8 filmes incríveis que vão te dar aulas sobre liderança no trabalho

Você é um líder ou um chefe? Suas ações provocam efeitos positivos em sua equipe? Seus funcionários acreditariam em suas decisões de olhos fechados? Para ser uma liderança no trabalho, é preciso ter uma postura forte e, ao mesmo tempo, inspiradora para seus liderados.

Ele tem o poder nas mãos para transformar um empreendimento e levá-lo ao sucesso, refletindo os valores, a cultura e a política da empresa que representa. Mas como se tornar um verdadeiro líder?

Você deve estar se perguntando sobre quais habilidades deve desenvolver para guiar com maestria a sua equipe, não é mesmo? Quer aprender a ser um líder para a sua empresa?

Neste artigo, falaremos sobre a importância da liderança no trabalho, quais as principais atividades e qualidades que um bom líder deve ter. Além disso, listaremos 8 filmes para você se inspirar e ter uma forte liderança no trabalho. Confira!

Qual a importância da liderança no trabalho?

Ter uma figura forte e inspiradora no ambiente de trabalho é um aspecto fundamental para manter o nível de produtividade e motivação de uma equipe. Por esse motivo, ter um bom líder pode ser o diferencial dentro de uma empresa.

Mais do que aquela pessoa responsável por monitorar o trabalho e cobrar resultados, o profissional na posição de líder deve reunir competências capazes de explorar o melhor resultado, seja ele individual ou coletivo.

Investir em capacitação e, acima de tudo, na reciclagem do aprendizado são alguns diferenciais para quem deseja se tornar um líder de qualidade. É imprescindível que esse profissional reúna conhecimentos no seu segmento de atuação e em liderança corporativa para transmitir à equipe a confiança necessária.

Quando uma empresa possui um líder forte e capacitado, é possível reduzir taxas de rotatividade de funcionários, aumentar a produtividade e melhorar o clima organizacional.

Principais atividades de um bom líder

A seguir, listamos algumas das principais atividades que fazem parte do dia a dia de um líder. Confira!

Mantenha seu time sempre motivado

A função número 1 do líder é manter sua equipe sempre motivada. Contudo, é importante ressaltar que as pessoas são impactadas por diferentes aspectos, variando de acordo com suas vivências e valores pessoais.

Um dos pilares da motivação no ambiente de trabalho é o reconhecimento. Saber valorizar um bom desempenho, o alcance de metas importantes ou a conclusão de um projeto também faz parte da rotina de uma liderança competente.

Para ajudar nesse processo motivacional, é interessante estar sempre estudando as melhores formas de gerenciar o capital humano de uma empresa. Você pode criar programas de bonificação com prêmios, oferecer cursos, planos de carreira etc.

Conheça sua equipe

Para se tornar uma figura de liderança forte e motivadora, é necessário saber quem são os colaboradores que integram seu time. Não se trata apenas de saber seus nomes, mas sim de identificar quais são seus talentos, aptidões, ambições e, sobretudo, seus pontos fracos.

Ao conhecer bem quem são seus colaboradores, é possível criar vínculos mais profundos e obter melhores resultados do seu time.

Saiba explorar o potencial individual da sua equipe

Como citamos acima, conhecer as potencialidades individuais de seus colaboradores é peça fundamental no cotidiano de um líder. Isso permite criar programas de capacitação voltados para as necessidades dos profissionais, por exemplo.

Conforme um gestor conhece seus liderados, fica mais fácil desenvolver planos visando o desenvolvimento profissional de cada um e conquistar um desempenho individual elevado de uma equipe.

Ao detectar essas qualidades, fica mais fácil gerenciar a equipe como um todo. É possível até mesmo formar núcleos de trabalho em que os talentos são complementares e melhorar a performance em coletivo.

Saiba gerenciar conflitos

Contornar conflitos não é algo fácil, mas essa é uma habilidade necessária para um líder. Boa comunicação e equilíbrio são essenciais para conciliar problemas entre profissionais de uma equipe.

É importante ainda que o gestor saiba se colocar de forma imparcial dentro da empresa, sem beneficiar funcionários com a desigualdade na divisão de tarefas ou excesso de cobranças.

Preconceitos, intolerância, sexismo e outros comportamentos nocivos também devem ser eliminados.

Delegue tarefas e responsabilidades

Dividir as tarefas e responsabilidades contribui para o amadurecimento e melhor rendimento dos profissionais. Cabe ao gestor fazer essa divisão de forma estratégica.

Além de aumentar a sensação de confiança, esse é um jeito bastante eficaz de auxiliar no desenvolvimento das competências dos membros da sua equipe.

Nunca se esqueça que, nesse processo, é fundamental que o gestor leve em consideração o nível de experiência dos profissionais, se atentando ao fato de que as funções devem ser condizentes com o cargo exercido.

Dividir responsabilidades permite ao líder pensar em novas estratégias e se dedicar a atividades mais complexas da gestão, por exemplo.

Seja uma referência para a equipe

Ter uma postura coerente e imparcial. Agir de forma idônea e justa. Ser um espelho é uma qualidade e um compromisso que todo bom líder deve ter.

Como esperar que a equipe respeite as políticas da empresa se o gestor não segue as mesmas diretrizes? Embora muitos acreditem no contrário, a figura de liderança pode e deve ser responsável por influenciar ações e posturas dos colaboradores.

Saiba transmitir feedbacks para a equipe

Dar feedback para seu time de colaboradores é uma das mais difíceis e importantes tarefas na rotina de uma liderança.

Como falamos em indivíduos, sabemos que cada um reage de uma maneira aos diferentes estímulos. Portanto, saber como transmitir um feedback negativo ou positivo requer muito jogo de cintura, personalidade e empatia.

Qualidades de um líder

Para que um profissional se torne um bom gestor, é preciso aprimorar algumas qualidades e desenvolver características importantes. Confira a seguir os principais traços que todo líder deve ter.

Confiança

Mostrar aos seus colaboradores que eles podem confiar em você é algo essencial dentro das relações de trabalho. Por isso, adote uma postura com atitudes que façam sua equipe ter respeito.

Saber que seu gestor tem um “pé atrás” ou tem dúvidas do seu caráter é algo muito nocivo para as relações profissionais. Sendo assim, outro ponto importante é retribuir a confiança que seus funcionários depositam em você.

Autoconsciência

Desenvolver a autoconsciência é, talvez, a característica mais importante e ao, mesmo tempo, mais difícil de desenvolver como um gestor.

Quando um líder entende a si mesmo, ele é capaz de estar em constante aprimoramento pessoal e como resultado, pode influenciar positivamente sua equipe.

Essa qualidade auxilia também na tomada de decisões e permite entender quais são seus pontos fracos e fortes, sabendo como melhorá-los.

Boa comunicação

Motivar a equipe, transmitir um feedback, notificar profissionais sobre promoções e até demissões, delegar uma nova tarefa.

Esses são exemplos de atividades que fazem parte do cotidiano de um líder. E para que isso funcione em harmonia, é indispensável saber se comunicar com as pessoas respeitando suas diferenças e limitações.

Vale lembrar que quando falamos dessas habilidades, saber ouvir também é uma característica muito importante. De nada adianta ser um gestor que sabe transmitir seus recados, mas é incapaz de escutar o que sua equipe tem a dizer.

8 filmes que são aulas de liderança

A seguir, apresentamos 8 filmes inspiradores que são verdadeiras aulas de liderança. Confira:

1. Capitão Phillips (2013)

Esse filme é baseado em uma história real, relatada em livro (Dever de Capitão) por Richard Phillips. No filme, o navio cargueiro em que Phillips era capitão foi invadido por piratas somalis e toda a tripulação foi feita refém durante cinco dias.

Em Capitão Phillips, você verá que ser um líder ou demonstrar liderança no trabalho vai muito além do que dar bons exemplos. O seu comportamento e posicionamento perante as diversas situações que podem acontecer serão determinantes para engajar e estimular (ou não) uma equipe.

Mais do que coragem e jogo de cintura, um líder se mantém calmo e seguro para garantir que o melhor seja feito pela sua equipe.

2. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Em meio à Segunda Guerra Mundial, uma equipe liderada pelo capitão Miller recebeu a missão de resgatar o soldado James Ryan e levá-lo seguro para casa — pois os três irmãos de Ryan também eram soldados e morreram em combate.

Uma das grandes mensagens desse filme é que, mesmo enfrentando dificuldades e momentos desfavoráveis, um verdadeiro líder continua firme em seu propósito e focado em seu objetivo. É papel dele também assumir a responsabilidade e tomar a decisão certa, por mais difícil que seja.

3. Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)

Esse é outro filme baseado em uma história real. Nele, Erin Brockovich, uma advogada de um pequeno escritório e mãe de três filhos, recebe a informação de que uma grande empresa estava poluindo e prejudicando o abastecimento de água de uma cidade no deserto dos EUA.

Ao se ver de frente com um caso único para sua carreira, ela não mediu esforços para investigar o que estava acontecendo e solucionar essa questão. Você pode aprender com Erin a habilidade da persuasão e que, muitas vezes, é preciso acreditar em si próprio e no que sua intuição está dizendo.

4. Karatê Kid (1984)

Karatê Kid é um filme clássico e, provavelmente, você já o viu. Mas que tal assistir a esse filme com outro olhar? Nele, o jovem Daniel quer aprimorar suas habilidades como lutador de karatê e busca a ajuda do Senhor Miyagi para ensiná-lo.

Que tipo de líder você quer ser? É capaz de delegar tarefas e orientar de maneira efetiva os liderados ou toma todas as responsabilidades para você?

Assim como o Senhor Miyagi não fez todo o trabalho por Daniel e o instigou a tentar ir sempre além, um bom líder deve ser capaz de guiar os funcionários e auxiliá-los a buscar por respostas e soluções para as atividades realizadas na empresa.

5. A Fuga das Galinhas (2000)

Sim, uma das nossas dicas é um filme de animação infantil que irá surpreendê-lo. Além de poder ver esse filme junto da família, saiba que ele pode auxiliá-lo bastante com dicas de liderança no trabalho.

Uma das galinhas decide fugir do local onde vive assim que descobre que em pouco tempo se transformaria em “comida de humanos”. Por conta disso, ela reúne um grupo de galinhas e elabora um plano de fuga.

Nesse filme, você verá como é imprescindível ter um planejamento e criar estratégias para atingir um objetivo. Além disso, tudo se torna mais possível quando o trabalho é realizado em equipe.

6. Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

filme Sociedade dos Poetas Mortos se passa em um tradicional colégio interno. Mesmo com tantas regras e proibições, um professor de literatura ganha o respeito e a confiança dos alunos, sendo capaz de transformar por completo a vida deles.

Perceba como esse filme mostra o valor do líder e como ele tem o papel de motivar e influenciar de maneira positiva as pessoas. Busque ser assim para a sua equipe e você perceberá os resultados!

7. Invictus (2009)

Nesse filme, é possível ver como o presidente Nelson Mandela, ao fazer uma junção entre política e esporte, foi capaz de unir uma África do Sul tão abalada pelo Apartheid — em que as diferenças sociais, econômicas e culturais entre brancos e negros eram fortes no país.

Uma das grandes lições que esse filme pode ensiná-lo é sobre a importância do trabalho em equipe e como o papel do líder pode ser um diferencial para superar adversidades.

8. O Diabo Veste Prada (2006)

Esse filme nos conta a história de uma recém-formada jornalista que, apesar de muito inteligente e capaz, está em busca de emprego.

Após muita procura, ela consegue uma vaga como assistente de uma editora de uma revista de moda. Mas o que ela não esperava é que seria constantemente desafiada, em alguns momentos até mesmo humilhada, sendo preciso melhorar a cada dia o seu trabalho e apresentar resultados.

Por mais arrogante e difícil de lidar que a personagem de Meryl Streep seja (a líder), ela foi capaz de ensinar e contribuir para que a sua funcionária crescesse e amadurecesse profissionalmente.

Ao longo do filme, podemos perceber a evolução da jornalista e como ela foi capaz de analisar o cenário e de tomar as próprias decisões com assertividade quando chegou o momento.

Ser uma figura de liderança no trabalho não é uma tarefa simples. Requer muito estudo e desenvolvimento, tanto profissional como pessoal. Contudo, quando temos uma imagem de líder forte e confiante, é possível impulsionar o desempenho da equipe e melhorar a produtividade da empresa.

O que achou do nosso artigo? Gostou das dicas sobre liderança no trabalho? Curta a nossa página do Facebook e fique sempre por dentro de novidades incríveis para adotar no seu negócio!

 

Guia de exportação PME

Postagens relacionadas
6 dicas para definir os indicadores de desempenho de sua empresa
Aprenda a preparar o seu e-commerce para a Black Friday!
Aprenda a preparar o seu e-commerce para a Black Friday!
8 principais motivos para fazer uma gestão de caixa eficiente
Plano de Negócios: Entenda o que é e como ele pode ajudar a organizar suas vendas!
6 estratégias de marketing digital para pequenas e médias empresas
1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web