Gestão de pessoas: 5 dicas práticas para o dia a dia

Gestão de pessoas: 5 dicas práticas para o dia a dia

A gestão de pessoas é uma das áreas mais importantes de uma empresa. Foi-se o tempo em que as máquinas eram as grandes protagonistas do sucesso empresarial. Hoje, cada vez mais se constata que são os colaboradores os principais responsáveis pelo sucesso do negócio. São eles que, com o seu trabalho, ajudam o empreendedor a bater suas metas e conquistar seus sonhos.

Ter uma equipe comprometida e engajada aos objetivos organizacionais não é mais um mero diferencial. É uma verdadeira necessidade para manter-se forte num cenário econômico cada vez mais competitivo. A importância da gestão de pessoas é, então, evidente.

E não se trata apenas de conquistar os melhores profissionais para a organização. Mas também de desenvolvê-los, motivá-los, retê-los, e, principalmente, torná-los seus aliados, na busca constante pelo sucesso do negócio.

Mas ter uma equipe de sucesso não é dádiva. É preciso adotar medidas concretas para conseguir aliar o talento e a determinação de toda a equipe.

No post de hoje vamos falar sobre a importância da gestão de pessoas e como realizá-la com sucesso no dia a dia da sua empresa. Confira!

Afinal, qual a importância da gestão de pessoas?

Já faz algum tempo que a gestão de pessoas deixou de ser uma área meramente burocrática para assumir uma posição mais estratégica nas organizações. Hoje em dia, ninguém mais duvida que os colaboradores são o ativo mais importante de qualquer companhia.

Por isso, é fundamental que os gestores busquem formas de cultivar na equipe de trabalho o entusiasmo e a vontade de contribuir, decisivamente, com o êxito da atividade desempenhada e com os resultados comerciais.

Colaboradores motivados e que trabalham com afinco e determinação certamente serão mais eficientes e produtivos, o que vai trazer melhores resultados para a empresa. É preciso criar um círculo virtuoso, onde todos possam ganhar e obter satisfação e realização.

Mas como fazer isso? Veja as 5 dicas de como implementar uma gestão de sucesso!

1. Valorize seus funcionários

A valorização é a principal coluna que sustenta uma gestão de pessoas eficaz. Reconhecer o mérito de seus funcionários vai fazer com que eles se tornem muito mais motivados e comprometidos com os resultados do negócio e com o crescimento empresarial.

O líder dirige, gerencia e coordena as atividades, mas, sem o apoio da equipe de subordinados, não alcança o êxito. Por isso, a primeira dica para ter uma equipe engajada e produtiva é reconhecer e recompensar os esforços dos seus profissionais.

Além de motivar os colaboradores, essa conduta desencadeará o sentimento de gratidão na equipe, fazendo com que os trabalhadores desejem contribuir de forma cada vez mais efetiva para o sucesso da empresa.

2. Mantenha uma boa comunicação interna

Para realizar uma gestão de pessoas eficaz, comunicar é palavra de ordem. Além de servir para direcionar as atividades, fornecer comandos e transmitir ideias e propósitos, a comunicação gera integração.

Por isso, ela é um excelente mecanismo para manter a sua equipe de trabalho informada sobre os objetivos, metas e desafios do negócio. Se feita de forma eficiente, ela vai gerar mais integração e sintonia entre os colaboradores, e entre estes e seus líderes.

Para melhorar a comunicação interna, a empresa pode se valer de várias ferramentas, como murais, e-mail corporativo, redes sociais, TV corporativa ou, até mesmo, as boas e velhas reuniões de trabalho.

3. Aposte no endomarketing

O endomarketing é outra excelente estratégia para otimizar a gestão de pessoas. Ele consiste em técnicas que visam conquistar o público interno das organizações.

Ele parte do pressuposto de que os funcionários são os primeiros e mais importantes clientes de qualquer negócio. E o gestor não pode ignorar isso. São os colaboradores que realizam o contato direto com os clientes, personificando a marca e ocupando a linha de frente em todos os processos. Sem a ajuda deles, nenhuma estratégia de crescimento é possível.

Por isso, para ter uma equipe engajada e produtiva – que é a principal finalidade da gestão de pessoas – é preciso que a companhia adote medidas para fidelizar e motivar o seu pessoal, tornando-o interessado e comprometido com os resultados do negócio.

O endomarketing é realizado o tempo inteiro na empresa. Seja por meio de um mural, onde o nome da marca é reforçado, seja por intermédio da concessão de benefícios aos colaboradores, valorização e reconhecimento das conquistas da equipe. Toda e qualquer estratégia de gestão acertada contribui para um bom marketing interno, pois agrega valor à organização.

4. Use o feedback a seu favor

Outra boa dica para realizar uma gestão de pessoas bem-sucedida é promover a avaliação periódica do desempenho dos seus funcionários.

Tanto para apontar eventuais falhas na maneira de executar as atividades ou equívocos em decisões tomadas, quanto para fomentar condutas positivas, o feedback é um instrumento fundamental para a gestão de pessoas.

Por meio dele, é possível alinhar o trabalho da equipe às necessidades e desafios empresariais, pois colaboradores poderão conhecer o resultado das suas ações e a importância do seu trabalho para que a empresa atinja seus objetivos.

Com isso, os trabalhadores poderão direcionar de maneira mais efetiva os seus esforços e contribuir de forma cada vez mais assertiva para a obtenção dos melhores resultados.

Para implementar essa dica na prática, basta acompanhar o desenvolvimento dos seus colaboradores, adverti-los ou elogiá-los por suas ações. A orientação oportuna é um excelente mecanismo motivacional e evita que erros graves se perpetuem nos processos internos.

5. Crie uma política de benefícios

Por fim, não poderia deixar de mencionar a dica de desenvolvimento de uma política de benefícios empresariais, seja em razão do desempenho individual, sejam benefícios coletivos, para todos os funcionários.

O certo é que essas comodidades têm o dom de promover mais dedicação e engajamento na sua equipe de trabalho.

Os benefícios podem ser variados, desde plano de carreira, seguro saúde, previdência privada, etc., até a concessão de jornada de flexível, dia da família na empresa, cursos de idiomas, e muito mais.

Investir na qualidade de vida e satisfação dos seus colaboradores é algo que vai torná-los mais felizes e satisfeitos com o trabalho, criando um círculo virtuoso de dedicação e engajamento cada vez maiores. Com isso, todos só têm a ganhar: empresa e empregados.

Viu só como é possível realizar uma gestão de pessoas eficiente por meio de ações simples? E o melhor, sem gastar muito. Na verdade, os valores usados não devem ser vistos como um gasto, mas sim como investimento da empresa no seu recurso mais valioso: o seu time de colaboradores!

Gostou das nossas dicas de como realizar uma boa gestão de pessoas? Então sigas as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe todas as postagens! Estamos no Facebook, Twitter, Google + e LinkedIn!

 

Postagens relacionadas
Gestão de estoque: 9 dicas para não errar e perder dinheiro
6 vantagens da otimização de processos em pequenas empresas
6 vantagens da otimização de processos em pequenas empresas
Inspire-se! 7 estratégias de marketing para sacudir seu negócio
Quais são as novas habilidades necessárias para um líder do séc XXI?
Quais são as novas habilidades necessárias para um líder do séc XXI?
Aprenda como aumentar as vendas e vencer a crise

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web