Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

 

\n\n

O que define um bom empreendedor? Se você está investindo em um negócio próprio, em algum momento já se fez essa pergunta. A grande verdade é que o empreendedor é muito mais do que alguém com faro para uma boa oportunidade; é um profissional extremamente dedicado às suas tarefas e qualificado no que faz.

\n\n

Algumas das principais características de um bom empreendedor envolvem a autoconfiança, a capacidade de se planejar, a força de vontade e, é claro, a liderança nata. Um empreendedor que não sabe liderar uma equipe e levar seu negócio para a frente não pode ser considerado um profissional de sucesso.

\n\n

Se você está pensando em aprimorar o seu lado líder, preparamos este post para te ajudar. Confira 7 lições essenciais de liderança na empresa para poder se dar bem nessa atividade!

\n\n

1. Enfrente ambientes dinâmicos

\n\n

O trabalho de um bom líder — e, consequentemente, de um bom empreendedor — nem sempre está relacionado a ambientes organizados e processos bem estabelecidos. A rotina do líder moderno é sempre preenchida por novas tarefas e imprevistos que ocorrem ao longo do seu dia de trabalho, que o motivam a agir rapidamente e tomar decisões eficientes para o negócio não parar. Por isso, o habitat de um líder é um ambiente dinâmico.

\n\n

2. Seja transparente com seus funcionários

\n\n

Já se foi o tempo em que a rotina de trabalho de um líder de uma equipe era desconhecida por boa parte do seu time. Hoje o líder e seus colaboradores têm total consciência de que precisam trabalhar em equipe para trazer os melhores resultados para a empresa. Essa regra também vale para você, empreendedor, que jamais deve esconder de seu time de funcionários tudo o que está acontecendo na sua rotina de trabalho.

\n\n

A transparência permite que você e sua equipe trabalhem da melhor maneira possível em conjunto, como também oferece aos seus colaboradores maior tranquilidade na atividade que eles executam diariamente no seu negócio.

\n\n

3. Caso alguma crise apareça, você tem que ser o primeiro a devolver a razão para o time

\n\n

Crises vão aparecer na rotina do seu time, sejam elas desenvolvidas por motivos profissionais ou pessoais. O que um líder jamais pode permitir é que elas desestabilizem e prejudiquem o trabalho de toda a equipe.

\n\n

Em qualquer sinal de crise que você perceber no seu time, saiba que é sua a responsabilidade de trazer a equipe de volta para a tranquilidade e razão, sem que todos se desesperem com o problema. Essa capacidade de gerenciar os conflitos e dificuldades que podem surgir é indispensável para um bom líder.

\n\n

4. Sempre esteja rodeado de bons profissionais

\n\n

Muitos líderes pecam ao escolher pessoas inexperientes na hora de montar suas equipes. O medo de gerenciar pessoas que podem desafiá-los, muitas vezes, faz com que esses gerentes e empreendedores optem por essa alternativa ao contratar alguém.

\n\n

Apesar de essa ser a escolha mais óbvia e confortável na hora de montar o seu time, você deve fazer exatamente o contrário. Se rodear de pessoas inteligentes e, até mesmo, mais capacitadas do que você, é uma excelente maneira de se desafiar e criar um ambiente de crescimento e inovação para o seu negócio.

\n\n

O desafio de acompanhar essas pessoas — e até mesmo de aprender com elas — é o que motiva um líder nato e um bom empreendedor.

\n\n

5. Aprenda a lidar com a nova geração que chega ao mercado de trabalho

\n\n

Qualquer líder, mais cedo ou mais tarde, vai ter que se relacionar com a chegada de uma nova geração no mercado de trabalho. Isso significa, para quem não pertence a esse grupo de novatos, que será preciso aprender a lidar com as peculiaridades de cada geração.

\n\n

Geralmente, os mais jovens visualizam suas tarefas no trabalho — e a relação com seus superiores — de uma maneira completamente diferente do que a que a geração anterior está acostumada. Um bom líder deve saber identificar essas características para poder estimular as vantagens associadas a elas, como também auxiliar esses jovens a controlar hábitos que podem prejudicar a sua carreira profissional. Dessa maneira, você vai conseguir extrair o melhor dessa nova geração.

\n\n

6. Nunca deixe de ser empático

\n\n

Empatia é a palavra de ordem para qualquer líder de sucesso. Muitas vezes, entender os problemas e dificuldades de uma outra pessoa pode ser uma tarefa árdua e, até mesmo, impossível. Isso não significa, entretanto, que você não consegue respeitá-los e se colocar no lugar de quem está passando por essa situação. Isso é ser empático.

\n\n

Um bom líder sabe identificar e respeitar essas diferentes maneiras com que cada pessoa enfrenta suas tarefas, dificuldades e situações do dia a dia, evitando julgá-la ou prejudicar ainda mais seu trabalho por não compreender essas limitações. Ao mostrar que você é capaz de ouvir e respeitar sua equipe, você se torna uma referência ainda maior para os colaboradores.

\n\n

7. Jamais minta para o seu time

\n\n

Com o intuito de fazer o bem para sua equipe de trabalho, você já omitiu algum dado ou uma informação que poderia afetar, significativamente, a motivação e a produtividade? Se sua resposta foi sim, repense a sua atitude para a próxima vez que essa oportunidade surgir.

\n\n

O seu time é o seu braço direito e quem vai lhe ajudar a carregar o negócio rumo ao sucesso. Os colaboradores têm direito de saber a verdade sobre tudo que se relaciona às suas atividades de trabalho: seus resultados, como suas performances têm sido vistas e quais são os desafios para enfrentar mais à frente.

\n\n

Quando você esconde uma informação — ou mente sobre ela — você está não somente colocando todo o peso da responsabilidade nas suas costas, como também subestimando a capacidade da sua equipe em lidar com esses desafios.

\n\n

Não importa o quão difícil e dolorosa a verdade possa soar, nunca tenha medo de compartilhá-la com sua equipe se você quer ser um líder de verdade.

\n\n

As lições apresentadas neste post podem ser complementadas por outras que já são conhecidas como essenciais para um bom líder — ser curioso, responsável, sair da zona de conforto e ter ótima capacidade de escuta e de comunicação. Vale a pena sempre carregar esses conhecimentos consigo ao longo de sua carreira de empreendedorismo.

\n\n

Agora, que tal explorar ainda mais a temática da liderança na empresa e exercer essa sua característica de maneira ainda mais eficiente no seu dia a dia? Confira essa lista de filmes que vão te dar uma verdadeira aula sobre liderança no trabalho!

\n\n

 

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert