Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Apesar de o ambiente digital fazer parte da realidade de empresas de vários segmentos, ainda existe muita resistência na construção de uma presença online de valor. Isso porque alguns empreendedores ainda não entenderam a importância do mundo virtual para o rumo dos negócios.

Nos dias de hoje, os consumidores estão cada vez mais conectados e, se a sua marca não está na internet, certamente ela perderá inúmeras oportunidades de gerar negócios todos os dias. Por isso, o investimento em marketing digital é imprescindível para qualquer empresa que deseja aumentar as suas vendas e conquistar novos clientes.

Uma presença digital de sucesso não está baseada apenas em estar na rede; é preciso ter uma estratégia integrada para alinhar alguns pontos, como a criação de um site, a produção de conteúdo, a participação nas redes sociais, o envio de e-mail marketing, entre outras ações importantes.

Se você ainda tem dúvidas se deve investir na presença online da sua empresa, acompanhe a seguir os principais motivos para estar no ambiente digital imediatamente!

Aumente as conversões

O Inbound Marketing é uma estratégia muito utilizada no ambiente digital, principalmente pelas marcas que pretendem criar uma autoridade no segmento em que atuam. Por meio da produção de conteúdo, que é uma aliada indispensável do Inbound, um e-commerce, por exemplo, pode se diferenciar no mercado e aumentar as suas conversões de forma significativa.

O interesse dos consumidores hoje está voltado para conteúdos que resolvam os seus problemas. Assim, se você compreende bem o seu público é interessante captar as suas maiores questões e esclarecer em forma de artigos no seu blog. Funciona como se você retirasse as principais dúvidas do SAC e produzisse um conteúdo para cada uma delas.

Quando a marca cria uma periodicidade na divulgação desses conteúdos, ela se torna uma autoridade e as pessoas entendem que o seu negócio é uma referência na área. Dessa forma, o seu público sempre vai buscar pelo seu conteúdo e, quando estiver pronto para o consumo, certamente vai priorizar a empresa que está ajudando a resolver os seus principais impasses do dia a dia.

Alcance uma visibilidade global com a presença online

Se a expansão internacional é um dos planos para o seu negócio, então a internet é o melhor caminho. A visibilidade que uma marca atinge na rede é incomparável e as possibilidades de gerar vendas são ainda muito maiores. Ao contrário do que acontece em um ponto físico, onde existem muitas fronteiras entre as suas soluções e um público mais abrangente, no universo digital não há limites para gerar conversões.

Gaste menos e alcance mais pessoas

Diferentemente do mundo off-line, na internet é possível atingir os clientes potenciais de uma empresa gastando menos. Se compararmos a quantidade de pessoas que será alcançada versus o investimento necessário, chegaremos a conclusão de que o marketing digital é uma das estratégias mais efetivas para qualquer segmento.

Mas, afinal, como criar uma presença digital de sucesso?

É muito comum muitos empreendedores se decepcionarem com a internet pela ausência de uma estratégia bem definida que contribua no direcionamento das ações digitais. Para extrair todo o potencial que o ambiente digital proporciona e conquistar resultados incríveis, separamos algumas dicas para criar a sua presença online agora mesmo!

Comece pelo planejamento

Várias empresas ignoram a etapa do planejamento e depois cometem erros terríveis nas suas ações. Definir os principais objetivos com a atuação digital é um ponto de partida essencial para obter sucesso na rede. Além disso, crie um cronograma de ações estratégicas para aplicar diariamente. Desse modo, você identificará facilmente se os resultados foram positivos no momento da mensuração.

Crie um tom de voz para a sua marca

Outro aspecto muito importante será a personalidade da sua marca no ambiente digital. É fato que o mais recomendado é que esse posicionamento seja uma extensão do que já representa no universo off-line. Portanto, mantenha a sua cultura e crie um tom de voz para a sua marca em todos os pontos de contato com o seu público na internet, nas redes sociais, no seu site e até na forma de escrever o seu conteúdo.

A vantagem é que a sua marca se torna autêntica, sem falar que, para definir esse tom, é preciso se basear no perfil do seu público. Dessa maneira, o seu negócio vai atrair por meio da sua personalidade digital quem de fato tem interesse pelos seus produtos e serviços.

Tenha um site responsivo

Parece óbvio, mas muitos empreendedores desperdiçam várias chances de gerar vendas por não terem um site responsivo, que se adapta a qualquer dispositivo móvel. A maioria das pessoas acessa a internet pelo seu smartphone e isso quer dizer que, se no momento da compra o seu site não carrega rapidamente, ou não exibe as informações do produto de maneira legível, o cliente vai embora em poucos instantes.

Produza um conteúdo de valor

Crie uma frequência confortável para produzir um conteúdo de qualidade. Se você não tem disponibilidade de criar um artigo por dia, produza um por semana, por exemplo. O importante é manter o consumidor sempre conectado às novidades do seu blog, por isso a periodicidade é tão importante.

Invista na geração de leads

O conteúdo relevante vai atrair visitantes para o seu site e, mais importante que isso, é coletar o e-mail desses potenciais clientes para se relacionar com eles. Crie landing pages com ofertas de valor, como e-books, modelos de planilha, infográficos, entre outros materiais, para que o consumidor deixe o seu valioso contato.

Crie campanhas de e-mail marketing

Utilize esse canal de comunicação com o seu público de maneira estratégica. Considere o funil de vendas — que é composto pelo topo, meio e fundo — para ter sucesso nas suas abordagens por e-mail. Ou seja, na primeira fase os conteúdos que devem ser enviados para a persona são mais abrangentes; no meio do funil deve ser utilizado um conteúdo com dicas que resolvam os problemas da persona; na última etapa, uma abordagem comercial com um desconto ou amostra do seu produto.

O universo digital se tornou uma realidade e hoje já não é uma questão de escolha, mas, sim, de sobrevivência para empresas de qualquer segmento. Sendo assim, comece a sua estratégia o quanto antes para se manter no mercado e alavancar as suas vendas!

Gostou do nosso conteúdo sobre presença online? Então não perca tempo e veja também Como aumentar a visibilidade para sua marca no exterior?

 

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert