Transformação digital em pequenas empresas: por onde começar?
O trabalho informatizado deixou de ser privilégio das renomadas multinacionais há algum tempo. A transformação digital em pequenas empresas, que já vinha acontecendo, foi acelerada pela pandemia, que trouxe a necessidade do isolamento social e, consequentemente, do trabalho remoto.
Essa transformação pode ser definida como o processo de utilizar a tecnologia digital para solucionar problemas que já existiam. Isso porque a essência dos problemas enfrentados pelas companhias não muda. A busca de soluções é que se aprimora. Dentre as vantagens da tecnologia podemos citar maior integração entre as equipes e os setores do mercado de modo geral.
Se você deseja que essa inovação também chegue à sua empresa, continue lendo. Preparamos um artigo especial com dicas de como aderir a ela.
Identifique as dores do cliente
Mais do que satisfeito, o cliente se sente encantado quando você oferece exatamente o que ele estava precisando. E não se trata de mágica, mas sim, de pesquisa. Você precisa dedicar parte do seu tempo a conhecer o seu público-alvo. Trata-se de um investimento que certamente trará retorno.
A tecnologia atua, nesse caso, como um facilitador para que você adquira esse conhecimento. Realizar pesquisas de mercado e traçar métricas que acompanhem os gostos do seu público nas redes sociais ajuda você a desenvolver produtos e serviços que realmente vão ao encontro de suas expectativas e anseios.
Busque tendências tecnológicas
Se a sua ideia é aprimorar as tecnologias usadas em sua empresa, conhecer as tendências de mercado é fundamental. O home office hoje já faz parte do dia a dia de empresas que sequer já tinham cogitado essa possibilidade. Essa questão, por si só, já representa uma tendência.
Além disso, é importante conhecer as novas tecnologias destinadas ao seu ramo de atuação. Para isso, busque manter-se sempre atualizado, acompanhando notícias e artigos sobre o tema. Pode ser que você já saiba que precisa inovar, mas ainda precise de um direcionamento quanto a como fazê-lo.
Pratique o benchmarking
Do inglês “benchmark” (referência), o termo está diretamente relacionado ao conhecimento da concorrência. A prática consiste em realizar pesquisas em empresas do mesmo setor que o seu e observar quais os aspectos predominantes entre elas. Eles podem estar ou não relacionados à tecnologia, mas é por meio dela que essa análise se tornará possível.
Assim, você pode traçar métricas que indiquem fatores que, de fato, influenciam em seus resultados. Vale lembrar que o benchmarking pode ser aplicado tanto a questões de concorrência quanto às mais genéricas, que podem ser benéficas para diversos modelos de negócio.
Faça um planejamento
A transformação digital pode chegar à sua empresa, mas isso demanda planejamento. Você precisa pensar em estratégias para colocar em prática as mudanças que julga necessárias. E quanto mais colaboradores estiverem envolvidos nesse processo, melhor. Afinal, isso é sinal de que se sentem parte de um time.
Pensar em estratégias que auxiliem nesse caminho, com resultados a curto, médio e longo prazo ajuda você a manter as perspectivas sob controle. Lembre-se de que, ainda que tenhamos ido parar no home office sem aviso prévio, há uma série de vantagens em planejar cada passo daqui para a frente, a fim de aprimorar o caminho que já começamos a percorrer.
Como se pode ver, a transformação digital em pequenas empresas é um processo contínuo e valioso para o desenvolvimento. Os avanços nesse sentido devem ser acompanhados por métricas, que ajudarão você a determinar os próximos passos.
Quer ter acesso a ferramentas tecnológicas que o ajudem nesse processo de inovação? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!