mostra a ascensão de um simples camponês chamado Ragnar Lothbrok (interpretado por Travis Fimmel), que se tornou o rei viking de uma nação.

Além de lutar nas batalhas (com cenas de violência explícita), ele tem um pensamento estratégico para lidar com o jogo de poder. Em muitas ocasiões, isso demanda soluções inteligentes e criativas para alcançar os objetivos — ao mesmo tempo em que se sobressai em relação aos adversários.

No mundo dos negócios, um líder precisa estar sempre acompanhando o dia a dia da equipe, muitas vezes atuando ao lado dos profissionais. Além disso, também é preciso ter criatividade para encontrar soluções pouco convencionais para determinados problemas. Uma rápida resolução é fundamental para o sucesso da empresa.

4. House of Cards

Apesar de o protagonista Frank Underwood (vivido por Kevin Spacey) usar de formas que podem ser consideradas obscuras para alcançar seus objetivos, o personagem de House Of Cards dá uma aula sobre liderança durante a série.

Com ele aprendemos que não importa quanto dinheiro você tem, esse fator não é predominante para se obter poder. Ser um líder é impor respeito, independentemente de suas condições financeiras. 

5. Billions

Aqui, o ator Damian Lewis dá vida ao personagem gestor de um fundo de investimentos bilionário chamado Bobby Axelrod. Na trama ele tem de lidar com um mercado de alto risco e precisa usar todo seu conhecimento para assumir as adversidades e obter sucesso.

Ele não tem medo do fracasso e, caso algo saia errado, não se exime da culpa ou a deposita nas costas de terceiros, transmitindo transparência para os que estão a sua volta. 

Tomar a responsabilidade para si é um dos pontos fortes de um líder. Demonstrar coragem e segurança nos processos decisórios é fundamental para se obter a confiança da equipe.

Além disso, é importante se cercar de pessoas com conhecimentos em outras áreas e dar autonomia para que elas ajam, usando os pontos fortes de cada um a fim de que os objetivos sejam alcançados. Ou seja, também é importante saber delegar no momento certo, para as pessoas adequadas.

6. Narcos

Baseada em fatos reais, a série conta a história de Pablo Escobar — interpretado por Wagner Moura —, considerado um dos maiores narcotraficantes do mundo. Mas o que isso pode ensinar sobre liderança? Pois bem, dilemas éticos e morais à parte, Pablo pode ser considerado um visionário.

No momento em que ele é apresentado ao “produto”, não demora muito para descobrir como criar um modelo de negócio lucrativo e colocá-lo em prática.

À medida que a demanda aumenta, ele enxerga soluções para aumentar a produção de forma exponencial, além de planejar a logística com rotas alternativas para que as mercadorias cheguem aos distribuidores de forma rápida e segura.

Outro fator que o levou ao topo foi o estabelecimento de alianças bem articuladas, que ocasionaram a criação do Cartel de Medellín — com Pablo à frente — e um aumento significativo no faturamento de todos os integrantes.

Em resumo, Pablo tinha uma excelente visão e a utilizou para garantir as entregas com eficiência e satisfação dos clientes. Tudo isso somado à capacidade de monitorar e avaliar os concorrentes e o mercado de atuação, além de criar parcerias favoráveis para o negócio.

7. House

Por fim, na contramão de tudo que explicamos até agora, veremos aqui um exemplo de liderança que não deve ser seguido. Na série House, temos o brilhante médico especializado em infectologia e nefrologia chamado Gregory House (interpretado por Hugh Laurie).

Apesar de toda inteligência e capacidade de encontrar soluções para os problemas mais complexos, o médico é famoso por sua inflexibilidade, postura cética, mau humor e excesso de arrogância, ou seja, características que um líder não deve ter.

Transmitir humildade, inteligência emocional e saber reconhecer seus próprios sentimentos e os dos outros é essencial para manter um relacionamento saudável com a equipe. Quanto mais flexibilidade você tiver no relacionamento interpessoal, maior serão as chances de motivar e obter o comprometimento dos colaboradores.

Essas séries sobre liderança mostram o quanto é importante um líder estar sempre aberto a novos conhecimentos para conseguir passar confiança a sua equipe e extrair o melhor de cada um. Conseguindo uma união e o engajamento de todos, as soluções para os problemas são encontradas com mais facilidade e as metas alcançadas mais rapidamente

Gostou deste post e tem alguma experiência ou conhecimento que gostaria de compartilhar conosco? Sabe de mais alguma série que pode passar lições de liderança? Aproveite os comentários e participe da conversa!

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert