Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Abrir uma pequena empresa no Brasil é uma tarefa que demanda preparação para vencer os principais obstáculos do caminho. Desde o começo do processo até a continuidade e fortalecimento do negócio, muitos são os desafios na trajetória do pequeno empreendedor.

\r\n

Porém, o primeiro passo para vencê-los é justamente se antecipar a eles e se preparar para encará-los. Sendo assim, veja a seguir quais são os 9 maiores desafios e saiba o que você pode fazer para vencê-los!

\r\n

Lidar com a concorrência desleal da informalidade

\r\n

Em 2013, somente em São Paulo havia quase 3 milhões de empreendedores na informalidade. Os negócios em situação de informalidade não pagam impostos sobre lucros, não pagam impostos sobre a contratação de funcionários e, em geral, têm menos custos.

\r\n

Isso torna essas empresas mais competitivas, gerando uma concorrência desleal com o pequeno empreendedor que segue as novas regras. Como muitas vezes o consumidor não está preocupado com a situação da empresa e como a fiscalização nem sempre funciona, você precisa buscar soluções alternativas para se destacar diante de outras opções informais e mais atrativas.

\r\n

Formalizar seus colaboradores

\r\n

A formalização de colaboradores é uma tarefa não apenas onerosa, mas também burocrática. É preciso criar contratos de trabalho bastante específicos, detalhados e adequados, fazer o pagamento de todos os impostos e, de quebra, fazer um controle adequado de informações.

\r\n

Utilizar o relógio de ponto se torna uma necessidade, assim como transmitir todas as informações de admissão e demissão. Nesse caso, você esbarra não apenas na barreira financeira, mas também na própria dificuldade acerca de todas as etapas que devem ser seguidas.

\r\n

Atender à tributação complexa e onerosa

\r\n

Por falar em burocracia, atender à tributação brasileira também não é tarefa fácil para um pequeno empreendedor. Em primeiro lugar, a dificuldade reside no fato de que a carga tributária é alta, mesmo para regimes de tributação diferenciados — como o Simples Nacional.

\r\n

Além disso, há uma dificuldade relacionada à contabilidade em si. A necessidade de emitir e armazenar notas fiscais, as declarações de pessoa jurídica que devem ser feitas e todos os envios de documentação que são necessários criam barreiras.

\r\n

Prever e lidar com oscilações do mercado

\r\n

Dependendo do tipo de negócio, o pequeno empreendedor pode sofrer gravemente com as oscilações de mercado. Quem trabalha com importações, por exemplo, se vê em dificuldades quando um câmbio dispara, como é o caso do dólar.

\r\n

Sabendo que a melhor forma de lidar com as oscilações é se prevenindo, surge o outro desafio: fazer um planejamento que seja preciso o suficiente para prever essas possíveis flutuações. Em parte, isso está ligado à falta de entendimento de que é necessário acompanhar de perto o mercado e à falta de recursos necessários.

\r\n

Lidar com fornecedores

\r\n

Sendo um empreendedor de porte menor, é comum que um empresário do tipo tenha alguma dificuldade em lidar com fornecedores. Isso se deve principalmente ao fato de que nem sempre é possível encontrar as condições mais adequadas devido ao baixo volume envolvido nas transações.

\r\n

Outra questão diz respeito à dificuldade em gerenciar contratos. Graças a isso, não é raro encontrar empreendedores de porte pequeno que se tornam altamente dependentes de um único fornecedor ou que não percebem a possibilidade de conseguir condições melhores devido ao relacionamento.

\r\n

Implementar o trabalho em equipe com sucesso

\r\n

Mais do que nunca, hoje as empresas apostam no trabalho altamente colaborativo como um diferencial para otimizar resultados e gerar mais qualidade. Embora isso seja relativamente fácil de ser executado em grandes empresas, o pequeno empreendedor sofre com essa dificuldade.

\r\n

O primeiro fato é que a equipe, por si só, tende a ser mais reduzida. Somando-se a isso estão a dificuldade em executar processos seletivos, a falta de uma equipe dedicada de recursos humanos e a própria dificuldade que o empreendedor possui em motivar a equipe.

\r\n

Implantar um controle financeiro

\r\n

Controlar o que entra e o que sai do negócio, gerar relatórios financeiros, planejar investimentos etc. Essas são apenas algumas das grandes dificuldades em gerir as finanças do negócio.

\r\n

Mesmo reconhecendo a importância de fazer um controle financeiro relevante, muitos pequenos empreendedores ainda não possuem o nível de informação financeira que é esperado de um negócio de sucesso.

\r\n

Como resultado, têm dificuldades em fazer análises de investimento, assim como de prever receitas ou ter o capital de giro necessário para que o negócio se mantenha seguro e robusto.

\r\n

Obter crédito empresarial

\r\n

A obtenção de crédito é outra dificuldade. Enquanto empresas maiores conseguem obter financiamentos mais extensos, o pequeno empreendedor tem mais dificuldade de reunir os recursos necessários para abrir e/ou para manter seu negócio.

\r\n

Embora isso tenha mudado um pouco ao longo dos anos por meio da criação de linhas de crédito voltadas para negócios menores, ainda é bastante comum encontrar empreendedores buscando uma forma de reunir os recursos necessários para seus negócios. Isso, inclusive, limita a expansão do negócio, que perde oportunidades de crescer por não ter os recursos necessários.

\r\n

Desenvolver uma cultura de inovação

\r\n

O mercado consumidor hoje está mais dinâmico do que nunca. Com o crescimento do digital, o perfil de consumo mudou e, atualmente, comprar ficou mais fácil e mais volátil. Além disso, o ambiente também ficou mais competitivo. Ficar parado em uma situação como essa compromete gravemente os resultados do negócio.

\r\n

Mesmo diante da urgência de trazer algo novo constantemente, os pequenos empreendedores ainda esbarram no desafio de desenvolver uma cultura de inovação. Em parte isso se deve à falta de recursos para investimentos do tipo, mas também está ligado à mentalidade do pequeno empresariado.

\r\n

Os desafios que um pequeno empreendedor encara não são pequenos e nem simples. Contudo, o processo de abrir uma empresa de valor nunca é fácil, independentemente do tamanho. Por isso, é indispensável que a capacidade de contornar esses obstáculos seja inerente aos empreendedores que querem crescer e se destacar no mercado. Com esse tipo de mentalidade, fica mais fácil conseguir os resultados esperados.

\r\n

Comece a mudar esse panorama de dificuldades ao profissionalizar sua empresa! Confira nossas dicas e descubra o que você precisa fazer para alcançar o sucesso!

\r\n

 

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert