Conhece a economia circular? Saiba mais sobre esse conceito!
Muitos são os novos termos e as tendências utilizados no mercado atual. Entender o significado de algumas expressões ajuda você a conhecer possíveis soluções e inovações que podem fazer toda a diferença quando colocadas em prática. Tais critérios nem sempre levam em conta somente o lucro: a preocupação com o meio ambiente vem se tornando mais presente. Você já ouviu falar, por exemplo, em economia circular?
Trata-se de um conceito que, na prática, visa ao reaproveitamento de matéria-prima para produção. Sendo assim, como o próprio nome sugere, tudo funciona em uma espécie de ciclo: utilizar, reutilizar, refazer e reciclar. Ao final, todo o processo se inicia novamente, criando-se, assim, um novo modelo de relacionamento com os bens de consumo.
Quer saber mais sobre a economia circular? Acompanhe a leitura abaixo.
Como funciona a economia circular?
Para colocar em prática a economia circular, você precisa pensar no meio ambiente a cada vez que precisar tomar uma decisão na sua empresa. É claro que essa questão deve ser equilibrada com as possibilidades de lucro. Quando necessitar de recursos, por exemplo, procure optar sempre por aqueles que são renováveis.
A reciclagem anda de mãos dadas com a economia circular. Além disso, sempre que possível, os insumos devem ser reutilizados. O grande segredo para essa otimização de recursos pode ser o estreitamento dos circuitos internos em sua empresa, por exemplo. Se é para ser sustentável, é preciso pensar nisso em todos os aspectos, desde a utilização mais consciente da mão de obra.
Qual a diferença entre economia linear e economia circular?
A economia linear ainda é o modelo mais conhecido atualmente. Ele consiste em extrair recursos da natureza, utilizá-los para a produção e descartá-los após o uso. Entretanto, os recursos naturais são finitos, o que implica um custo cada vez maior para extraí-los, sem contar os riscos de esgotá-los.
Já a economia circular, como dissemos, consiste no reaproveitamento de recursos. Assim, além de proteger o meio ambiente, é possível reduzir custos. Trata-se de uma mudança de pensamento, que não visa estritamente ao consumo, mas também ao respeito e à preservação ao meio ambiente.
Como investir na economia circular?
Pode ser que você esteja se perguntando que ações concretas tomar para colocar a economia circular em prática. Dentre as principais, podemos citar a escolha consciente de recursos (é necessário pensar na questão da sustentabilidade) para tudo o que for consumir e a adoção da reforma e da reciclagem como parte do seu processo produtivo. Isso ajuda, aos poucos, a eliminar processos que não estejam de acordo com esse pensamento.
Quais os principais desafios da economia circular?
Dentre os principais desafios da economia circular, podemos citar a mudança de pensamento. Vivemos em uma sociedade que visa à praticidade acima de tudo. Não estamos dizendo que a sustentabilidade torna esse conceito inviável, mas trata-se de algo que não estamos acostumados a considerar. No início, será necessário manter-se sempre alerta para fazer as escolhas certas e alinhar essa questão com a sua equipe.
Como se pode ver, embora não seja tão simples implantá-la, a economia circular traz novas oportunidades de negócios, minimiza a produção de lixo, melhora a pegada ecológica e a imagem da sua empresa no mercado e amplia as suas possibilidades de competitividade. Trata-se de uma forma de inovar.
Quer, então, inovar na sua empresa nesse sentido? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções.