5 dicas para quem deseja começar a vender online

Confira algumas dicas para começar o seu negócio na internet de forma rápida e estruturada

 Com a consolidação do e-commerce no Brasil, cada vez mais empreendedores estão buscando entrar nesse mercado. A praticidade e a comodidade das compras online

conquistaram os consumidores e também os lojistas, que encontraram uma forma ainda mais simples para começar a vender seus produtos.

Além do investimento inicial ser muito inferior ao necessário para abrir uma loja física, quando você tem uma loja online, você tem a possibilidade de impactar clientes do país todo com uma loja que fica aberta 24h por dia, sete dias por semana.

Como começar a vender online?

Apesar do processo ser mais simples, começar a vender online exige planejamento e organização para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Para te ajudar nessa jornada, nós separamos algumas dicas importantes. Confira:

1. Faça um planejamento bem estruturado

Antes de entrar no universo digital é importante que você crie um plano bem estruturado para o seu negócio.

O primeiro passo é identificar um nicho com o qual você se identifique e fazer uma boa pesquisa de mercado. Escolha um segmento e se aprofunde nele, pesquisando e estudando todas as oportunidades que ele oferece.

Nessas pesquisas, busque mapear também os seus concorrentes. Entenda os canais que eles utilizam, como divulgam os produtos, como é a experiência de compra e qual o preço praticado. Identificar os pontos fortes e fracos da concorrência é essencial para entender como posicionar o seu negócio e se diferenciar no mercado.

Com um conhecimento mais aprofundado sobre o seu segmento, será ainda mais fácil encontrar os fornecedores ideais para o seu negócio. Afinal, esse é um fator determinante para qualquer loja, pois é por meio deles que você irá garantir a qualidade dos seus produtos e os melhores preços.

 2. Defina o seu público-alvo

Agora que você já tem um segmento bem definido e um planejamento estruturado para o seu negócio, chegou a hora de conhecer o seu público-alvo. Entender os hábitos de consumo dos seus clientes e as motivações de compras deles fará com que você crie ações mais assertivas.

O público do universo online busca mais do que uma loja para adquirir os seus produtos, eles querem uma experiência de compra completa. Então, quanto mais você conhecer o seu público, mais fácil será exceder as expectativas deles.

 3. Formalize o seu negócio

Para que as suas transações ocorram de forma segura e o seu negócio passe ainda mais confiança aos consumidores, é fundamental que você formalize a sua loja. Você pode criar um CNPJ para ela, além de uma conta bancária, o que vai ajudar a manter suas finanças mais organizadas e separadas das suas receitas pessoais.

Dessa forma, você garante os seus direitos para empreender e ainda conta com diversas vantagens, como: emissão de nota fiscal, cobertura do INSS, maior acesso ao crédito bancário e melhores condições com fornecedores.

4. Crie a estratégia do seu negócio

Com todos os detalhes do seu negócio definidos, chegou o momento de realmente criar uma marca e estratégia comercial para a sua loja.

Pense em um nome que reflita o posicionamento e a identidade da sua marca e estabeleça todos os elementos que serão aplicados na identidade visual dela, como as cores e os símbolos que vão estampar as suas comunicações.

Nesse momento, organize também a gestão financeira da sua loja para garantir o alinhamento de todas as despesas do seu negócio e, claro, começar a definir o preço dos seus itens.

 5. Escolha um canal de vendas

Hoje, existem muitas possibilidades no varejo online e cada plataforma funciona melhor para diferentes perfis de negócios. Por isso, cabe aos lojistas analisarem as opções para entender qual atende melhor às necessidades de suas lojas.

Redes sociais

As redes sociais cresceram muito no âmbito comercial. Ferramentas como o Facebook Marketplace e o catálogo de produtos do Instagram impulsionaram as vendas nesses canais. Porém, eles oferecem uma opção mais informal e que exige um investimento alto em anúncios para potencializar o alcance das publicações.

O ideal é usar as redes sociais como um caminho adicional em uma estratégia multicanais para impulsionar as vendas

E-commerce

Ter uma loja virtual demanda menos investimentos do que uma loja física, porém, ainda assim, exige alguns gastos altos como para contratar uma plataforma, pagar as comissões dos meios de pagamento, investir na hospedagem do seu site, contratar serviços de segurança, investir em marketing, entre outros.

Apesar de todos os investimentos, quando você tem o seu próprio e-commerce, você conta com canal formal de vendas e tem total autonomia sobre toda a estrutura da sua loja.

Marketplace

Os marketplaces funcionam como grandes shopping centers virtuais, onde lojistas de todos os tamanhos e segmentos podem anunciar os seus produtos. Essa é uma boa opção para quem quer investir em um canal mais formal por um custo mais baixo, já que os marketplaces não cobram nenhum tipo de mensalidade.Os lojistas pagam apenas uma comissão sobre as vendas, ou seja, você só paga quando vende.

Na Americanas Marketplace, por exemplo, os lojistas têm a possibilidade de anunciar seus produtos nos maiores sites de vendas da internet – Americanas, Submarino e Shoptime. Ou seja, os parceiros contam com toda a visibilidade dessas marcas já consolidadas no mercado.

Além disso, quem vende nos marketplaces também conta com diversas soluções de entrega, logística e publicidade para impulsionar as vendas. Na Americanas Marketplace, os parceiros ainda têm acesso a uma área de capacitação exclusiva com vários treinamentos e materiais que auxiliam toda a sua jornada de venda online: do cadastro da loja e produtos até o aumento de resultados.

E aí, preparado para começar as suas vendas online? Seguindo essas dicas, você consegue tirar o seu negócio do papel e logo montar uma operação completa e preparada para o mercado.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.