Banner para o guia Inovação, o futuro dos negócios. Guia Missão Técnica GS1 Brasil — AlemanhaPowered by Rock Convert

Você, que atua na área de varejo e e-commerce, tem acompanhado as principais tendências de tecnologia para esses setores? Manter-se atualizado é fundamental para garantir a perenidade do negócio e a competitividade da empresa no mercado. Afinal, a cada dia surgem novos concorrentes e novas formas de atender às demandas dos consumidores.

Além disso, o uso da tecnologia contribui para o crescimento do negócio, por meio de processos mais ágeis e confiáveis e da análise de dados mais precisos e atualizados. Tudo isso gera benefícios diretos e indiretos que tornam a organização mais consistente e capaz de alcançar novos mercados.

Então, se você quer saber quais são as tendências nas quais deve investir em 2019, acompanhe este artigo. Vamos listar as 7 mais importantes do ponto de vista das vendas on-line e do varejo em geral. Confira!

1. Integração de plataformas

Atualmente, os consumidores têm uma vida muito corrida e atarefada, por isso buscam soluções que permitam um máximo aproveitamento de tempo e que demandem menos esforço. Dessa forma, as empresas precisam entregar produtos e serviços mais completos e descomplicados, nos quais os clientes não precisem realizar muitas intervenções para conseguir o que estão buscando.

Para isso, é fundamental ter plataformas integradas, com dispositivos que melhorem a automação dos processos, como o uso de código de barras, de forma a tornar todo o processo interno de venda transparente para o comprador. Assim, o que ele vê é apenas o resultado das ações que são realizadas de forma automatizada e integrada. Isso faz com que ele tenha um atendimento mais adequado, rápido e eficaz.

2. Assistentes virtuais de atendimento

Os bots de atendimento são ferramentas que agilizam o atendimento virtual dos clientes. Trata-se de uma tecnologia recente, mas que já vem sendo utilizada por grande parte das empresas de e-commerce e varejo para filtrar as demandas mais simples e recorrentes, aliviando a carga de trabalho para a equipe de atendimento.

Essa prática proporciona redução de custos operacionais, principalmente em relação à menor quantidade de pessoas necessárias no suporte, e melhora a experiência dos consumidores, já que boa parte dos problemas é resolvida em poucos minutos.

3. Uso de inteligência artificial

A inteligência artificial deixou de ser algo do futuro e tornou-se uma realidade dos tempos atuais. Os próprios atendentes virtuais, citados no tópico anterior, são dotados dessa tecnologia. P

Por meio da análise do comportamento de busca e de compra das pessoas, esses softwares são capazes de determinar preferências e desejos que são trabalhados de forma proativa.

As ferramentas que utilizam a inteligência artificial tornam as ações, principalmente as de marketing e vendas, mais ágeis e certeiras. Com elas é possível criar campanhas mais atrativas, prestar um atendimento mais personalizado e, com isso, gerar mais valor para os clientes.

4. Big data

O big data é uma estratégia de análise de dados que ganhou maior proporção com o crescimento da internet. Ele parte da premissa da análise de dados para a geração de informações relevantes para a tomada de decisão no negócio. Quando falamos do varejo e do e-commerce, a quantidade de dados gerados nas transações é tão grande quanto rica do ponto de vista da geração de conhecimento.

As pessoas deixam rastros ao acessar o site da empresa, ao pesquisar por produtos, ao realizar compras e em diversas outras situações. Cada uma delas define o perfil dos compradores e provê informações valiosas para determinar os rumos que o negócio deve seguir para obter sucesso.

5. Aplicativos para celular

Os smartphones surgiram para mudar completamente o comportamento de compras dos consumidores. Aliados a uma vida mais corrida e com menos tempo para realizar todas as tarefas do dia a dia, eles são a principal porta de acesso das pessoas aos comércios de forma geral.

Tudo o que o cliente precisa está na palma de sua mão. Se a sua empresa ainda não tem um aplicativo ou um site responsivo de vendas, saiba que seus concorrentes têm e estão levando vantagem sobre você nesse quesito! Então, não deixe que isso continue acontecendo e providencie mudanças.

6. Interatividade digital

A interatividade digital está diretamente relacionada à qualidade no atendimento. Ao mesmo tempo que a empresa precisa manter uma padronização na forma como os clientes são atendidos, ela precisa garantir que eles sejam tratados como pessoas únicas e especiais. Para isso, o uso dos bots e da inteligência artificial é fundamental.

Todos os contatos realizados via redes sociais, e-mail ou chat on-line devem ser respondidos da forma mais rápida e pessoal possível. O ideal é evitar respostas padronizadas, que facilmente são identificadas como uma automação. As pessoas precisam sentir que estão falando com alguém que está verdadeiramente as ouvindo e se preocupando com o problema individual delas.

7. Crescimento dos marketplaces

A mudança nos formatos de compras no varejo transformou os marketplaces em excelentes estratégias de vendas on-line para empresas menores que não têm capacidade de manter um e-commerce, mas precisam ampliar seus canais de distribuição. Nesse sentido, as plataformas estão investindo em melhorias tanto para as empresas parceiras quanto para os consumidores finais.

Sendo assim, elas representam uma grande oportunidade de crescimento para o mercado de vendas pela internet como um todo, gerando grandes movimentações financeiras e acelerando a economia do país.

Para aqueles que ainda não pretendem investir em tecnologia, mas precisam melhorar seus resultados de faturamento, elas são a principal aposta de 2019.

Enfim, agora que você já conhece as principais tendências de tecnologias voltadas para o varejo e e-commerce, o momento é de avaliar quais delas são mais adequadas para o seu negócio e começar a investir.

Quanto antes as melhorias forem implementadas, melhores serão os resultados operacionais da empresa e maiores serão as chances de aumento nas vendas para este ano. Então, não espere mais e comece a atuar nas mudanças agora mesmo!

Gostou dessas tendências de tecnologias? Que tal se aprofundar um pouco mais nesse assunto e se atualizar sobre os avanços da revolução tecnológica 4.0? Confira neste e-book como foi a 1ª Missão Técnica Internacional da GS1 Brasil, que aconteceu na Alemanha!

Powered by Rock Convert
Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert