Rastreabilidade aplicada na gestão da qualidade

Rastreabilidade é a capacidade de rastrear todos os processos, desde a aquisição de matéria-prima, passando pela transformação, produção, distribuição até a entrega e o consumo de um produto final, seja insumo ou produto acabado.

Por conta da melhoria da qualidade dos produtos e do aumento da conscientização sobre segurança do consumidor, a rastreabilidade é assunto de extrema importância nas indústrias.

Ter um bom sistema de rastreabilidade ajuda as empresas a melhorarem a qualidade, reduzirem os custos, otimizarem os processos e o tempo que leva para o produto chegar até o cliente em toda a cadeia de abastecimento. 

O motivo mais comum para a perda da rastreabilidade é a utilização de sistemas de marcação não funcionais, marcações não permanentes ou até mesmo a falta de qualquer sistema de marcação.

 Por que a rastreabilidade é importante?

Com as informações conectadas em um banco de dados abrangente, a rastreabilidade permite:

  •       Conformidade e padronização
  •       Segurança
  •       Garantia da qualidade
  •       Redução dos riscos
  •       Melhoria do produto

 A rastreabilidade funciona, ainda, como uma espécie de seguro. Quando for necessário, para você, seus clientes ou reguladores, o acesso à informação de qualquer parte da cadeia será garantido.

Rastreabilidade e a gestão da qualidade

O acesso às informações de todos os tipos é hoje difundido e facilitado, o que exige das empresas maior controle e vigilância.

A qualidade do seu produto, pensando em todo o processo de compra e venda, está diretamente ligada à sua capacidade de rastreabilidade.

Isso não significa apenas fazer o acompanhamento do produto em seu processo de entrega ao consumidor, mas cuidar de toda a operação.

Através da rastreabilidade, a empresa e seus gestores podem verificar todas as informações dos produtos, como sua origem, o tipo de material, se os elementos que compõem aquele item estão devidamente liberados para a produção e se possuem qualidade comprovada, assim como os eventos ocorridos em relação ao referido produto em todo seu ciclo de vida. É assim que se confirma a idoneidade de sua procedência, por exemplo.

A rastreabilidade é o que permite ainda um controle e uma administração mais adequados do estoque. Se um produto está com prazo de validade próximo, alguns sistemas identificam e avisam, para que sejam utilizados com prioridade.

Tudo isso interfere na qualidade, desde a procedência, a comercialização e a utilização dos produtos da sua indústria. 

Quanto mais acesso a informações um gestor tiver, mais ele terá poder para tomar decisões mais assertivas e em menor tempo. Em um mercado competitivo, essa pode ser uma vantagem, em termos de qualidade, segurança e rapidez.

O controle da qualidade passa por uma rastreabilidade bem feita e adequada ao seu negócio, que resultará em melhores resultados para a sua empresa.

 

Como a GS1 Brasil pode ajudar a rastreabilidade no seu negócio?

As soluções de rastreabilidade da GS1 Brasil são ideais para diferentes segmentos, garantindo que os produtos sejam identificados e controlados ao longo da cadeia de suprimentos, através de vínculos do fluxo físico e de informações de eventos que ocorram com cada item

Conheça mais sobre os padrões de identificação da GS1 Brasil (GTIN – Global Trade Item Number, numeração serial, códigos de barras, entre outros) utilizados para rastreabilidade em toda a cadeia de suprimentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.