Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Toda pequena empresa enfrenta diversos obstáculos durante a sua trajetória e, nesse sentido, precisa romper essas barreiras de forma a se manter competitiva e aproveitar as oportunidades. Por esse motivo, as organizações que adotam atividades inovadoras são as que melhor superam os desafios na gestão de pequenas empresas.

\r\n

Para enfrentar esses problemas, o primeiro passo é identificá-los. Afinal, ao saber da existência de uma dificuldade, você, como um bom empreendedor, pode criar maneiras de contornar esse tipo de situação e firmar seu negócio no mercado.

\r\n

Confira, no post de hoje, quais são os maiores desafios enfrentados pelos empreendedores e entenda como você também pode superá-los!

\r\n

Carga tributária

\r\n

O Brasil, ao contrário de outros países que facilitam os encargos tributários de empresas, tende a cobrar uma quantia de impostos que fica com uma boa fatia do lucro das organizações. Dessa maneira, os gestores têm que lidar com os procedimentos e burocracias do dia a dia.

\r\n

Entretanto, existe uma maneira legal de pagar menos impostos: a elisão fiscal. A partir de profundos conhecimentos e estudos sobre a legislação tributária, você pode ficar livre da ocorrência do fato gerador de determinados impostos. A partir disso, sua empresa pode encontrar o melhor regime fiscal e reduzir a carga tributária aplicada sobre ela. O melhor meio de fazer isso é buscando o auxílio de um contador.

\r\n

Legislação

\r\n

Mesmo com reformas e a criação de leis exclusivas para micro e pequenas empresas, ainda existe o obstáculo do excesso de legislação em geral. Por causa disso, é fácil se perder em meio a tantas alterações e criações de leis, novas obrigações tributárias e novos sistemas de transmissão de dados existentes no país.

\r\n

Ao utilizar os serviços de uma empresa de contabilidade, que conta com profissionais atualizados, você pode ter o auxílio que precisa para enfrentar as mudanças constantes de leis e normas brasileiras. Profissionais de contabilidade oferecem ajuda às empresas — que incluem a criação da constituição do negócio junto aos órgãos responsáveis, elaboração do Contrato Social e acompanhamento contínuo ao desenvolvimento do negócio.

\r\n

Concorrência

\r\n

Hoje em dia, a entrada de novas empresas de todos os segmentos no mercado é facilitada, o que faz com que a concorrência fique cada vez mais acirrada. E esse não é o único problema: muitas vezes a sua empresa pode ter como competidora direta uma organização maior e que atua há mais tempo no mercado.

\r\n

Esse é, sem dúvidas, um grande obstáculo a ser vencido. Uma boa estratégia é começar buscando onde e como o seu negócio pode se diferenciar. E não precisa necessariamente ser no fato de oferecer os preços mais baixos. Atendimento de qualidade atrai mais clientes do que se pode imaginar. Um comprador vai a um estabelecimento querendo ter suas expectativas consideradas, e não apenas esperando um vendedor “empurrar” um produto.

\r\n

Outros diferenciais, como estar atento às atualizações de mercado e trazer novidades para as operações, costumam funcionar para atrair mais clientes e se destacar entre os concorrentes. Investir em comunicação e ter presença online — principalmente nas maiores redes sociais — também pode ajudar o seu negócio a dar um salto em direção ao sucesso.

\r\n

Relacionamento com o cliente

\r\n

Os clientes são os responsáveis pela manutenção de qualquer negócio. Sem compradores, uma empresa perde o propósito. Por isso é tão importante investir no relacionamento com os consumidores, não somente para atingir a fidelização, mas também porque clientes satisfeitos divulgam sua marca de forma natural e orgânica.

\r\n

Criar ações para recolher feedbacks, corrigir possíveis deslizes e entender as necessidades dos seus compradores são passos para criar um bom relacionamento. Anotar preferências e gostos é uma maneira de se demonstrar interessado pela individualidade dos seus clientes e aumentar a qualidade do atendimento. Você também pode aproveitar para mandar promoções de acordo com os interesses de cada um, assim como enviar cartões de felicitações.

\r\n

Além disso, é interessante elaborar um grupo VIP de clientes, incluindo aqueles que são fiéis e valorizam o seu produto. A esses compradores é válido mandar novidades antecipadamente ou, até mesmo, convidar para inaugurações. Dessa forma, eles se sentirão tratados de forma especial e reforçarão ainda mais os laços com a sua empresa.

\r\n

Capacitação

\r\n

Muitos empreendedores acabam abrindo seus negócios baseados no conhecimento pessoal e de vida que possuem — ou até mesmo com o que aprenderam em outras empresas que trabalharam. Essa é uma ótima iniciativa, mas para competir de frente com outras empresas no mesmo mercado, você precisa ter conhecimentos básicos de gestão, tais como sistema financeiro, comercial, logístico e de estoque, noções de marketing e, principalmente, organização financeira.

\r\n

Instituições como o Sebrae podem ajudar na hora de colocar os estudos em dia. Outros cursos online — muitos deles gratuitos — também são uma boa opção para aprimorar os conhecimentos no âmbito empresarial. Implementar o uso de softwares facilitadores de gestão em diversas áreas também costuma ser de grande auxílio aos pequenos empresários.

\r\n

Acesso a investimentos

\r\n

Não é tão simples quanto parece para uma pequena empresa conseguir apoio financeiro junto aos bancos. Por outro lado, empresas maiores e que estão há mais tempo no mercado têm maior facilidade. É um pouco controverso, visto que os pequenos empreendimentos teoricamente precisariam de maior apoio para conseguirem se firmar no mercado.

\r\n

São diversas as burocracias e comprovações que você, empreendedor, precisa fornecer às instituições para conseguir uma linha de crédito adequada para o seu negócio. Além de se frustrar com a dificuldade da obtenção de verba, você pode desistir de investir.

\r\n

Para que isso não aconteça, é preciso que você busque em diversos bancos, como os de fomento, a solução que melhor atende aos seus propósitos. Você também pode buscar a ajuda de empresas de consultoria que organizam toda a documentação e auxiliam nos passos necessários para você conseguir dinheiro para o seu negócio.

\r\n

São diversas as barreiras existentes para uma gestão de pequenas empresas eficiente. Porém, a habilidade de transpô-las é o que destaca os empreendedores e seus negócios num mercado tão competitivo. Investir esforços em capacitação e desenvolvimento é essencial para um empresário crescer junto da sua companhia.

\r\n

Agora que você conhece alguns dos desafios de gestão de pequenas empresas, que tal entender como profissionalizar a sua empresa?

\r\n

 

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert