Rastreabilidade aplicada na gestão da qualidade
Rastreabilidade é a capacidade de rastrear todos os processos, desde a aquisição de matéria-prima, passando pela transformação, produção, distribuição até a entrega e o consumo de um produto final, seja insumo ou produto acabado.
Por conta da melhoria da qualidade dos produtos e do aumento da conscientização sobre segurança do consumidor, a rastreabilidade é assunto de extrema importância nas indústrias.
Ter um bom sistema de rastreabilidade ajuda as empresas a melhorarem a qualidade, reduzirem os custos, otimizarem os processos e o tempo que leva para o produto chegar até o cliente em toda a cadeia de abastecimento.
O motivo mais comum para a perda da rastreabilidade é a utilização de sistemas de marcação não funcionais, marcações não permanentes ou até mesmo a falta de qualquer sistema de marcação.
Por que a rastreabilidade é importante?
Com as informações conectadas em um banco de dados abrangente, a rastreabilidade permite:
- Conformidade e padronização
- Segurança
- Garantia da qualidade
- Redução dos riscos
- Melhoria do produto
A rastreabilidade funciona, ainda, como uma espécie de seguro. Quando for necessário, para você, seus clientes ou reguladores, o acesso à informação de qualquer parte da cadeia será garantido.
Rastreabilidade e a gestão da qualidade
O acesso às informações de todos os tipos é hoje difundido e facilitado, o que exige das empresas maior controle e vigilância.
A qualidade do seu produto, pensando em todo o processo de compra e venda, está diretamente ligada à sua capacidade de rastreabilidade.
Isso não significa apenas fazer o acompanhamento do produto em seu processo de entrega ao consumidor, mas cuidar de toda a operação.
Através da rastreabilidade, a empresa e seus gestores podem verificar todas as informações dos produtos, como sua origem, o tipo de material, se os elementos que compõem aquele item estão devidamente liberados para a produção e se possuem qualidade comprovada, assim como os eventos ocorridos em relação ao referido produto em todo seu ciclo de vida. É assim que se confirma a idoneidade de sua procedência, por exemplo.
A rastreabilidade é o que permite ainda um controle e uma administração mais adequados do estoque. Se um produto está com prazo de validade próximo, alguns sistemas identificam e avisam, para que sejam utilizados com prioridade.
Tudo isso interfere na qualidade, desde a procedência, a comercialização e a utilização dos produtos da sua indústria.
Quanto mais acesso a informações um gestor tiver, mais ele terá poder para tomar decisões mais assertivas e em menor tempo. Em um mercado competitivo, essa pode ser uma vantagem, em termos de qualidade, segurança e rapidez.
O controle da qualidade passa por uma rastreabilidade bem feita e adequada ao seu negócio, que resultará em melhores resultados para a sua empresa.
Como a GS1 Brasil pode ajudar a rastreabilidade no seu negócio?
As soluções de rastreabilidade da GS1 Brasil são ideais para diferentes segmentos, garantindo que os produtos sejam identificados e controlados ao longo da cadeia de suprimentos, através de vínculos do fluxo físico e de informações de eventos que ocorram com cada item
Conheça mais sobre os padrões de identificação da GS1 Brasil (GTIN – Global Trade Item Number, numeração serial, códigos de barras, entre outros) utilizados para rastreabilidade em toda a cadeia de suprimentos.