Em 2022 o e-commerce seguirá em crescimento? E como o cadastramento de produtos colabora para este setor?
A partir de 2020, o e-commerce passou a crescer de forma acelerada e sem precedentes. Somente no primeiro semestre de 2021, as vendas online cresceram 57,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Neotrust.
Seguindo a tendência, a expectativa para 2022 é que a curva de crescimento fique ainda mais acentuada, de acordo com o estudo Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, realizado através da parceria entre a Bornlogic e a Opinion Box.
A pesquisa apontou que:
- Pelo menos 49% dos brasileiros pretendem comprar mais pela internet em 2022;
- 65% das pessoas têm o hábito de pesquisar produtos nas redes sociais;
- 69% já compraram um produto após verem seu anúncio em alguma mídia social;
- 46% dos consumidores destacaram que já compraram pelo atendimento via WhatsApp, Facebook ou outras redes;
- 74% dos entrevistados já pesquisaram um produto desejado na internet, mas efetuaram a compra final na loja física;
- 84% afirmam ter experimentado um produto na loja física, mas efetuaram a compra em ambiente digital.
Além disso, algumas das principais tendências observadas para o setor são: omnichannel, prazos de entrega cada vez menores, atendimento automatizado, recommerce e inteligência artificial.
Com tantas evidências positivas relacionadas às vendas no e-commerce e tantas tendências tecnológicas, muitos negócios se posicionaram nesse ambiente e se diferenciar é preciso!
O e-commerce leva as vendas da empresa a outro nível, em termos de escala e rapidez. Por isso, é praticamente impensável imaginar um controle de estoque manual, sem otimizar o recebimento, a categorização, a integração e o armazenamento dos produtos.
É nesse sentido que o código de barras auxilia as empresas, aprimorando e acelerando todo o cadastramento e o controle dos produtos comercializados. A gestão como um todo fica mais eficiente, para avaliar os itens que têm mais saída, análise do tempo das entregas e informações importantes sobre devoluções.
Ao utilizar um código de barras para o seu e-commerce, você alcança uma agilidade na leitura de dados. Ou seja, as informações são acessadas e processadas muito mais rapidamente. No caso do cadastramento de produtos em marketplaces, por exemplo, o processo se torna mais ágil e fácil.
Isso acontece porque nessas plataformas o verificador trabalha para que os produtos sigam as melhores práticas de cadastro e tenha mais alcance entre os consumidores. Afinal, o que todos querem é vender mais.
Além disso, é muito mais fácil rastrear e comparar itens semelhantes nos sites. Isso proporciona ao consumidor mais confiança com relação ao produto e à empresa que está anunciando.
Em um ambiente competitivo como o digital, é fundamental investir em padronização, controle, posicionamento e agilidade.
Quer saber mais sobre a importância do código de barras para o e-commerce? Confira esses materiais que já preparamos para você:
+ Código de barras para e-commerce: o que você precisa saber
+ 5 dicas para quem deseja começar a vender on-line
+ Códigos de barras: guia completo
Melhore a experiência do consumidor, aumente sua relevância nas buscas, simplifique seus processos e aumente suas vendas significativamente. Solicite o código de barras dos seus produtos!