livro para empreendedorismo

17 livros sobre empreendedorismo que você precisa ler já

Para quem tem um negócio de qualquer tamanho — desde uma startup pequena até uma empresa consolidada no mercado —, a leitura se torna uma fonte inesgotável de aprendizado contínuo e uma excelente forma para que empreendedores, de todas as áreas, possam aprender com quem já está nesse caminho há mais tempo.

Por meio dos livros, é possível aprender com experiências positivas e negativas de empresas famosas em seus segmentos, com erros de empresários que, entre muitas tentativas, falhas e acertos, conseguiram encontrar o caminho do sucesso.

Entre as indicações, estão experiências de nomes como Walt Disney, mostrando como sua empresa trata seus clientes da melhor forma possível, em O Jeito Disney de Encantar Clientes.

Além desse grande exemplo, trazemos uma obra para um empreendedor poder passar entre todas as barreiras iniciais de um empreendimento: How Google Works, na qual é trazida uma série de experiências que possibilitaram a inovação e o grande sucesso atingido pelo gigante da busca.

Caso você esteja lidando com problemas de gestão, com o rápido crescimento de sua empresa ou está procurando meios de desenvolver o seu negócio por meio de várias experiências e ideias de nomes importantes no mercado, a lista abaixo — que contém obras nacionais e internacionais — é perfeita para você. Confira!

Os 17 melhores livros sobre empreendedorismo

1. How Google Works, de Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg — Editora Grand Central

Nesse livro sobre empreendedorismo e inovação, Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg compartilham suas experiências de mais de uma década na empresa, mostrando a receita de como o Google lança produtos inovadores e como a empresa investe no sucesso profissional de seus funcionários.

A ideia do livro veio de uma série de palestras que os executivos davam aos gerentes da empresa, depois da sugestão de um funcionário sobre compartilhar as ideias (que antes eram confidenciais aos funcionários da Google) com todo empresário que almeja alcançar o sucesso.

How Google Works tem uma linguagem leve e descontraída, sendo especialmente indicado para aqueles que estão procurando uma forma inovadora de gerir seus negócios.

2. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie — Companhia Editora Nacional

Manter um bom relacionamento com as pessoas é um fator extremamente importante. Esse livro mostra o valor de influenciar o cotidiano das pessoas com ideias e atitudes que realmente farão diferença em suas vidas e na do próprio gestor. O livro já conta com mais de 50 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, totalizando 52 edições.

No livro, o autor Dale Carnegie ensina métodos e práticas simples que vão influenciar muito a vida das pessoas ao seu redor, criando um caminho seguro e direto para o sucesso. Essa obra é especialmente indicada para quem trabalha diretamente com o público, com o intuito de melhorar seu relacionamento com seus clientes, sócios, funcionários, amigos e família.

3. O jeito Disney de encantar clientes, de Lee Cockerell — Editora Saraiva

O autor Lee Cockerell revela 39 segredos que aprendeu durante todo os anos que passou liderando mais de 40 mil funcionários no Walt Disney World Resort. Em O jeito Disney de encantar clientes, o leitor encontra uma série de dicas e abordagens interessantes sobre como lidar com seus clientes, mostrando como um atendimento de qualidade pode mudar drasticamente os rumos de seu negócio.

O empresário se vê dentro dos bastidores do Walt Disney World Resort, sob a perspectiva dos membros da equipe, dos executivos, do autor do livro e de muitos profissionais que contribuíram (e contribuem) para o sucesso da empresa.

4. Traction: A Startup guide to getting customers, de Gabriel Weinberg e Justin Mares — Editora Portfolio

No livro, os autores Gabriel Weinberd e Justin Mares mostram o porquê de muitas startups fracassarem em pouco tempo de atividade, mesmo tendo um excelente produto. A obra aborda todos os elementos que influenciam e auxiliam no fracasso e no sucesso de startups, apontando como empresas estão utilizando táticas de growth hacking para encontrar os canais de marketing que estão mais de acordo com o perfil de seu negócio.

Traction: A Startup guide to getting customers é indicado para todos os níveis de empreendedores, principalmente para aqueles que estão com dificuldades em estabelecer seu produto no mercado. É um livro sobre empreendedorismo essencial e abrangente.

5. O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham — Editora Nova Fronteira

Em O Investidor Inteligente, o autor Benjamin Graham traz uma série de conceitos e ideias sobre investimentos, sobre como funciona o mercado de ações e a bolsa de valores. Ele é um verdadeiro “must have” para quem está se aprofundando no campo dos investimentos. Com o prefácio assinado pelo empresário bilionário Warren Buffet, a obra já passou da marca de 1 milhão de cópias vendidas em todo o mundo.

6. O Empreendedor Viável — Uma Mentoria para Empresas na Era da Cultura Startup, de André Telles e Carlos Matos — Editora Casa Da Palavra

O que faz uma startup fracassar ou ter sucesso? Nesse livro, os autores André Telles e Carlos Matos trazem uma série de variáveis, apontando cada elemento que faz com que startups sejam bem-sucedidas enquanto outras falham nos primeiros anos de vida.

Segundo os autores, um dos segredos do sucesso está na abordagem do “Mínimo Empreendedor Viável”, em que o empreendedor garante ao investidor uma segurança mínima sobre o modelo de negócio desenvolvido e como sua startup poderá gerar um retorno financeiro sustentável.

7. Abílio — Determinado, Ambicioso, Polêmico, de Cristiane Correa — Editora Primeira Pessoa

Cristiane Correa conta a história de Valentim dos Santos Diniz, um dos empresários mais bem-sucedidos do mundo, relatando toda a sua trajetória no varejo brasileiro, assim como memórias, sucessos e fracassos em sua vida.

O livro aborda, também, o conturbado relacionamento com a família, a briga judicial pelo controle da empresa e outros vários acontecimentos, que passam pela infância, adolescência e vida adulta de um dos homens mais ricos do mundo. Não é apenas um livro sobre empreendedorismo, mas também de motivação para sua vida profissional.

8. Girl Boss, de Sophia Amoruso — Editora Seoman

Como que de uma adolescente sem perspectivas para o futuro Sophia se transformou em uma das mais bem-sucedidas empreendedoras? É o que ela divide com a gente em seu livro Girl Boss!

Ela tirou proveito de sua criatividade e jeito para moda e começou a vender peças de roupas no eBay, famoso site americano. O sucesso foi tanto que, em 8 anos, ela abriu o próprio empreendimento, a marca Nasty Gal, que chegou a valer mais de 100 milhões de dólares.

Um dos principais aprendizados que o livro de Sophia nos proporciona é como qualquer pessoa, tendo empenho, confiança e apostando de maneira estratégica, é capaz de alcançar o sucesso em seus objetivos.

É uma leitura leve, divertida e, caso você goste da história da autora e queira se aprofundar, já tem até série na Netflix sobre a obra!

9. Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar, de Sheryl Sandberg — Editora Companhia das Letras

Essa é uma obra imperdível para mulheres (e até homens, por que não?). Sheryl Sandberg é COO do Facebook e considerada uma das pessoas mais influentes e poderosas da atualidade.

Na edição brasileira desse livro inspirador, Sheryl não só mostra a diferença salarial entre homens e mulheres e a falta de igualdade no mercado de trabalho, como compartilha dados da realidade do nosso país que comprovam o que ela está falando.

Ao dividir com a gente a sua trajetória profissional, entre erros e acertos, ela incentiva cada mulher a lutar pelo seu espaço, ir em busca de seus objetivos e não desistir de trabalhar por qualquer motivo — seja porque teve filhos ou porque o mercado ainda não a trata com o devido respeito.

10. Empreendedoras de Alta Performance, de Andréia Roma, Tatyane Luncah e Vanessa Cotosck — Editora Leader

Não tem nada melhor do que aprender com quem tem experiência e entende o assunto, não é mesmo?

A obra Empreendedoras de Alta Performance é um apanhado rico de histórias de mulheres de sucesso! Ele, certamente, vai propiciar muitos insights e reflexões imprescindíveis para a sua atuação profissional!

Se antes determinados cargos eram reservados apenas aos homens, o livro deixa bem claro que não existe mais essa história hoje em dia! A mulher tem tanta capacidade quanto um homem para atuar e exercer a sua função de maneira exemplar.

11. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen R. Covey — Editora Best Seller

Para fazer a devida gestão de pessoas, é preciso estar sempre renovando conhecimentos e estar em contato com conteúdos novos e relevantes.

Entre as nossas dicas de livros sobre empreendedorismo que podem ajudá-lo nessa questão, está Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Apesar de não dar dicas diretas para o gestor de uma equipe, as táticas e estratégias que ele ensina são muito eficazes para serem adotadas em qualquer setor de uma empresa.

A partir do momento que o gestor sabe como aprimorar as habilidades e potenciais de cada um em sua equipe, ele também investirá no sucesso da empresa.

12. Gestão de Pessoas, de Idalberto Chiavenato — Editora Manole

Esse livro, de Idalberto Chiavenato, é um material geralmente muito usado em cursos relacionados a Administração e Negócios. Ele deve servir como um material de consulta sempre que o gestor sentir necessidade, pois ele contempla todas as etapas da gestão de pessoas, desde como fazer uma contratação acertada até como manter talentos.

13. Desafios da Internacionalização, de Arnaldo Fernandes Matos Coelho e Renato Pedro Mugnol — Editora EDUCS

Ao longo da jornada de um empreendedor, pode surgir a necessidade de expandir o negócio e, quem sabe, internacionalizá-lo. Nesse tipo de situação, é preciso estar bem embasado e certo de que esse é um investimento estrategicamente adequado.

Uma forma de se preparar para dar esse passo é lendo o livro Desafios da Internacionalização, de Arnaldo Fernandes Matos Coelho e Renato Pedro Mugnol. Os autores destacam quais são os pontos mais complexos, se é preciso adequar algo no produto ou serviço e como a competitividade aumenta nos negócios internacionais.

14. Multinacionais Brasileiras, de Moacir Miranda de Oliveira Junior — Editora Bookman

Aqui vai mais uma dica para empreendedores que estão considerando a possibilidade de internacionalizar o negócio. Em Multinacionais Brasileiras, o autor divide com a gente cases de sucesso de multinacionais brasileiras, detalhando todo o percurso até o sucesso, além de partilhar dados e pesquisas quantitativas sobre assunto.

Essa é mais uma obra que vai orientá-lo sobre os principais desafios da internacionalização de um empreendimento e como superá-los.

15. Aventuras Empresariais, de John Brooks — Editora Best Business

O que dizer de um livro que está entre os preferidos de Bill Gates? Certamente, ele deve ter bons ensinamentos e proporcionar reflexões incríveis! É o caso de Aventuras Empresariais, de John Brooks.

A obra destaca a força da tomada de decisão estratégica e bem embasada para um negócio, podendo levá-lo ao sucesso ou até mesmo ao fracasso. Para explicar melhor essa questão, o autor usa exemplos reais de empresas conhecidas, como a Ford Motor Company e Xerox.

16. O Dilema da Inovação: quando as novas tecnologias levam empresas ao fracasso, de Clayton Christensen — Editora M. Books

Esse livro tem uma premissa polêmica: empresas fracassam porque fazem tudo certo. O que o autor quer dizer com isso? Não se engane, ele não está afirmando que o gestor deve parar de planejar, investir e pensar em novas formas de crescer o negócio — muito pelo contrário.

A crítica que ele faz é no modo como atuam alguns gestores. A era da tecnologia trouxe muitos desafios, seja na forma de lidar com clientes ou para inovar no produto ou serviço — e isso se reflete nos negócios. Portanto, ele vai mostrar e ensinar que é preciso inovar e encontrar meios de ganhar destaque perante a concorrência.

17. #VQD — Vai Que Dá!, de Joaquim Castanheira — Editora Portfolio-Penguin

Como nossa última indicação de livros sobre empreendedorismo, deixamos o #VQD — Vai Que Dá!, livro que reúne 10 cases de empreendedores brasileiros, mostrando a visão de negócio e o que eles fizeram para atingir o sucesso em suas empresas. Cada capítulo do livro traz um case diferente, com a história de empresas e tudo o que seus mentores fizeram para atingir o sucesso.

Esperamos que após a leitura desses livros você potencialize as suas habilidades e aprimore os seus conhecimentos sobre o empreendedorismo, crescendo cada vez mais profissionalmente!

Já conhecia todos esses livros sobre empreendedorismo? Tem algum amigo que pode se interessar também por eles? Então compartilhe este post em suas redes sociais e divida com outras pessoas essas dicas!

 

Postagens relacionadas
Drop shipping: o que é e como usar?
Drop shipping: o que é e como usar?
Estudo de mercado: saiba como fazer e encontre as melhores oportunidades
Os 9 benefícios do marketing de conteúdo para o comercial
Como garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor?
Mercado internacional: avalie oportunidades em 7 passos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web