O cadastramento errado de produtos pode impactar no faturamento da sua empresa

O cadastro qualificado de produtos é um alicerce essencial para a gestão do negócio como um todo, afinal, as novas demandas do mercado requerem cada vez mais atenção às informações. 

Para superar desafios e atuar neste novo momento de mudanças constantes, mas com a velocidade que o mercado exige, é fundamental que as empresas tenham um cadastro de produtos com informações qualificadas, estruturadas e principalmente atualizadas.

Realizar o cadastramento correto com dados qualificados dos produtos auxilia a analisar melhor os processos internos, traçar estratégias comerciais, melhorar a movimentação logística de mercadorias e os níveis de resposta dos consumidores, o que gera ganhos financeiros, oferece uma experiência de compra satisfatória para o cliente final e fortalece a empresa no seu nicho de atuação. 

Saiba por que o cadastro de produtos está em evolução no Brasil

Desafios no Cadastramento de Produtos

Mas, o cadastramento de produtos, embora pareça simples e descomplicado, pode representar um grande desafio para as empresas, tanto que na hora de registrar os dados nos seus sistemas, muitas cometem falhas, que por sua vez geram impactos expressivos no faturamento, afetam a dinâmica dos processos e, consequentemente, prejudicam a tomada de decisões a longo e curto prazo. 

Por acaso você se identifica com o que falamos acima e quer saber mais sobre o tema? 

Abaixo separamos 5 consequências[C1]  que geralmente estão relacionadas ao cadastramento inadequado de produtos. Todas elas são baseadas em uma pesquisa da GS1 Brasil, realizada semestralmente com o apoio da H2R Pesquisas Avançadas, que contou com a participação de 550 empresas que atuam nos setores de alimentos, saúde e indústria. Confira:

  1.     Divergência de Informação

Divergência entre pedido e nota fiscal costuma ser um erro bastante comum causado pelo cadastramento errado de produtos. De acordo com a pesquisa da GS1 Brasil, 52% das empresas consultadas encontraram informações divergentes sobre os produtos neste documento.

  1.     Compras e Carregamentos Emergenciais

Contar com contratempos deve fazer parte do processo de organização de qualquer empresa, porém muitos problemas, entre eles o prejuízo com compras e carregamentos emergenciais, podem ser evitados com o cadastramento qualificado de produtos. Aproximadamente 43% das empresas entrevistadas relatam que já precisaram realizar compras e carregamentos emergenciais, o que causa transtorno, perdas financeiras entre outros impactos negativos ao processo.

  1.     Rejeição de Mercadoria

Erros nas notas fiscais, que comumente acontecem devido ao cadastramento errado de produtos, figuram entre os motivos mais recorrentes de rejeição de mercadorias. Aproximadamente 41% das empresas afirmam que varejistas já recusaram uma mercadoria devido a erros contidos na nota fiscal. O motivo é claro: qualquer equívoco referente às notas fiscais pode causar problemas junto aos órgãos fiscalizadores e trazer prejuízos para o negócio. Por isso, o início do processo, que é o cadastramento dos produtos, precisa ser eficiente, ágil e padronizado, pois ele é decisivo no momento de emitir uma NF correta.

  1.     Inconsistência no Estoque

A gestão ineficiente do estoque é um grande problema causado pelo cadastramento errado de produtos, entretanto, esta falta de controle pode ser considerada comum, visto que 41% das empresas entrevistadas relatam que, encontraram em algum momento, inconsistências no controle do inventário. Um dos prejuízos relacionados a esta inadequação é a impossibilidade de assegurar se há níveis mínimos de produtos em estoque para garantir as vendas. E quando a empresa vende o produto (principalmente online), mas não garante a sua disponibilidade ao consumidor, você provavelmente já deve imaginar os transtornos que podem surgir neste processo. 

  1.     Exposição Inadequada de Produtos

Problemas no cadastramento também fizeram com que 32% dos produtos das empresas que participaram da pesquisa fossem expostos em locais inadequados no ponto de vendas. Este erro, especificamente, acaba impactando nos resultados das ações realizadas pela empresa, que visam aumentar as vendas e o faturamento.  

Leia também “Entenda como o cadastramento errado de produtos em sua loja virtual pode impactar o seu negócio”

Conheça o CNP da GS1 Brasil

Agora que você conhece um pouco mais sobre os prejuízos que o cadastramento errado de produtos pode gerar, afetando o faturamento, a imagem e as estratégias de vendas de uma empresa, também é válido saber que é possível contornar estas situações e o melhor: prevenir esses problemas. 

Como citamos, é essencial trabalhar com dados completos, consistentes, precisos, datados e baseados em padrões de mercado, já que eles são fundamentais para aprimorar o fluxo entre fabricantes e varejistas, traçar estratégias comerciais, melhorar a movimentação logística de mercadorias, reduzir custos e garantir uma experiência de compra única para o cliente.

Mas, por onde começar ou obter auxílio?

É nesta parte que entra o CNP (Cadastro Nacional de Produtos), que permite fazer a gestão de produtos com dados de qualidade. A ferramenta online da GS1 Brasil facilita a gestão e o controle da numeração de produtos cadastrados nos padrões globais de códigos de barras, revolucionando a forma como a sua empresa atua no mercado. 

Em um único ambiente é possível cadastrar as informações técnicas dos produtos, como suas dimensões, peso, categoria e imagem, assim como gerar os códigos de barras de cada um deles e até imprimir as etiquetas para colocar nas embalagens, por exemplo.

Para realizar o cadastro de produtos online no CNP basta ser associado da GS1 Brasil e acessar o site do CNP a partir do login e da senha que serão fornecidos no processo de filiação. Uma vez associado, você poderá gerar um número de identificação do seu produto, que será transformado no código de barras e permitirá a leitura em um caixa no varejo físico, podendo também ser utilizado no varejo online (e-commerce).

Lembre-se que manter o cadastramento de produtos correto se transformará na base para o sucesso de todas as suas outras operações, incluindo recebimento de mercadorias, controle de estoque, setor de compras e, principalmente, de vendas. Um cadastro de produtos eficiente atua como diferencial competitivo no mercado e gera resultados bastante positivos no faturamento da empresa.

Este conteúdo foi útil para você? Caso a resposta seja sim, então compartilhe com outras pessoas e, caso queira se aprofundar no tema “como obter o registro no Cadastro Nacional de Produtos e como ele pode ajudar as atividades de uma empresa”, entre em contato com a equipe da GS1 Brasil!

Você também poderá gostar de ler: “Veja como funciona o Cadastro Nacional de Produtos GS1 e faça online”

Referências

https://blog.gs1br.org/entenda-como-o-cadastramento-errado-de-produtos-em-sua-loja-virtual-pode-impactar-o-seu-negocio/

https://blog.gs1br.org/veja-como-funciona-o-cadastro-nacional-de-produtos-gs1-e-faca-online/

https://blog.gs1br.org/cadastro-nacional-de-produtos/

https://noticias.gs1br.org/gerenciamento-por-categorias-requer-dados-qualificados/

https://cnp.gs1br.org/login?redirect=/#how

 

 [C1]Esses dados estão neste Infográfico da GS1: https://noticias.gs1br.org/5-problemas-causados-por-erro-no-cadastro-de-produtos/

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.