Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Se você começar a pesquisar por pessoas que se tornaram referência quando o assunto é empreender, certamente o nome de Steve Jobs aparecerá no topo da lista. Estamos falando de ninguém mais, ninguém menos, que um dos fundadores da famosa Apple. Não é à toa que Steve é considerado um dos líderes mais influentes do mundo e exemplo a ser seguido por aqueles que sonham em ter seu próprio negócio.

Seu interesse por tecnologia veio desde cedo. Aos 12 anos, Steve telefonou para um dos diretores da HP para pedir peças para um trabalho de física da escola. O contato resultou na aquisição das peças e, mais tarde, em um estágio de férias. A partir daí, sua trajetória foi marcada por criatividade, dedicação e inovação. E, ainda hoje, 7 anos após sua morte, suas lições se mantêm vivas para todos que acreditam que também podem “chegar lá”.

Se você está em busca de uma dose de motivação, siga com a leitura. Listamos abaixo 6 lições que podem ser aprendidas com Steve Jobs para você se inspirar!

1. Acredite que você não precisa ser o primeiro, mas o melhor

Se pararmos para pensar, Jobs não foi responsável por uma invenção de peso, como o computador ou o aparelho mp3. Porém, ele se dedicou a aprimorar tais produtos, dando atenção a cada detalhe e buscando sempre proporcionar uma experiência única aos usuários. Quando o assunto é tecnologia, muitas vezes vale a máxima de que são as pequenas coisas que fazem a diferença.

Para Jobs, tirar o melhor de ideias já existentes não é motivo de vergonha. Ele, inclusive, cita Picasso, que dizia que “artistas bons copiam e grandes artistas roubam ideias”. Considerar as melhores coisas que o ser humano já criou e trazê-las à realidade das pessoas sempre foi uma das premissas de seu trabalho.

2. Antecipe o futuro

Quais são as tendências de consumo para os próximos anos? Um empresário realmente inteligente leva isso em conta na hora de lançar seus produtos. Como prova de que acredita nisso, Steve Jobs participou da criação do iPhone, que praticamente fez com que todos os aparelhos celulares existentes na época se tornassem obsoletos.

Com o iPod, o mercado da música também sofreu uma verdadeira revolução. Como premissa para tais atitudes, Job cita a frase do famoso jogador de hóquei Wayne Gretzky: “eu patino para onde o disco vai estar, não para onde ele esteve.” O verdadeiro sucesso de um produto acontece quando ele agrega valor aos usuários, ninguém gosta de “mais do mesmo”.

3. Enxergue os obstáculos como oportunidades

Quem pensa que a vida foi sempre flores para o empresário está enganado. Assim como todos nós, ele também passou por dificuldades, especialmente no início da carreira. Assim que fundaram a Apple, ele e seu sócio, Wozniak, ficaram sem dinheiro.

Para arrecadar fundos, Jobs vendeu sua van e o amigo sua calculadora científica. Anos mais tarde, Jobs foi afastado de sua própria empresa e, ainda assim, não se deixou abater: dedicou-se à Pixar, com a criação de animações em 3D.

Aliás, nem mesmo o diagnóstico de câncer no pâncreas tirou o seu otimismo. Ele dizia que “a morte é provavelmente a melhor invenção da vida, pois elimina o velho para abrir caminho para o novo”. Dessa forma, continuou a dedicar-se às suas criações, provando que obstáculos podem representar verdadeiras oportunidades para aqueles que têm perseverança e força de vontade.

4. Aprenda com os outros

Os matemáticos aprendem a partir do trabalho de outros matemáticos que se tornaram referência no tema. O mesmo acontece com os físicos. Por que não aplicarmos essa mesma regra ao empreendedor? Assim como Jobs tornou-se referência para os empreendedores de hoje, ele também teve suas fontes de inspiração quando iniciou a carreira.

Henry Ford, Thomas Edison e Edwin Land faziam parte do rol de interesses de Jobs. As lições aprendidas com eles, relacionadas à inovação e desenvolvimento, foram levadas para a vida e, certamente, fizeram toda a diferença no sucesso dos seus produtos. Além disso, com sua experiência de trabalho na HP e na Atari, Jobs aprendeu a observar os erros cometidos para não os repetir no futuro.

5. Tenha foco

Ao retornar para a Apple, em 1997, Jobs se deparou com uma produção em massa do Macintosh e de uma série de outros produtos. Após avaliar cada um deles, ele reestruturou o processo produtivo, reduzindo o quadro para apenas 4 produtos. Dessa forma, seria possível manter o foco em poucos itens e produzi-los com o máximo de qualidade.

“Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer. Isso serve para empresas e para produtos também”. Para Jobs, quanto mais atividades você realiza, maiores as chances de distração. Seu lema é não se desconcentrar de uma atividade antes de terminá-la e partir para outra.

6. Seja criativo e associe elementos

Para trazer inovações que agregam valor à humanidade não é necessário ser alguém genial, basta fazer o melhor que se pode com as ferramentas que se tem disponíveis. O próprio Jobs não acreditava em genialidade. Para ele, se todas as pessoas estivessem cientes do quanto são capazes, o mundo certamente contaria com mais ideias brilhantes.

A maioria das invenções indispensáveis à humanidade que temos hoje foi resultado de pessoas que observaram uma necessidade e buscaram as ferramentas ideais para satisfazê-la. Nesse caso, podemos concluir que a característica principal em um grande líder é a observação. É a partir dela que se identifica desejos e se encontra os melhores meios para torná-los realidade.

O sucesso de Steve Jobs certamente não veio por acaso. Ele não era um gênio, tampouco um super-herói! Estamos falando de uma pessoa comum, como eu e você, mas que sempre buscou otimizar recursos e identificar soluções inovadoras para a humanidade. E é em pessoas assim que você precisa se inspirar para traçar uma trajetória de sucesso.

Se este post foi inspirador para você, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. Quem sabe essa não seja a sua primeira chance de encorajar alguém que anda em dúvida sobre a sua própria capacidade?

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert