Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Nos dias de hoje, saber o que é Business Intelligence e como utilizá-lo da melhor forma é essencial para otimizar os resultados da empresa. Afinal, devido à competitividade do mercado, só sobrevive aquele que oferece diferenciais competitivos e, sobretudo, saiba fazer bom uso das suas ferramentas de gestão.

Em razão disso, o Business Intelligence foi a solução encontrada para ajudar os empreendedores a tomarem suas decisões com base em dados reais e precisos. Ainda, por meio desse recurso é possível automatizar os processos da empresa oferecendo mais agilidade, economia e precisão.

Devido à importância desse assunto, preparamos este artigo a fim de esclarecer o que é Business Intelligence e quais são as suas vantagens. Acompanhe a leitura para saber mais sobre o tema!

O que é Business Intelligence?

Com o avanço da tecnologia, muita coisa mudou no meio empresarial. Prova disso é a maneira como os empreendedores tomam suas decisões de negócio hoje. Há muitos anos a realidade era outra, os gestores decidiam o futuro da empresa com base nas suas próprias experiências e intuições.

Apesar desse método ter dado certo por vários anos, à medida que a tecnologia vinha ganhando mais espaço, foi surgindo naturalmente a necessidade de mudar e se adaptar à nova realidade, pois essa transformação também contribuiu para o aparecimento de novos mercados e, consequentemente, o aumento da competitividade.

Sendo assim, foi necessário desenvolver novos meios de ajudar o gestor a tomar suas decisões de forma mais inteligente. Com isso, surgiram diversos conceitos que permitiam coletar, gerenciar e administrar os dados da empresa e, assim, transformá-los em insights. Essas concepções se tornaram mais conhecidas por Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios).

Dessa forma, Business Intelligence trata-se de um sistema responsável por coletar, organizar, analisar e monitorar dados com o objetivo de melhorar a tomada de decisões e garantir que os investimentos feitos estejam gerando resultados positivos.

Por isso, não pode ser considerado como uma simples ferramenta, mesmo que seja feito o uso de software, pois sua finalidade vai muito além disso. Ou seja, o BI pode ser visto como um conjunto de processos que tem o objetivo de fornecer a informação exata, para a pessoa certa, no momento devido.

Para que isso seja possível, é feito um alinhamento entre três pilares:

  • coleta de dados: nesse processo é feita a coleta de informações que abrange tudo o que acontece no negócio, para que seja analisado e, assim, identifique os aspectos-chave;

  • organização e análise: após a coleta dos dados necessários, é realizada a organização dessas informações para facilitar o processo de análise;

  • ação e monitoramento: as decisões serão tomadas com base na análise que foi feita e, em seguida, os resultados serão monitorados.

Quais as vantagens do Business Intelligence?

O Business Intelligence é visto por muitos empreendedores como uma solução eficiente que os mantém em um mercado cada vez mais competitivo. Isso graças à capacidade que o sistema tem de identificar falhas e destacar oportunidades. Além disso, são percebidas diversas outras vantagens. Confira a seguir as principais!

Detecção de erros

Sabemos que não existe empresa perfeita, por isso é necessário ter em mente que sempre vai existir a chance de cometer falhas. Contudo, é importante desenvolver estratégias que visem minimizar a ocorrência desses erros, pois não levar isso a sério pode trazer graves consequências para a saúde financeira do seu negócio.

Dessa forma, ao fazer uso do Business Intelligence você consegue identificar com facilidade os pontos de falhas e assim desenvolver soluções, a fim de resolvê-las o mais rápido.

Prevenção de riscos

Não há dúvidas de que toda empresa tem uma porcentagem de riscos. No entanto, é de suma importância garantir que eles sejam mantidos sob controle e, sempre que possível, evitados. Nesse caso, o Business Intelligence contribui para elaborar estratégias de prevenção que vão reduzir ou eliminar esses riscos.

Otimização dos processos internos

Devido à agilidade de encontrar os dados e, consequentemente, fornecer uma resposta rápida, o Business Intelligence tem como vantagem a otimização dos processos, proporcionando para a empresa mais economia de recursos, otimização de tempo, maior qualidade na produção, além de favorecer o aumento das vendas e aumentar a satisfação do cliente.

Gerenciamento preciso

Levando em consideração o principal objetivo do Business Intelligence, que é oferecer a informação exata para a pessoa certa a fim de ajudá-la a tomar a melhor decisão, percebemos que, hoje em dia, é de suma importância para uma empresa saber gerenciar seus dados.

Além disso, a organização e o gerenciamento desses dados devem ocorrer de forma clara para evitar a possibilidade de existir confusão. Em razão disso, o Business Intelligence disponibiliza todas as informações consideradas importantes em dashboards, com a finalidade de facilitar a tomada de decisão.

Como implementar o Business Intelligence para automatizar os processos?

A partir do momento em que você decide implementar o sistema de Business Intelligence na empresa, é preciso ter em mente que será necessária a criação constante de planejamentos com base nos dados coletados. Além disso, será preciso avaliar as metas de curto, médio e longo prazo e, assim, realizar mudanças na gestão da empresa sempre que necessário.

Para que seja possível realizar a avaliação da performance de cada setor da empresa, é necessário implementar KPIs e dispor de ferramentas de monitoramento. Essas medidas permitem que o gestor analise o desenvolvimento de cada departamento e visualize os resultados de suas decisões.

Lembrando que ao detectar possíveis falhas é preciso desenvolver novas estratégias e, sobretudo, estar disposto a realizar as mudanças necessárias e comunicá-las para toda a equipe, a fim de garantir que todos estejam alinhados em um único propósito.

Diante disso, o Business Intelligence deve ser visto por todos os integrantes da empresa como uma estratégia que promove o direcionamento e a execução eficiente das atividades internas da empresa. Além disso, possibilita que haja um fluxo de trabalho mais eficaz, pois realiza constantes melhorias.

Portanto, com base nessas informações, fica claro ser essencial que o empreendedor entenda o que é Business Intelligence e saiba como aplicá-lo da melhor forma na gestão da sua empresa. Feito isso, os resultados serão vistos em questão de tempo.

Gostou do artigo? Então, compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto deixando um comentário aqui no post.

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert