8 livros sobre empreendedorismo que você precisa ler já

Para quem tem um negócio de qualquer tamanho – desde uma startup pequena até uma empresa consolidada no mercado –, a leitura se torna uma fonte inesgotável de aprendizado contínuo e uma excelente forma para que empreendedores, de todas as áreas, possam aprender com quem já está nesse caminho há mais tempo. Por meio dos livros, é possível aprender com experiências positivas e negativas de empresas famosas em seus segmentos, com erros de empresários que, entre muitas tentativas, falhas e acertos, conseguiram encontrar o caminho do sucesso.

\n\n

Entre as indicações, estão experiências de nomes como Walt Disney, mostrando como sua empresa trata seus clientes da melhor forma possível, em O Jeito Disney de Encantar Clientes. Além desse grande exemplo, trazemos uma obra para um empreendedor poder passar entre todas as barreiras iniciais de um empreendimento: How Google Works, na qual é trazida uma série de experiências que possibilitaram a inovação e o grande sucesso atingido pelo gigante da busca.

\n\n

Caso você esteja lidando com problemas de gestão, com o rápido crescimento de sua empresa ou está procurando meios de desenvolver o seu negócio por meio de várias experiências e ideias de nomes importantes no mercado, a lista abaixo – que contém obras nacionais e internacionais – é perfeita para você. Confira!

\n\n

Os melhores livros internacionais sobre empreendedorismo

\n\n

1) How Google Works, de Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg – Editora Grand Central

\n\n

Nesse livro sobre empreendedorismo e inovação, Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg compartilham suas experiências de mais de uma década na empresa, mostrando a receita de como o Google lança produtos inovadores e como a empresa investe no sucesso profissional de seus funcionários. A ideia do livro veio de uma série de palestras que os executivos davam aos gerentes da empresa, depois da sugestão de um funcionário sobre compartilhar as ideias (que antes eram confidenciais aos funcionários da Google) com todo empresário que almeja alcançar o sucesso.

\n\n

How Google Works tem uma linguagem leve e descontraída, sendo especialmente indicado para aqueles que estão procurando uma forma inovadora de gerir seus negócios. 

\n\n

2) Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie – Companhia Editora Nacional

\n\n

Manter um bom relacionamento com as pessoas é um fator extremamente importante. Esse livro mostra o valor de influenciar o cotidiano das pessoas com ideias e atitudes que realmente farão diferença em suas vidas e na do próprio gestor. O livro já conta com mais de 50 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, totalizando 52 edições.

\n\n

No livro, o autor Dale Carnegie ensina métodos e práticas simples que vão influenciar muito a vida das pessoas ao seu redor, criando um caminho seguro e direto para o sucesso. Essa obra é especialmente indicada para quem trabalha diretamente com o público, com o intuito de melhorar seu relacionamento com seus clientes, sócios, funcionários, amigos e família.

\n\n

3) O jeito Disney de encantar clientes, de Lee Cockerell – Editora Saraiva

\n\n

O autor Lee Cockerell revela 39 segredos que aprendeu durante todo os anos que passou liderando mais de 40 mil funcionários no Walt Disney World Resort. Em O jeito Disney de encantar clientes, o leitor encontra uma série de dicas e abordagens interessantes sobre como atender seus clientes, mostrando como um antedimento de qualidade pode mudar drasticamente os rumos de seu negócio. 
\nNesse livro, o empresário se vê dentro dos bastidores do Walt Disney World Resort, sob a perspectiva dos membros da equipe, dos executivos, do autor do livro e de muitos profissionais que contribuíram (e contribuem) para o sucesso da empresa.

\n\n

4) Traction: A Startup guide to getting customers, de Gabriel Weinberg e Justin Mares

\n\n

No livro, os autores Gabriel Weinberd e Justin Mares mostram o porquê de muitas startups fracassarem em pouco tempo de atividade, mesmo tendo um excelente produto. O livro aborda todos os elementos que influenciam e auxiliam no fracasso e no sucesso de startups, mostrando como empresas estão utilizando táticas de growth hacking para encontrar os canais de marketing que estão mais de acordo com o perfil de seu negócio.

\n\n

O livro Traction: A Startup guide to getting customers é indicado para todos os níveis de empreendedores, principalmente por aqueles que estão com dificuldades em estabelecer seu produto no mercado. É um livro sobre empreendorismo essencial e abrangente.

\n\n

5) O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham – Editora Nova Fronteira

\n\n

Nesse livro, o autor Benjamin Graham traz uma série de conceitos e ideias sobre investimentos, sobre como funciona o mercado de ações e a bolsa de valores. Ele é um verdadeiro “must have” para quem está se aprofundando no campo dos investimentos. Com o prefácio assinado pelo empresário bilionário Warren Buffet, O Investidor Inteligente já passou da marca de 1 milhão de cópias vendidas em todo o mundo.

\n\n

As obras nacionais essenciais sobre empreendedorismo

\n\n

1) O Empreendedor Viável – Uma Mentoria para Empresas na Era da Cultura Startup, de André Telles e Carlos Matos

\n\n

O que faz uma startup fracassar ou fazer sucesso? Nesse livro, os autores André Telles e Carlos Matos trazem uma série de variáveis, apontando cada elemento que faz com que startups sejam bem-sucedidas enquanto outras falham nos primeiros anos de vida. Segundo os autores, um dos segredos do sucesso está na abordagem do “Mínimo Empreendedor Viável”, em que o empreendedor garante ao investidor uma segurança mínima sobre o modelo de negócio desenvolvido e como sua startup poderá gerar um retorno financeiro sustentável.

\n\n

2) Abílio – Determinado, Ambicioso, Polêmico, de Cristiane Correa – Editora Primeira Pessoa

\n\n

Cristina Correa conta a história de Valentim dos Santos Diniz, um dos empresários mais bem-sucedidos do mundo, contando toda a sua trajetória no varejo brasileiro, assim como histórias, sucessos e fracassos em sua vida. O livro aborda, também, o conturbado relacionamento com a família, a briga judicial pelo controle da empresa e outros vários acontecimentos, que passam pela infância, adolescência e vida adulta de um dos homens mais ricos do mundo. Não é apenas um livro sobre empreendedorismo, mas também de motivação para sua vida profissional.

\n\n

3) #VQD – Vai Que Dá!, de Joaquim Castanheira – Editora Portfolio-Penguin

\n\n

Como nossa última indicação, deixamos o #VQD – Vai Que Dá!, livro que reúne 10 cases de empreendedores brasileiros, mostrando a visão de negócio e o que eles fizeram para atingir o sucesso em suas empresas. Cada capítulo do livro traz um case diferente, com a história de empresas e tudo o que seus mentores fizeram para atingir o sucesso.

\n\n

E você, quais livros sobre empreendedorismo leu este ano? Já leu algum desses contidos na nossa lista? Compartilhe sua experiência conosco!

Postagens relacionadas
Como aproveitar o período de baixa para a organização de documentos?
Passo a passo: transforme sua empresa em referência de mercado
Passo a passo: transforme sua empresa em referência de mercado
Embalagens Sustentáveis: 5 benefícios do seu uso para a sua empresa
6 vantagens da otimização de processos em pequenas empresas
6 vantagens da otimização de processos em pequenas empresas
6 dicas para um fluxo de caixa impecável no seu negócio!
6 dicas para um fluxo de caixa impecável no seu negócio!
2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web