Como a transformação digital tem mudado o trabalho dos contadores?

A transformação digital é uma realidade e, por meio dela, várias demandas que antes eram problemáticas ficaram muito mais simples. Por exemplo: o número de impressões reduziu consideravelmente e o acúmulo de documentos organizados em arquivos intermináveis também.

No ramo da contabilidade, a burocracia diminuiu muito, o que favoreceu o relacionamento com o cliente — já que o serviço se tornou mais ágil e mais eficiente.

As empresas que estão fazendo uso dessas inovações estão mais competitivas no mercado e com um posicionamento muito superior em relação às outras.

No post de hoje falaremos sobre isso. Confira!

O que é transformação digital?

A transformação digital é o processo de inclusão dos recursos tecnológicos dentro da sua empresa, para que eles se tornem seus aliados.

Por meio dela é possível reduzir o número de papéis, já que as transações serão digitais, aumentar a confiabilidade das informações, melhorar o relacionamento com o cliente, reduzir o retrabalho e muito mais.

Os focos da transformação digital são: modernizar a infraestrutura tecnológica atualmente utilizada, construir novos planos de ação em conjunto com os colaboradores e diretores da empresa e investir em softwares e aplicativos que respondam às necessidades do negócio.

Quais os benefícios para a contabilidade?

Como os contadores precisam preencher relatórios, elaborar planilhas com informações sobre rendimentos, fazer balanços financeiros e administrar diversas questões relacionadas à parte financeira e contábil dos clientes, utilizar a tecnologia, com certeza, fará a diferença.

Veja abaixo alguns benefícios:

Aumento da produtividade

Com rápido acesso à documentação e com a possibilidade de elaborar planilhas com único clique e de gerar relatórios automáticos, o tempo destinado a cada tarefa ficará bem menor.

Isso sem contar que, com a utilização do armazenamento na nuvem, os arquivos ficam disponíveis para todos os funcionários ao mesmo tempo, agilizando, inclusive, a comunicação dentro da empresa.

Se não bastasse tudo isso, a tecnologia ainda permite o acesso às informações mesmo se você não estiver na empresa. Com um computador ou smartphone em mãos e uma senha de acesso, é possível trabalhar em qualquer lugar.

Melhoria no relacionamento com o cliente

Ao utilizar os recursos tecnológicos você poderá oferecer um atendimento personalizado aos seus clientes e melhorar o relacionamento com eles, alterando a forma como eles veem o seu trabalho.

Isso acontece porque você conseguirá responder mais rápido aos questionamentos, terá condições de entregar as tarefas solicitadas em menos tempo, poderá atendê-lo em qualquer lugar e o principal: terá possibilidade de compartilhar as informações com ele por meio de uma pasta compartilhada na nuvem, sem necessidade de gastar com motoboy, Correios etc.

Aumento da segurança das informações

Os arquivos e documentos compartilhados nos softwares eletrônicos possuem backup 24 horas por dia. Com isso, todas as informações ficarão seguras e você terá menos riscos de dores de cabeça.

Como são geradas cópias de segurança, é possível recuperar o documento ainda que ocorra uma exclusão por engano.

Além disso, se a rede falhar ou for invadida por terceiros mal intencionados, as cópias continuarão seguras — o que garante a integridade dos seus clientes e claro, da sua empresa.

Criação de uma vantagem competitiva

Ao inserir a transformação digital na sua empresa você terá mais acesso à informação e poderá controlar melhor os processos de KPIs. Com isso, responderá melhor às necessidades do mercado e poderá resolver os problemas com mais qualidade e mais agilidade.

Isso certamente coloca você em uma posição mais competitiva e permite que oportunidades de negócio apareçam.

Quais os principais desafios?

Toda mudança apresenta dificuldades e incertezas no início, não é mesmo? No caso da transformação digital existem alguns desafios a serem enfrentados. Confira:

Definir quais os recursos necessários

É importante conversar com profissionais experientes no assunto e descobrir quais são as necessidades da sua empresa e o que será necessário implantar para que os recursos tecnológicos passem a ser utilizados.

Faça isso com calma e pesquise bastante para não ter despesas desnecessárias e para não correr o risco de elaborar um projeto e não ficar satisfeito.

Lembre-se de que essa análise é individual e o profissional que for te passar as orientações precisará conhecer a sua demanda e as principais rotinas do seu negócio.

Estruturar a empresa para receber a inovação

Mesmo com as mudanças o serviço precisa continuar caminhando e as respostas esperadas pelos clientes precisam ser ágeis e claro, adequadas.

Por isso, antes de qualquer coisa, capacite sua equipe, apresente os recursos, prepare o espaço físico da empresa e tenha agilidade na tomada de decisões.

Informe as mudanças aos clientes e, de preferência, envie um comunicado formal com as principais alterações, as novas formas de contato, os benefícios que virão para todos etc.

Isso é essencial para o vínculo de confiança e para ter a compreensão dos clientes caso venha a surgir algum problema inicial.

Manter a equipe unida

No início, alguns membros da equipe podem ficar resistentes às mudanças e inseguros em relação a elas.

Converse, coloque-se à disposição, ofereça material de capacitação e incentive a troca de informações e a colaboração entre eles.

Mostre as vantagens e permita que os funcionários façam testes para que fiquem mais abertos aos novos desafios.

Criar uma cultura digital

Após a mudança, será necessário criar o hábito de acompanhar o universo digital para estar sempre ciente das inovações que ele oferece.

As novidades surgem a todo momento, então, quanto mais rápido você se preparar para recebê-las, mais competitivo estará o seu negócio.

Trabalhe bem com que tem em mãos, mas lembre-se de que investir nas melhorias é investir na sua empresa, na sua credibilidade no mercado e também na qualidade de trabalho para a sua equipe.

Profissionais satisfeitos são essenciais para o bom andamento de um negócio. Isso contribui para o vínculo saudável com clientes e para a captação de novas contas.

Com certeza com dedicação e um bom planejamento a transformação digital conseguirá mudar completamente a rotina da sua empresa e colocá-la em um padrão de qualidade muito superior.

Gostou do texto? Então compartilhe nas redes sociais e leve as informações aos seus amigos!

 

 

 

 

Postagens relacionadas
Os 8 maiores erros de atendimento ao cliente em vendas online
Big data no varejo: entenda um pouco mais sobre essa tendência
Big data no varejo: entenda um pouco mais sobre essa tendência
Como devo adequar minhas embalagens para o comércio?
7 práticas para aumentar a segurança em suas vendas online
Descubra as principais KPIs de vendas para o mercado de TI
Descubra as principais KPIs de vendas para o mercado de TI

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web