Toda empresa que almeja crescer no mercado precisa modernizar sua produção a fim de se manter competitiva e mais atrativa.

Diante disso, a codificação de produtos é essencial para garantir maior eficiência operacional, além de diversas outras vantagens que mostraremos adiante, neste artigo.

Se a sua empresa ainda não incluiu o código de barras em seus produtos, este texto foi pensado especialmente para você. Então, confira todas as informações e entenda porque você pode estar perdendo excelentes oportunidades de negócio neste exato momento.

O que é a codificação de produtos?

A codificação de produtos, de uma maneira bem ampla, é o ato de atribuir um código único para cada tipo de produto de forma a identificá-lo com maior facilidade. Ela pode ser feita de diversas formas, utilizando diferentes metodologias.

Quando uma pequena fábrica tem seu início, a criação de códigos manuais, controlados via planilha pode ser suficiente para o tamanho da demanda. Contudo, à medida que o negócio cresce, é necessário tomar medidas mais profissionais e efetivas para conseguir mais escalabilidade. Nesse cenário, o código de barras se torna essencial.

Quais os benefícios de codificar os produtos?

A codificação de produtos não é necessariamente obrigatória para a distribuição dos produtos em estabelecimentos menores e mais informais, como feiras locais, por exemplo. Contudo, a falta do código de barras limita (e muito!) as possibilidades de expansão das vendas para o mercado formal, online e exportação.

Portanto, continue com a leitura e veja algumas das principais vantagens que ele oferece.

Comprimento de exigências do mercado

O código de barras é um item obrigatório para grande parte das transações comerciais. A maioria delas não chega a ser exigências legais, mas, sim, das empresas que compõem a cadeia de produção.

Isso porque ele proporciona diversas facilidades, como a rastreabilidade e segurança contra fraude. Assim, ele aumenta o nível de confiança da empresa e abre as portas para novas parcerias e canais de distribuição.

Maior controle da produção

O código de barras ajuda a administrar melhor a fabricação, visto que ele carrega consigo diversas informações sobre todo o processo de produção. Além disso, ele é de fácil leitura o que facilita a implementação de sistemas de automação. Dessa forma, a empresa é capaz de crescer sem perder o controle do processo.

Melhoria da gestão de estoque

A gestão de estoque é uma das partes mais importantes em negócio produtivo, afinal, ela impacta diretamente nos resultados operacionais e financeiros da empresa.

O uso de código de barras permite que os lotes sejam identificados e acompanhados desde a produção até a entrega ao consumidor final. Assim, evita-se o problema com a falta, excesso e até mesmo o vencimento dos produtos por falta de organização do estoque.

Como funciona o processo de codificação?

O processo de codificação de produtos é relativamente simples e deve seguir as etapas que mostraremos a seguir.

Cadastro junto à GS1

O primeiro passo é realizar o cadastro da empresa junto à GS1, que é a empresa responsável pela criação dos códigos de barras no Brasil.

O processo tem início com o preenchimento de um formulário online onde informações preliminares de identificação são necessários. Em seguida, serão solicitadas algumas documentações, para validação da solicitação e prosseguimento do processo.

Definição do padrão de codificação mais adequado

Depois de devidamente cadastrada, a empresa deve definir quais serão os tipos de códigos de barras que serão utilizados. O mais comum é o EAN, mas, dependendo do produto e da aplicação, outros podem ser mais adequados.

Cadastro dos produtos e emissão dos códigos de barras

Códigos definidos, é hora de cadastrar os produtos para que as combinações sejam geradas. Essa etapa é feita no site do CNP — Cadastro Nacional de Produtos — e nele são incluídos dados como:

  • características essenciais dos produtos;
  • dados caracterizantes adicionais como tamanho, cor, sabor, modelo;
  • dados de identificação opcionais como lote, estado, origem.

É importante ressaltar que para cada tipo de produto é necessário gerar um código diferente. Sendo assim, voltando ao exemplo das geleias, cada sabor e tamanho de embalagem corresponde a um produto diferente.

Utilização dos códigos de barras

Depois de criados, basta utilizá-los. Ele deve ser aplicado, preferencialmente no rótulo do produto, mas também pode estar em qualquer local da embalagem. O ponto de atenção aqui é garantir que ele fique em um local de fácil leitura nos PDVs e que seja impresso em tamanho que garanta sua legibilidade.

Por que contar com uma empresa especializada na hora de codificar os produtos?

A codificação de um produto é um assunto muito sério e, por isso, deve ser tratado com bastante profissionalismo. Vale ressaltar que o código é como o CPF do produto, logo, além de único, ele não pode ser alterado nem transferido. Diante disso, dois pontos podem ser destacados na escolha da empresa de codificação.

Experiência

Uma empresa especializada na criação de códigos de barras tem bastante experiência no assunto, e isso pode fazer muita diferença, principalmente para quem nunca teve contato com isso. Ela ajudará a escolher o tipo ideal de código para o negócio, além de auxiliar no preenchimento correto das informações no CNP.

Segurança

Um dos maiores riscos de confiar um serviço a uma empresa que não é especializada e experiente no assunto é cair em algum golpe.

Isso porque, infelizmente, existem pessoas que se aproveitam da falta de conhecimento para tirar vantagem de outras.

Nesses casos, os códigos gerados podem ser inválidos e causar diversos infortúnios, ainda mais junto aos fornecedores e parceiros da cadeia logística.

Como vimos, a codificação de produtos é fundamental para proporcionar o crescimento de uma empresa no mercado.

Por meio do código de barras é possível criar oportunidades de negócio dentro e fora do país, além de facilitar as vendas pela internet. Então, se você ainda não conta com um desses na sua produção, é melhor se apressar para não ficar para trás.

Este artigo foi útil para você? O que acha de receber conteúdos como este diretamente em seu e-mail? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades da GS1.

Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert